3ª edição da Taça Federação
 
Faixa publicitária
Localização: HOME LIGA FEMININA Liga Feminina: Noticias 3ª edição da Taça Federação

3ª edição da Taça Federação

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 1
FracoBom 

José TolentinoAí está a 3ª edição da Taça Federação, competição que em boa hora a FPB decidiu incluir no calendário de provas nacionais para as equipas da Liga Feminina.

O Pavilhão Municipal de Vagos acolheu as duas primeiras edições da prova, com o CAB Madeira a vencer em 2009/10 frente ao Boa Viagem por 71-62 e na época transacta (2010/11) foi a vez de o Quinta dos Lombos arrebatar o troféu batendo o Algés por 67-64.

Teremos pois basquete de boa qualidade, no feminino, em perspectiva no Pavilhão Gomes Pereira, casa do Algés, onde se irão desenrolar os quartos-de-final (6ª feira, a partir das 15 horas), as meias-finais (sábado às 15H30 e 18H00) e a final (domingo a partir das 17 horas).

Amanhã os jogos mais apetecíveis em termos de espectacularidade são o Quinta dos Lombos-AD Vagos (15H00) e o GDESSA-Algés (17H00).

No primeiro as pupilas de Nuno Ferreira que repartem com as algesinas a liderança da Liga Feminina ao cabo de 14 jornadas, terão oportunidade de se desforrarem da derrota imposta pelas campeãs nacionais nas meias-finais há um ano (58-65). A equipa de José Leite tem vindo a fazer um campeonato abaixo do expectável, mas com a troca das estrangeiras parece-nos em clara subida de rendimento, ainda que na nossa opinião Felicité Mendes continue a fazer muita falta. Resta saber se as jogadoras a quem compete a organização do jogo nas vaguenses (as bases Mariana Alves e Inês Faustino) já recuperaram das lesões que implicaram a sua inactividade no final de 2011.

O embate entre escolares e algesinas perdeu a priori algum interesse visto que Nuno Manaia tem o seu plantel desfalcado, após a partida para os EUA de duas pedras influentes: as postes Rosinha Rosário (em Dezembro) e Luiana Livulo (esta 5ª feira), para prosseguirem os seus estudos e continuar a praticar a modalidade que gostam. De qualquer forma o treinador do Algés (José Araújo) sabe bem que não pode facilitar, para fazer jus ao favoritismo de que dispõe neste momento.

A fechar a ronda de 6ª feira defrontar-se-ão a partir das 19 horas o Académico e o Boa Viagem. Marcos Couto, técnico das açorianas, já está prevenido para o tradicional arreganho das comandadas de Eugénio Rodrigues, mas nunca fiando. A luta das tabelas deverá ser factor decisivo para a passagem às meias-finais.

E pronto. A jornada que deveria comportar 4 jogos (daí serem os quartos-de-final) fica coxa porque o CAB Madeira não conseguiu ultrapassar as dificuldades financeiras com que se debate para garantir a deslocação. Deste modo o Montijo B. Basket, seu adversário na chave sorteada em função da classificação no final da 1ª volta do campeonato da Liga Feminina, fica apurado directamente para a 1ª meia-final de sábado... sem jogar. Uma espécie de passagem administrativa. E com uma vantagem que ninguém poderá negar nem escamotear. Vai-se apresentar fresquinho que nem uma alface enquanto o seu opositor já conta com um jogo nas pernas.

Calendário

Quartos-de-final (6ª feira)

15H00 Quinta dos Lombos-AD Vagos
17H00 GDESSA-Algés
19H00 Académico-Boa Viagem

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária