A quarta vitória da época
 
Faixa publicitária
Localização: HOME LIGA FEMININA Liga Feminina: Noticias A quarta vitória da época

A quarta vitória da época

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 1
FracoBom 

Joana SoeiroCertamente que não estaria nos planos de Fernando Pereira, treinador do CD Torres Novas, perder o jogo na deslocação a Lisboa para defrontar o CAR Jamor.

E mais, depois de ter estado a ganhar desde o apito inicial e ter usufruído de uma vantagem de 17 pontos (20-37) no minuto 18, ainda antes do intervalo.

Ganhando a luta das tabelas (27-43 ressaltos) a equipa torrejana que no minuto 5 já se tinha distanciado (2-11), aproveitando da melhor maneira alguma desconcentração defensiva das pupilas de Kostourkova, obrigou a treinadora do CAR Jamor a pedir o seu primeiro desconto de tempo. Com a base Joana Soeiro a carregar com a equipa em termos ofensivos, pegando nas rédeas do jogo, o CAR Jamor passou a defender melhor mas não evitou que a vantagem das forasteiras no final do 1º período aumentasse para 11 (11-22).

O jogo interior das comandadas de Fernando Pereira fazia a diferença, alicerçada na experiência de Marinela Pinheiro e na velocidade de execução da norte-americana Stephanie Neptune. A toada no 2º quarto (19-17) manteve-se sem grandes alterações até ao minuto 18, altura em que o colectivo de Kostourkova reagiu com grande determinação, conseguindo um parcial de 10-2, com 2 triplos de permeio (Simone Costa e Joséphine Filipe) e uma entrada decidida de Laura Ferreira em cima da buzina (30-39 ao intervalo).     
            
No reatamento o CAR Jamor crescia de rendimento à medida que os minutos passavam. A par de Joana Soeiro, aparecia Laura Ferreira que fez uma excelente etapa complementar (17 pontos após o intervalo), assumindo as despesas no ataque, ao lançar com grande confiança. O técnico do Torres Novas sentindo a aproximação do adversário (35-41 e 37-43) parou o jogo no minuto 23, mas 2 minutos volvidos a vantagem diminuía para 4 (39-43), com um tiro da poste Ana Granja. Neste 3º período (21-14), por banda das torrejanas era a outra norte-americana (Kenyata Shelton) que se destacava tanto no capítulo da marcação como nos ressaltos. O empate (51-51) surgiu no minuto 30, mas Marinela Pinheiro da linha de lance livre deu nova vantagem ao Torres Novas (51-53 no final do 3º período).

Foi a MVP da partida, Joana Soeiro, que com o seu 2º triplo colocou o CAR Jamor no comando pela 1ª vez (56-53). Jogando com grande entreajuda na defesa e colectivismo no ataque (boa selecção de lançamentos), as pupilas de Kostourkova  mantiveram-se na frente até aos 68-68, quando a base Cátia Mota empatou o jogo num entrada decidida, com 3 segundos para jogar. Um derradeiro desconto de tempo pedido por Mariyana Kostourkova permitiu desenhar uma movimentação estudada que libertou Laura Ferreira para um lançamento debaixo do cesto (70-68), excelentemente assistida pela capitã Nádia Fernandes. Acto contínuo Fernando Pereira ainda parou o cronómetro mas os 2 segundos que restavam foram insuficientes para permitirem a alteração do resultado, pese embora a tentativa de triplo a cargo de Stephanie Neptune.

Nas vencedoras grande destaque para a dupla constituída por Joana Soeiro (MVP do encontro, com 30,5 de valorização), autora de um duplo-duplo ao contabilizar 18 pontos, 5/7 nos duplos, 2/7 nos triplos, 6 ressaltos,11 assistências, 7 roubos, 1 desarme de lançamento e 7 faltas provocadas e por Laura Ferreira, melhor marcadora da partida (23 pontos, 9/14 nos duplos, 2 ressaltos defensivos, 3 assistências, 2 roubos, 2 desarmes de lançamento e 3 faltas provocadas). Foram bem acompanhadas por Joséphine Filipe (11 pontos, 1 triplo, 4 ressaltos sendo metade ofensivos e 1 roubo), Nádia Fernandes (6 ressaltos, uma assistência e 1 roubo) e Inês Veiga (3 ressaltos ofensivos, duas assistências e 3 roubos), estas duas últimas em evidência nas tarefas defensivas.

Na equipa do Torres Novas as mais valiosas foram Marinela Pinheiro (20 pontos, 7/10 nos duplos,10 ressaltos sendo metade ofensivos e 5 faltas provocadas, com 6/7 nos lances livres) e Kenyata Shelton (12 pontos, 5/9 nos duplos,10 ressaltos sendo 2 ofensivos, uma assistência,1 roubo, 2 desarmes de lançamento e 4 faltas provocadas), cada uma com o seu duplo-duplo. Stephanie Neptune (14 pontos, 8 ressaltos sendo 2 ofensivos, uma assistência, 2 roubos e 6 faltas provocadas, com 6/8 nos lances livres) quebrou na etapa complementar, com reflexos evidentes na eficácia (acabou com 25,0% nos lançamentos de campo).

A vitória do CAR Jamor (a quarta da época) assentou no excelente colectivismo (18-5 assistências), no menor número de erros cometidos (19-25 turnovers) e no maior número de roubos (15-7) e de desarmes de lançamento (5-3). Apresentou ainda uma razoável eficácia nos duplos (52%) e nos tiros do perímetro (27%), com 7 triplos em 26 tentados. Onde esteve francamente abaixo do aceitável foi na linha de lance livre (apenas 5 em 15 tentativas), uns fraquinhos 33%.

Por seu turno o Torres Novas ganhou as tabelas (27-43 ressaltos), tanto na defensiva (27-32) como na ofensiva (9-11) e provocou 27 faltas (contra 14 do adversário), falhando 9 dos 29 lances livres tentados (69% de eficácia).

Ficha do jogo

CAR Jamor Feminino (70) - Joana Soeiro (18), Laura Ferreira (23), Nádia Fernandes (3), Joséphine Filipe (11) e Ana Granja (7); Sara Dias, Simone Costa (5), Inês Ferreira, Inês Veiga e Jéssica Encarnação (3)

CD Torres Novas (68) - Cheila Carvalho (6),Tatiana Canário (11), Stephanie Neptune (14), Marinela Pinheiro (20) e Kenyata Shelton (12); Patrícia Simões (2), Cátia Mota (3), Leonor Cruz e Andreia Gomes

Por períodos: 11-22, 19-17, 21-14, 19-15

Árbitros: Rui Fonseca e Joana Pessoa

O próximo compromisso do CAR Jamor será após as férias escolares do Natal, no dia 11 de Janeiro, aquando da deslocação ao Montijo para defrontar a equipa local no Pavilhão Municipal.

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária