Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC DIRIGENTES ENTREVISTAS Apostar no minibasket

Apostar no minibasket

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 5
FracoBom 

André TeixeiraNo passado sábado para celebrar a passagem de seu 5º aniversário, o Clube Bola Basket organizou um aliciante programa. Falamos com o jovem presidente André Teixeira, sobre o projeto que reside em São Pedro do Sul.

 


Há cinco anos atrás, S.Pedro do Sul, via nascer um novo Clube dedicado ao basquetebol, o que vos levou a tomar esta iniciativa? Que dificuldades tiveram para darem esse passo importante?
O Basquetebol sempre foi uma grande paixão para mim. Deste muito novo, altura em que tinha 9/10 anos que dedico muito do meu tempo à modalidade. Desde essa idade que fui jogador federado. Quando terminei de jogar, tinha na altura 26 anos. Embora ainda jovem tinha muito anos consecutivos ligado ao basquetebol. Mesmo quando fui para a universidade nunca deixei de jogar a nível federado. A ideia era fazer uma pausa. Mas rapidamente fui aliciado por pessoas amigas da ABViseu para dinamizar o basquetebol em S. Pedro do Sul. Na altura parecia-me uma ideia sem pernas para andar e fui resistindo, mas não por muito tempo. Após alguma insistência por parte dessas pessoas, fui ponderando e decidi lançar a ideia a algumas pessoas amigas.

Fomos em conjunto analisando o que poderia ser feito e foi nessa altura que decidimos avançar para a criação do clube (2007). Sentíamos que S. Pedro do Sul, devido a alguma tradição que tinha no basquetebol, tinha espaço para podermos dinamizar a modalidade.

A principal dificuldade que tivemos foi conseguir captar a atenção das pessoas, nomeadamente do mais novos. A divulgação do clube e da modalidade num local que não tinha basquetebol à 16 anos não foi fácil. Mesmo assim, agora que já passaram 5 anos após a criação do clube, por vezes não é fácil estimular os pais e os jovens atletas para a prática do basquetebol. Mas felizmente o clube foi crescendo e temos agora um conjunto de pessoas no clube que se complementam, e juntos temos tido um esforço enorme para conseguir que o basquetebol em S. Pedro do Sul seja uma referência desportiva.  
 
Quais os escalões existentes, e que projetos tem para o futuro do Clube e da modalidade na região?

O CBB iniciou as suas atividades apenas com Minibasket (Sub-8/10/12). Foi assim durante 3 anos até conseguirmos ganhar alguma base de atletas.

Atualmente, que estamos na nossa 5.ª época temos escalões e atividades para jovens dos 3 aos 16 anos. Temos os escalões de Baby-basket, Sub-8/10/12/14 e 16. Temos tido um crescimento interessante e queremos que ele seja sustentado.

No que a projetos para o futuro diz respeito, o nosso foco passa por apostar claramente no Minibasket. É nossa intenção ir cada vez mais às escolas, fazer com que os  mais novos experimentem esta fantástica modalidade. Só assim conseguiremos garantir a continuidade dos escalões mais velhos. Por outro lado, pretendemos talvez já na próxima época ter condições para inscrever na ABV um novo escalão de sub-18 masculino. Para já, a nossa preocupação é a formação dos jovens atletas e garantir que tenham possibilidade de praticar basquetebol. Não escondo que gostaria de ver em S. Pedro do Sul uma equipa sénior, mas o tempo dirá se teremos atletas, condições e apoios para que isso seja uma realidade.

Outro objetivo, passa por continuar a apostar na organização de um torneio anual de referência para o basquetebol da região, como o fizemos pela 1.ª vez no ano passado com o I Torneio Cidade termal de S. pedro do Sul. Achamos igualmente importante, trazer para S. Pedro do Sul basquetebol de nível superior.

 

Comentários 

 
+4 #1 San Payo Araújo 03-05-2012 18:16
Caro André

Votos de continuação de bom trabalho e parabéns pela opção e caminho traçado e percorrido e em princípio até breve
Citar
 
 


Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária