Nash promove o Basquetebol
 
Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC DIRIGENTES ENTREVISTAS Nash promove o Basquetebol

Nash promove o Basquetebol

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 4
FracoBom 

altContinuamos a nossa semana dedicada ao Basquetebol no Canadá, deste vez com um projecto dedicado aos mais novos.

A Federação Canadiana de Basquetebol recorreu à sua figura máxima, Steve Nash, para dar a cara pelo projecto de divulgação deste desporto entre os mais jovens.

Chama-se Steve Nash Youth Basketball e tudo começou num extenso trabalho da Federação Canadiana de Basquetebol na definição do Modelo de Desenvolvimento do Atleta. No documento de cerca de 70 páginas, definem-se os estágios de desenvolvimento, os modelos de acompanhamento, de treino e os objectivos da vivência do basquetebol, seja na criação de hábitos saudáveis, na aquisição de conhecimentos aplicáveis à vida geral ou na escolha da profissionalização neste desporto.

Para além disso, há um Manual para Treinadores com cerca de 170 páginas onde são delineadas as formas de intervenção para cada um dos técnicos que assumir o desenvolvimento de uma equipa no âmbito deste programa.

O programa divide a sua importância entre dois vectores principais: a educação para a vida e a educação para o basquetebol. O ponto de partida de cada técnico deve passar por reconhecer a importância da prática de vários desportos no desenvolvimento das capacidades motoras de um jovem. Só numa segunda fase se torna importante o desenvolvimento de características específicas do basquetebol.

Nesse ponto, o Manual divide a sua atenção pelas dicas e técnicas de ensino, a importância do plano de treinos, a preparação do espaço de treino e os princípios individuais e colectivos dos jogo.  O forte investimento feito pela Federação Canadiana nos jovens jogadores tem como objectivo, a médio prazo, tornar o basquetebol uma modalidade de referência no país, que tem no Hóquei no Gelo a sua primeira opção.

Formar jogadores, treinadores, árbitros e público através da promoção de um programa de minibasquete é, sem dúvida, uma aposta baseada na confiança num trabalho organizado e pensado para o futuro. No Canadá, os esforços estão a ser feitos no sentido de se conseguir obter resultados visíveis e quantificáveis, seja através do número de atletas inscritos na Federação, seja no crescimento da qualidade das equipas formadas para disputar competições internacionais.

Para todos aqueles que estejam interessados em dispor desta documentação ou ter mais informações sobre a mesma, Ron Yeung, o nosso entrevistado de amanhã, disponibiliza o seu contacto (ryeung [at] basketball.ca) , com vista a partilhar com os técnicos interessados esta valiosa ferramenta.

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária