Once Brothers
 
Faixa publicitária
Localização: HOME LENDAS ARTIGOS DIVERSOS Once Brothers

Once Brothers

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 19
FracoBom 

altDia 12 de Outubro marca o lançamento da nova produção da ESPN e da NBA Entertainment denominada "Once Brothers".

Este filme junta as duas maiores lendas da história do basquetebol jugoslavo, Drazen Petrovic e Vlade Divac
 
Drazen e Vlade, dois bons amigos que cresceram juntos unidos pelo basquetebol e que juntos conduziram a equipa nacional jugoslava a um nível inimaginável, conquistaram a Europa, antes de aterrar na América, onde se viriam a tornar nos primeiros jogadores estrangeiros reconhecidos com o estatuto de estrelas na NBA. 

Mas com a queda da União Soviética no dia de Natal de 1991, a Jugoslávia entrou em guerra. De um lado estava a Croácia de Drazen Petrovic e do outro a Sérvia de Vlade Divac. As tensões étnicas aumentaram e subitamente, estes dois homens, outrora irmãos, estavam agora em lados opostos de uma guerra civil mortífera. 

Apesar de viverem do outro lado do mundo, o impacto da guerra fazia-se sentir em solo americano, de tal forma que Drazen e Vlade se enfrentavam nos campos da NBA, sem trocar qualquer palavra entre si. Mas na fatídica noite de 7 de Junho de 1993, Drazen Petrovic perdeu a vida num acidente de viação na Alemanha. Nessa noite, o basquetebol europeu e mundial perdeu um dos seus maiores talentos, um jogador singular com muito ainda para dar ao basquetebol e Vlade perdeu nessa noite também a hipótese de alguma vez se voltar a sentar e a falar com Drazen. O filme "Once Brothers" é um documentário que pretende contar a emocionante história destes dois homens, que perante circunstâncias que não podiam controlar, foram obrigados a rasgar a sua amizade.

E como afirma o próprio Vlade Divac: “Para criar uma amizade são necessários anos, mas para a arruinar basta um segundo. Sempre pensei que iria chegar dia em que eu e o Drazen nos iríamos sentar e conversar, mas infelizmente esse dia nunca vai chegar.

Além de formamos uma grande dupla na selecção, compartilhávamos também uma forte amizade. Sempre pensámos que iríamos jogar juntos, mas forças poderosas que não podíamos controlar - políticas e pessoais - impediram-nos de realizar alguns dos nossos sonhos. Este documentário é a forma que encontro de manifestar um pesado sentimento de perda, perda da minha equipa (Selecção Jugoslava), perda do nosso futuro comum e perda das amizades com algumas das pessoas que em tempos considerei meus irmãos.”

 

Comentários 

 
0 #2 Glauco 04-04-2013 17:18
Realmente esse Once Brothers é incrível. Mas ontem passou outro documentário tão bom, ou talvez até melhor que este. Se chama Survive and Advance, sobre a história do time campeão do basquete universitário em 83, a grande zebra em ano em que muitas futuras estrelas da NBA jogavam. Além das 9 viradas de placar inacreditáveis, o modo como técnico tratava seua jogadores, seu pensamento nada ortodoxo e uma tregédia em sua vida pessoal tornam esse documentário uma grande lição de vida para qualquer um.
Citar
 
 
+4 #1 Júlio 02-02-2011 00:11
O documentário vale a pena, só não consegui achar legendas em português na internet!
Citar
 
 


Facebook Fronte Page

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária