Prémios da LF 2010/11
 
Faixa publicitária
Localização: HOME LIGA FEMININA Liga Feminina: Noticias Prémios da LF 2010/11

Prémios da LF 2010/11

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 4
FracoBom 

Liga Feminina de BasquetebolPelo terceiro ano consecutivo irão ser distribuídos os Prémios de Época, no âmbito da Liga Feminina de Basquetebol.

A iniciativa que a FPB deu incondicional apoio desde a primeira hora, na sequência de decisão e compromisso assumido na reunião entre FPB, Clubes presentes e GAD-LF (vulgo Comissão de Acompanhamento da Liga Feminina), realizada a 24 de Fevereiro de 2009, em Moimenta da Beira.

A cerimónia de entrega dos prémios relativos à época de 2010/11 está marcada para o dia da Supertaça Feminina, a realizar entre o CRC Quinta dos Lombos (campeão nacional e detentor da Taça de Portugal) e o Algés (finalista vencido da Taça de Portugal), no Pavilhão Desportivo dos Lombos, no próximo dia 30 de Outubro, a partir das 16 horas, com direito a transmissão televisiva pela SportTV. No mesmo dia será também realizada a habitual reunião de clubes da Liga Feminina, numa sala do pavilhão gentilmente cedida pelo Presidente do CRC Quinta dos Lombos, gestor do Complexo Desportivo, a partir das 11H30.

Registou-se um acréscimo no total de prémios (21), mais dois que no ano passado, justificado pela circunstância de ter havido menos jogadoras portuguesas a conquistarem prémios absolutos.

Nos prémios estatísticos, o destaque vai para três jogadoras, todas com 2 prémios: a norte-americana Necolia Simmons (Torres Novas), que foi a MVP (30,4 de valorização) e a melhor ressaltadora (14,8 ressaltos por jogo), em 12 jogos disputados, ambos prémios absolutos; Paula Muxiri (Quinta dos Lombos), MVP Nacional (17,1 de valorização) e melhor marcadora nacional (16,1 pontos por jogo) e ainda Tamara Milovac (Torres Novas), detentora da melhor % de Lances Livres (87,7%), prémio absoluto e da melhor % nacional de Lançamentos de campo (47,6%).

Nos prémios não estatísticos referência para a jovem internacional Sub-18 Felicité Mendes (CRC Quinta dos Lombos) que foi votada como Melhor Defensora (23 votos), apenas mais um que a anterior galardoada (Ana Fonseca, do Olivais) e Jogadora Revelação (86 votos), com grande vantagem sobre Maria João Correia, do CAB Madeira. Destaque também para o CRC Quinta dos Lombos, que foi distinguido como o Clube do Ano (220 votos) e viu o seu treinador José Leite ser considerado o Técnico do Ano (230 votos), o que não pode estar dissociado da excelente época conseguida pela colectividade de Carcavelos (campeão nacional, vencedor da Taça de Portugal e vencedor da Taça Federação).   

Cecília Shinn, antiga internacional, foi a ex-praticante votada para suceder às suas companheiras de selecção nacional, Susana Soares e Mónica Duarte, vencedoras do Prémio Carreira nas épocas de 2008/09 e 2009/10, respectivamente.

O seu percurso na modalidade iniciou-se em 1994/95, em representação do Estoril. Depois passou pelo União de Santarém (1995/96) e CIF (1996/97), antes de rumar aos Estados Unidos, onde estudou e jogou na Universidade East Caroline durante 3 temporadas: 1997/98, 1998/99 e 1999/2000. Já licenciada regressou a Portugal para alinhar no Santarém Basket durante 3 épocas consecutivas (até 2002/03), onde se sagrou campeã nacional pela 2ª vez (a 1ª tinha sido pelo União de Santarém), em 2001/02. A seguir mudou-se para o GDESSA (2003/04 e 2004/05), tendo acabado a actividade em 2006/07 ao serviço do Algés, para onde se transferira na época anterior. Ganhou ainda 5 Taças de Portugal (3 pelo Santarém Basket e duas pelo GDESSA) e conquistou 3 Supertaças (duas pelo Santarém Basket e uma pelo GDESSA).

Ao longo da sua carreira (13 temporadas consecutivas) somou 92 internacionalizações, das quais 24 nas Universíadas, o que lhe dá a 13ª posição no ranking das mais internacionais de sempre. Abandonou a actividade aos 31 anos de idade, para se dedicar à profissão que abraçou (médica pediatra).

Extremamente correcta no trato e com uma maneira salutar de encarar a prática desportiva não foi por acaso que foi distinguida nos EUA com um prémio Fair-Play, constituindo também por isso um exemplo para todos os praticantes e para a sociedade em geral.                       

Listagem dos vencedores de 2010/11:

Prémios Estatísticos (14)

Absolutos (8)

MVP – Necolia Simmons (CD Torres Novas) (30,4 de valorização)
Pontos – Kendel Ross (GDESSA) (22,4 pontos por jogo)
Ressaltos – Necolia Simmons (CD Torres Novas) (14,8 ressaltos por jogo)
Assistências – Joana Fogaça (Algés) (média de 5,1 assistências)
Roubos – Jessica Starling (CAB Madeira) (média de 3,2 roubos)
% Triplos – Joana Lopes (AD Vagos) (41,7%)
% Lançamentos de campo – Chineze Nwagbo (AD Vagos) (65,7%)
% Lances livres – Tamara Milovac (CD Torres Novas) (87,7%)

Ranking Nacional (5)

MVP – Paula Muxiri (CRC Quinta dos Lombos) (17,1 de valorização)
Pontos – Paula Muxiri (CRC Quinta dos Lombos) (16,1 pontos por jogo)
Ressaltos – Ana Tenreiro (Basquete de Barcelos) (8,4 ressaltos por jogo)
Roubos – Carla Ribeiro (C União Micaelense) (média de 2,8 roubos)
% Lançamentos de campo – Tamara Milovac (CD Torres Novas) (47,6%)

Ranking Jovem (1)

MVP – Luiana Livulo (GDESSA) (8,7 de valorização)

Prémios Não Estatísticos (7)

Melhor Defensora – Felicité Mendes (CRC Quinta dos Lombos) (23 votos)
Jogadora Revelação – Felicité Mendes (CRC Quinta dos Lombos) (86 votos)
Técnico do Ano – José Leite (CRC Quinta dos Lombos) (230 votos)
Dirigente do Ano – Dinis Almeida (Boa Viagem) (60 votos)
Clube do Ano – CRC Quinta dos Lombos (220 pontos)
Órgão de Comunicação pró Basquetebol Feminino – Basketotal.com (65 votos)
Prémio Carreira – Cecília Shinn (ex-jogadora internacional) (15 votos)

 

Comentários 

 
0 #1 Luis Marinho 24-10-2011 11:18
Neste momento a Cecília Shinn é atleta de triatlo :-)
Citar
 
 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária