Corin foi o dínamo da vitória
 
Faixa publicitária
Localização: HOME LIGA FEMININA Liga Feminina: Noticias Corin foi o dínamo da vitória

Corin foi o dínamo da vitória

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 1
FracoBom 

altNa sua segunda presença na final da Taça Federação da Liga Feminina (perdera há 2 anos em Vagos ante o CAB Madeira) o Boa Viagem foi o justo vencedor da 3ª edição da competição,

batendo a AD Vagos por 61-58, numa partida muito emotiva e que foi rijamente disputada até aos últimos segundos.

Antes de tudo não queremos deixar de referir que o emblema terceirense já merecia isto, pela dedicação que tem mostrado em prol do desenvolvimento do basquete feminino nos Açores. Parabéns pois aos responsáveis pelo êxito, não esquecendo nesta hora Paulo Jorge Silva, que nos habituámos a ver na liderança do clube de Angra do Heroísmo.

Com uma entrada muito forte e exercendo uma pressão muito intensa sobre o portador da bola, as pupilas de Nuno Ferreira criaram muitas dificuldades ao Boa Viagem. Em pouco mais de 3 minutos e meio, as vaguenses impuseram um parcial de 9-0, obrigando naturalmente o técnico açoriano a parar o jogo. A paragem e as naturais rectificações fizeram bem às insulares que só a partir daí entraram verdadeiramente na partida.

Boa Viagem

A vantagem vaguense ainda aumentaria para 11 pontos (13-2) mas gradualmente foi oscilando entre os 10 (16-6 e 18-8) e os 5 pontos (18-13) para se fixar em 8 (21-13) no final do 1º período, após o 2º triplo de Daniela Domingues que esteve francamente bem esta tarde, vindo a ser mesmo a mais valiosa da sua equipa.

No 2º quarto (4-11) durante mais de 6 minutos ambas as formações denotaram visíveis dificuldades para acertar com o cesto (um duplo para cada lado, até ao minuto 17). Um parcial de 0-9 em pouco mais de 2 minutos, pontos repartidos entre Corin Adams (duas entradas com êxito) eTatiana Milovac (1 duplo e 1 triplo), este último a colocar as açorianas pela 1ª vez na frente (23-24), no minuto 19. Daniela Domingues, mesmo com a ingrata missão de vigiar a base norte-americana do Boa Viagem, cumprindo bastante bem nas tarefas defensivas, ainda mostrou a sua eficácia atacante e confiança ao converter um duplo (exterior) a 22 segundos do intervalo (25-24).

No reatamento e até meio do 3º período (34-33) a alternância no comando foi uma constante mas a partir dos 36-33 (uma entrada decidida de Daniela pelo meio das suas adversárias), no minuto 26, a AD Vagos voltou à mó de cima chegando à vantagem de 7 pontos (43-36) com a 2ª bomba de Joana Lopes, que Milovac encurtou a 16 segundos do termo do 3º período (43-38).  O Boa Viagem, tal como acontecera na véspera, não atirava a toalha ao chão, mantendo o jogo perfeitamente em aberto.

Tudo apontava para que a AD Vagos, com melhor banco pudesse arrumar com a questão no derradeiro quarto. Tanto mais que à entrada do minuto 36, Lilian Gonçalves converteu o seu 2º triplo (53-42), copiando o que a sua companheira Joana Lopes fizera no minuto anterior (50-42) ao marcar mais um lançamento de 3 pontos. Foi aí que Marcos Couto, treinador do Boa Viagem, pediu mais um desconto de tempo, com 4 minutos e 50 segundos para jogar. Fez reentrar Solange Neves (no banco com 4 faltas desde os 36-33, no minuto 27) para o lugar de Lavínia Silva e de seguida uma falta anti-desportiva assinalada a Mariana Alves (na nossa opinião houve rigor excessivo na apreciação) levou Milovac para a linha de lance livre, reduzindo para 53-46. A partir daí, Corin Adams carregou com a equipa até à vitória, marcando uma série de 11 pontos consecutivos, num parcial de 1-14, com a sua marcadora directa (Daniela) já sem pernas para a acompanhar, situação perfeitamente compreensível dado o esforço a que foi submetida em quase 34 minutos de utilização. Nuno Ferreira, técnico vaguense, tentou inverter o rumo dos acontecimentos, pedindo 2 descontos de tempo (minuto 38 aos 54-55 e no minuto 40) este último após Célia Simões ter dilatado a margem com o seu 2º triplo (54-60). Num ataque rápido (cerca de 7 segundos) a poste brasileira Flávia reduziu para 56-60 e nova paragem de jogo, desta feita pedida por Marcos Couto, a 41,5 segundos do termo. A pressão estava do lado do Vagos, que já não teve arte nem engenho para dar a volta. Uma falta rápida colocou Adams na linha de lance livre para converter o 2º (56-61) com 40 segundos para jogar e depois de Joana Lopes ter sido excluída (5ª falta), com a açoriana Solange Neves a desperdiçar os dois lances livres a que teve direito, ainda foi Daniela Domingues que selou o resultado (58-61) a 19 segundos da buzina.

Corin Adams foi a MVP do encontro (32,0 de valorização) e conseguiu um duplo-duplo ao contabilizar 24 pontos, 9/18 nos duplos, 11 ressaltos sendo 1 ofensivo, 6 assistências, 1 desarme de lançamento e 7 faltas provocadas, com 6/7 nos lances livres. Foi muito bem secundada pela poste Lady Comfort, também com um duplo-duplo (12 pontos, 13 ressaltos sendo 4 ofensivos, uma assistência  e 6 faltas provocadas, com 4/4 nos lances livres), Tatiana Milovac (9 pontos, 1/2 nos triplos, 5 ressaltos defensivos, duas assistências, 2 roubos e duas faltas provocadas, com 2/2 nos lances livres) e Célia Simões (12 pontos, 2/3 nos triplos e 2 ressaltos defensivos).

Na equipa da AD Vagos, a mais valiosa foi Joana Lopes (20,0 de valorização) que fez um duplo-duplo (11 pontos, 3/6 nos triplos, 10 ressaltos defensivos, duas assistências, 1 roubo, 4 desarmes de lançamento e 3 faltas provocadas), mas muito mérito no desempenho de Daniela Domingues, melhor marcadora da equipa (23 pontos, 9/18 nos lançamentos de campo repartidos por 6/11 nos duplos e 3/7 nos triplos, 2 ressaltos ofensivos, uma assistência, 1 roubo e 3 faltas provocadas, com 2/2 nos lances livres). Fez o que era humanamente possível na conciliação das duas tarefas que lhe foram destinadas: defender a veloz organizadora de jogo adversária mas também ter a missão de marcar pontos. Referência ainda para a poste Flávia Santos (14 pontos, 7 ressaltos sendo 2 ofensivos, duas assistências, 3 roubos, 1 desarme de lançamento e 3 faltas provocadas).

Ficha do jogo

AD Vagos (58) – Inês Faustino, Daniela Domingues (23), Lilian Gonçalves (8), Joana Lopes (11) e Flávia Santos (14); Mariana Alves, Artemis Afonso (2), Ana Teixeira e Sara Dias

Boa Viagem (61) – Corin Adams (24), Célia Simões (12), Solange Neves (4), Lavínia Silva e Lady Comfort (12); Bárbara Silva e Tatiana Milovac (9)

Por períodos: 21-13, 4-11, 18-14, 15-23

Árbitros: João Veiga e Samira Barrima

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária