Equilíbrio em liga dividida
 
Faixa publicitária
Localização: HOME PROLIGA PROLIGA: Noticias Equilíbrio em liga dividida

Equilíbrio em liga dividida

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 7
FracoBom 

altComeçou a segunda volta da Proliga, prova onde o equilíbrio continua a ser nota dominante. Barcelos e Galitos seguem na frente.

Cinco equipas a lutar pelo primeiro lugar, outras cinco a lutar por três lugares do Playoff. É assim que está a Proliga, agora que começou a segunda volta da competição. Durante este fim-de-semana, disputaram-se oito encontros, referentes a duas jornadas. 

12ª Jornada

Física de Torres – Guifões 77-62
Algés – Póvoa/Monte Adriano 59-65
Fórum Terceira – Eléctrico 80-70
Barcelos / Hotel Terço – Seixal 72-63
Angrabasket – Aliança Sangalhos 77-75
Maia Basket – Galitos /Tley 61-69

O Barcelos, que venceu na semana passada a Taça Federação Proliga, recebeu e venceu um Seixal que continua sem vencer nesta prova. No entanto, a equipa da Margem Sul apresentou como novidade o espanhol Tomás Rodríguez (30 pontos, 8 ressaltos), que aos 38 anos foi responsável por quase metade dos pontos da sua equipa. Outro jogador em evidência foi Tiago Magalhães (13 pontos, 15 ressaltos), autor de um duplo-duplo. Ainda assim, a equipa da casa foi sempre superior, contando com a inspiração de Pedro Silva (24 pontos e 22 ressaltos), Nuno Pedroso (22 pontos e 6 ressaltos) e João Moreira (11 pontos e 10 ressaltos). 

O Galitos viajou até à Maia e disputou uma partida tranquila, permitindo apenas um último período de algum destaque à equipa maiata. Malcolm Thomas (25 pontos e 7 ressaltos) foi a figura, numa equipa que aproveitou para rodar grande parte dos seus atletas. Na equipa da casa, o destaque vai para o duplo-duplo de  João Diamantino (12 pontos e 11 ressaltos) e para os 16 pontos de Daniel Correia.

No jogo mais aguardado desta ronda, o Aliança Sangalhos provou o sabor da derrota às mãos do Angrabasket. Num jogo onde as duas equipas andaram sempre por perto no marcador, o Angra distanciou-se nos minutos finais, mas ainda a tempo de João Carmo tentar uma reviravolta com um triplo, infelizmente  sem sucesso para a equipa da Bairrada. Na equipa do Angra, quatro jogadores contabilizaram mais de 10 pontos, sendo Terrence Mack (12 pontos e 12 ressaltos) o mais valorizado. Do lado do Sangalhos, Nuno Bizarro (30 pontos e 6 ressaltos) foi quem esteve em maior evidência.

Em Torres Vedras, a Física dominou o Gueifões num jogo nem sempre bem jogado. Numa equipa já desfalcada, Miguel Salvador (11 pontos) acabou expulso durante o terceiro período, mas a equipa nortenha nunca mostrou argumentos para perigar a superioridade do adversário. Anastácio Sami(19 pontos e 7 ressaltos) e Amadeu Cordeiro (14 pontos e 5 ressaltos) foram os melhores entre os homens de Torres Vedras. Do lado do Gueifões, Miguel Faria (16 pontos) acabou por ser o melhor marcador. 

Nos restantes jogos desta jornada, destaque para o duplo-duplo de Durell Nevels (12 pontos e 15 ressaltos) e para os 27 pontos de Nate Bowie no Fórum Terceira – Eléctrico, bem como para a excelente exibição de Anthony Oha (26 pontos e 7 ressaltos) no Algés – Póvoa. 

13ª Jornada

Fórum Terceira – Aliança Sangalhos 77-72
Angrabasket – Eléctrico 81-86

Fim-de-semana negro para o Sangalhos nos Açores. Depois da derrota frente ao Angra, no sábado, domingo foi dia de perder contra o Fórum Terceira. A equipa da Bairrada até começou melhor no jogo, mas a reacção dos açorianos deitou por terra as aspirações da equipa de Francisco Gradeço, que não teve quem lutasse contra um Terceira muito mais forte nas tabelas. Durell Nevels (16 pontos e 20 ressaltos), Nate Bowie (26 pontos e 5 assistências) e Diogo Gonçalves (17 pontos e 10 ressaltos) foram os atletas em evidência do lado dos açorianos. No Sangalhos, João Carmo e Emanuel Silva concretizaram 14 pontos cada um. 

O Eléctrico, que esta temporada tem desiludido quem esperava ver a equipa de Ponte de Sôr lutar pelos lugares cimeiros da Proliga, fez sensação ao derrotar o Angrabasket, para mais encontrando-se a perder por 15 pontos ao intervalo. A equipa de Andry Melnychuk conseguiu recuperar da desvantagem e levou o encontro para prolongamento, onde acabou por se superiorizar aos homens da casa. Terrence Mack (23 pontos e 12 ressaltos) e Alexander Kravtsov (15 pontos e 11 ressaltos) não chegaram para uma equipa de Ponte de Sôr onde Denis Neves (23 pontos), João Lanzinha (18 pontos), Tiago Brito (18 pontos) e Jorge Afonso (13 pontos) estiveram em dia de acerto. 

Classificação

10v-2d: Barcelos/Hotel Terço e Galitos/Tley
9v-4d: Aliança Sangalhos e Angrabasket
9v-3d: Física de Torres
7v-6d: Fórum Terceira
6v-6d: Póvoa/Monte Adriano
5v-8d: Eléctrico
4v-8d: Guifões
3v-9d: Maia Basket
2v-10d: Algés
0v-12d: Seixal

 

Comentários 

 
0 #5 LuísFilipe Cristóvão 04-02-2011 14:57
Citando Luis Verissimo:
em relação às equipas terceirenses que disputam os nacionais, Lusitânia (LPB) Angrabasket e Terceira Basket (Proliga) e Boa Viagem (LFB) podem sempre usar a crónica dos jogos que são postadas sempre na página do Facebook da Associação de Basquetebol da Ilha Terceira http://www.facebook.com/?ref=home#!/pages/ASSOCIACAO-BASQUETEBOL-ILHA-TERCEIRA/122554217756369 cumprimentos.


Muito obrigado!
Citar
 
 
+2 #4 Luis Verissimo 04-02-2011 08:42
em relação às equipas terceirenses que disputam os nacionais, Lusitânia (LPB) Angrabasket e Terceira Basket (Proliga) e Boa Viagem (LFB) podem sempre usar a crónica dos jogos que são postadas sempre na página do Facebook da Associação de Basquetebol da Ilha Terceira http://www.facebook.com/?ref=home#!/pages/ASSOCIACAO-BASQUETEBOL-ILHA-TERCEIRA/122554217756369 cumprimentos.
Citar
 
 
+2 #3 LuísFilipe Cristóvão 03-02-2011 12:10
(cont.) Se houvesse mais gente a comunicar o que se passa em cada jogo, seria o ideal. Pessoalmente, preferia encontrar as crónicas de todos os jogos, mas para isso precisaríamos de ter 12 pessoas disponíveis em cada cidade que abriga uma equipa da Proliga (e multipliquemos isto para a LPB, CNB1, CNB2, Liga Feminina, 1ª e 2ª Divisão Feminina), o que até agora não foi possível encontrar.

Ficámos um mês sem conseguirmos fazer o resumo da Proliga. Nunca antes alguém tinha feito um Guia da Proliga como foi feito esta época. Mas se o Sr. Anónimo tem ânimo e disponibilidade para se o fazer (seja neste site, seja noutro), terei todo o gosto em ler o seu trabalho e a comentá-lo sempre com o meu nome, para que não existam dúvidas de que não tenho o mínimo problema em dar a cara, seja para dizer bem ou para dizer mal.
Acrescento ainda que no seu comentário tem várias vírgulas e acentos em falta. Não preciso de saber mais nada sobre o seu conhecimento da Língua Portuguesa.
Citar
 
 
+2 #2 Luís Filipe Cristóvão 03-02-2011 12:05
Obrigado pelo seu reparo quanto ao lapsus linguae presente no texto. Como pode perceber pelas outras duas vezes em que está escrito Guifões, não se trata de um problema de desconhecimento , muito menos da Liga em questão.

Quanto ao outro reparo, assinalo-lhe que, sendo este um site onde os colaboradores são voluntários, muito jeito nos daria quem pudesse voluntariar-se a rever os textos. Se está disponível, óptimo.

Depois, se só se escrevesse sobre os jogos que se observam, haveria a crítica de não tratar com equilíbrio a realidade do que se passa na liga. Se eu observo um jogo que coloca frente a frente equipas do fundo da tabela, por exemplo, não me ocorre nunca que esse jogo seja considerado mais importante do que aquele que é decisivo para a liderança da liga.

Finalmente, isto é um RESUMO da jornada, não a Crónica de um jogo. Como RESUMO, são consultadas várias fontes para se poder comunicar aquilo que aconteceu. (cont.)
Citar
 
 
-3 #1 ... 02-02-2011 23:56
Em primeiro deviam falar dos jogos que observam , e nao falar so pelo resultado final!
Em segundo e por ultimo , gostava de saber o seu conhecimento sobre esta Liga , ao ponto de por duas vezes escrever Gueifoes .
Obrigado
Citar
 
 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária