Sexta vitória do CAR
 
Faixa publicitária
Localização: HOME LIGA FEMININA Liga Feminina: Noticias Sexta vitória do CAR

Sexta vitória do CAR

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 4
FracoBom 

Joana SoeiroTrês meses depois a equipa do CAR Jamor Feminino repetiu o êxito ante o CD Torres Novas, desta feita no magnífico Palácio de Desportos da cidade torrejana.

Se no jogo da 1ª volta, disputado no Pavilhão LORD, a vitória foi arrancada nos últimos instantes da partida e apenas por um cesto (70-68), ontem as coisas mudaram de figura porque o colectivo de Kostourkova só esteve a perder duas vezes (2-0 e 4-2), no início e consentiu uma igualdade (25-25), no minuto 18. No tempo restante (mais de 37 minutos) o CAR Jamor comandou o marcador, pelo que não restaram dúvidas da sua superioridade.

Tendo trocado as duas norte-americanas (saíram Stephanie Neptune e Kenyata Shelton entrando Lashawana Thomas e Aisha Jefferson), o experiente José Monteiro (que substituiu Fernando Pereira no comando técnico das torrejanas), não conseguiu ainda dar-lhe o cunho pessoal, pelo que não se adivinha nada fácil a sua tarefa, na tentativa de evitar a descida, já que a equipa ocupa o último lugar da classificação, com apenas duas vitórias, quando faltam disputar 4 jogos para o termo da fase regular. EMA Menéres/Algueirão (penúltimo com 3 triunfos) e Basquete de Barcelos (antepenúltimo com 4 vitórias) são os outros concorrentes em maus lençóis e que estão naturalmente envolvidos na luta pela manutenção.

Foi logo no arranque da partida,depois de 2-0 e 4-2 para as anfitriãs, que o CAR Jamor tomou as rédeas do jogo, impondo um parcial de 11-0 que o levou para o comando do marcador (4-13 no minuto 5), com Laura Ferreira e Joana Soeiro a darem o mote, acertando 2 triplos, arma que viria a revelar-se decisiva por banda das comandadas de Kostourkova.

No 1º período (11-17) o CAR Jamor conseguiu impor o seu modelo de jogo sem grandes dificuldades, mas no 2º quarto (16-15) houve uma reacção das torrejanas, com a poste Jefferson a fazer valer a sua estatura e capacidade física para se impor nas tabelas (foi a melhor ressaltadora do encontro, com 16 ressaltos), nomeadamente na tabela ofensiva, marcando 8 pontos nesse período, a maioria em segundos lançamentos. Correndo atrás do prejuízo, as pupilas de José Monteiro conseguiram mesmo empatar (25-25), obrigando de imediato à paragem do cronómetro, por parte da seleccionadora nacional. Um parcial de 7-0, com a capitã Nádia Fernandes em evidência (1 triplo e 1 duplo), recolocou as coisas no seu lugar, tendo-se atingido o intervalo com o CAR Jamor na frente (27-32).

No reatamento o colectivo de Kostourkova não baixou o ritmo de jogo e optando por transições rápidas deu um safanão ao impor um parcial de 7-2, que levou o marcador de 31-37 (minuto 24) para 33-44 (minuto 26), com Laura Ferreira a acertar o seu 3º triplo da noite. A maior vantagem (17 pontos) aos 37-54 (minuto 29) atingia-se com novo parcial (8-0), através de Joana Soeiro (mais 2 triplos) e de Laura Ferreira (1 duplo), ontem a jogadora do CAR Jamor mais eficaz em termos de lançamentos de campo (62%).
Marinela Pinheiro, que rubricou uma boa actuação, sendo mesmo a segunda torrejana mais valorizada atrás de Aisha Jefferson, fixou o resultado no final do 3º período (39-54).

No derradeiro quarto (11-7) o CD Torres Novas aproveitou a rotação do banco feita por Mariyana Kostourkova, dando minutos às jogadoras menos utilizadas, para diminuir o prejuízo, tendo mesmo baixado a fasquia para 9 pontos (46-55) no minuto 38. Mas o 4º triplo de Laura Ferreira (46-58) no minuto 39 e uma penetração de Joana Soeiro, concluída com êxito e sofrendo falta no acto de lançamento fez o 46-61, já no minuto 40. Até final ainda houve tempo para a base Thomas reduzir para 48-61 e Marinela Pinheiro selar o resultado da linha de lance livre (50-61).

Resultado final: CD Torres Novas 50-61 CAR Jamor

Nas vencedoras grande destaque para a dupla Joana Soeiro e Laura Ferreira. Se a primeira foi a MVP do jogo (33,5 de valorização) fazendo um duplo duplo e ficando a 2 roubos e 3 assistências de ter conseguido um triplo duplo, ao contabilizar 20 pontos, 4/7 nos triplos, 12 ressaltos sendo 3 ofensivos, 7 assistências, 8 roubos e 4 faltas provocadas, com 4/7 nos lances livres, a sua companheira soube corresponder da melhor maneira aos passes decisivos que lhe fez. Laura Ferreira (21,0 de valorização) terminou com 21 pontos, 62% nos lançamentos de campo repartidos por 4/6 nos duplos (67%) e 4/7 nos triplos (57%), 3 ressaltos defensivos, uma assistência, 2 roubos, 2 desarmes de lançamento e 3 faltas provocadas. Foram bem secundadas por Joséphine Filipe (4 pontos, 8 ressaltos sendo 6 ofensivos e 2 roubos), Sofia Pinheiro, com a exibição mais conseguida ao serviço do CAR Jamor (3 pontos, 1/2 nos triplos, 7 ressaltos sendo 2 ofensivos, 1 roubo e 1 desarme de lançamento) e Nádia Fernandes (6 pontos, 6 ressaltos sendo 1 ofensivo, 3 assistências, 1 desarme de lançamento e 3 faltas provocadas), penalizada na sua valorização pela fraca eficácia nos lançamentos de campo (20%).

No CD Torres Novas a mais valiosa foi a poste norte-americana Aisha Jefferson (26,5 de valorização) que conseguiu um duplo duplo (16 pontos, 16 ressaltos sendo metade ofensivos, 1 roubo e 3 faltas provocadas), seguida de Marinela Pinheiro (15 pontos, 6 ressaltos sendo 1 ofensivo e  duas faltas provocadas, com 3/4 nos lances livres) e da base norte-americana Lashawana Thomas (15 pontos, 2 ressaltos defensivos, uma assistência, 1 roubo e 6 faltas provocadas), que perdeu nitidamente o confronto com a sua marcadora directa (Joana Soeiro).

Em termos globais a vitória justa do CAR Jamor assentou fundamentalmente no ganhar das tabelas (35-46 ressaltos), tanto na tabela defensiva (24-33) como na ofensiva (11-13), na eficácia do tiro exterior (0%-42%) com 10 triplos convertidos em 24 tentados, no maior colectivismo (7-13 assistências) e no maior número de roubos de bola (3-17 roubos).

A equipa torrejana foi superior no jogo interior (22 pontos na área pintada contra apenas 8 das adversárias), sendo mais eficaz nos duplos (41%-32%) e também nos lances livres (43%-42%), percentagens de qualquer forma abaixo do que ambas as equipas podem fazer, nomeadamente o CAR Jamor que esteve desastrado da linha de lance livre ao desperdiçar 10 das 17 tentativas de que dispôs.

Ficha do jogo

CD Torres Novas (50) - Lashawana  Thomas (15), Patrícia Simões, Leonor Cruz (2), Marinela Pinheiro (15) e Aisha Jefferson (16); Tatiana Canário, Cheila Carvalho, Margarida Rosa (2) e Andreia Gomes

CAR Jamor Feminino (61) - Joana Soeiro (20), Laura Ferrreira (21), Nádia Fernandes (6), Joséphine Filipe (4) e Inês Veiga; Ana Granja (2), Sara Dias, Sofia Pinheiro (3), Simone Costa (3), Inês Ferreira e Jéssica Encarnação (2)

Por períodos: 11-17, 16-15, 12-22, 11-7

Árbitros: André Ferreira e Bruno Casinha

O CAR Jamor volta a entrar em acção na próxima 4ª feira (dia 21) ao defrontar o Montijo BB no Pavilhão LORD, a partir das 21H00.

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária