Portugal organizou um excelente campeonato
 
Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC DIRIGENTES ENTREVISTAS Portugal organizou um excelente campeonato

Portugal organizou um excelente campeonato

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 12
FracoBom 

Mirko JurjavčičA Eslovénia vive o basquetebol com paixão. No último Get Together da FIBA-Europa realizado em Praga, a Federação Eslovena fez uma apresentação muito interessante da sua estratégia para atrair e captar jovens praticantes.

Durante este evento, tive a oportunidade de conhecer Mirko Jurjavčič responsável pelos escalões de formação da federação eslovena. Para compreender o impacto do basquete na Eslovénia, nada melhor do que entrevistar Mirko Jurjavčič.


Para entender a realidade e força do basquete na Eslovénia, podes nos dizer quantos habitantes tem Eslovénia , e qual o número de praticantes federados?
A população da Eslovénia é de aproximadamente 2 milhões. Temos muita prática informal e o número de praticantes federados é de cerca 10.000.

Podes nos dizer o número de jogadores da Federação Basquetebol l da Eslovénia por escalão?
Como referi a temos cerca 10.000 praticantes e a sua distribuição por escalões e aproximadamente a seguinte:

  Masculinos Femininos Totais
Seniores 1.200 150 1.350
Sub-18 1.000 200 1.200
Sub-16 1.200 300 1.500
Sub-14 1.500 450 1.950
Sub-12 1.500 500 2.000
Sub-10 1.300 400 1.700
Totais 7.700 2.000 9.700

Em poucas palavras conta-nos o que é o vosso programa de basquetebol lúdico (Playfull Basketball)?
Começamos com este programa em 2008. Com este programa queremos promover basquetebol entre as crianças dos 4 aos 9 anos de idade nas escolas. Queremos apresentar basquete aos mais novos de acordo com as suas necessidades e o seu nível de desenvolvimento. Um dos objectivos importantes deste programa é também envolver os professores nas escolas e colocá-los em contacto com treinadores de basquete dos clubes locais, para ajudar os clubes de basquete na captação de praticantes. Estas acções de um dia são compostas por uma animação de elevada qualidade, para atrair as crianças. São acções promovidas pela Federação, que são gratuitas para os clubes e escolas.

Quantas escolas visitaram no ano passado, e quantas crianças foram envolvidas neste programa?
No ano de 2013 realizámos 140 apresentações em mais de 120 escolas. Nestas acções envolvemos mais de 30.000 crianças. Só no mês de Setembro ( Eurobasket 2013) visitámos mais de 70 escolas . Como consequência deste programa e também por causa do Eurobasket , nos dois últimos anos tivemos um aumento de mais de 60% de praticantes federados. O nosso objectivo na federação, é que pelo menos uma vez em cada três anos, este programa passe por todas as escolas da Eslovénia.

Este programa do “Playful Basketball” tem um vídeo promocional que apresentaram em Praga no Get Together da FIBA Europa. Este vídeo está disponível na internet?
Sim o nosso vídeo promocional está disponível na “web”.

Na Eslovénia a competição por clubes começa em que categoria?
A nível regional temos torneios e competições para o escalão de Sub-10. Na Eslovénia os torneios e competições a nível nacional começam no escalão de Sub-12.

Como é feita a vossa detecção de talentos e em com que idades começam a formar a vossa primeira selecção nacional para masculinos e femininos?
A nossa detecção de talentos começa no escalão de Sub-13 e o nosso programa está estruturado da seguinte forma: No primeiro ano envolvemos 240 jogadores masculinos e femininos divididos em 12 selecções. Estes jogadores têm durante essa época 5 treinos em conjunto e jogam em três torneios 2 regionais e um nacional. No segundo ano do nosso programa (escalão de Sub-14), nós escolhemos dos 240, cerca de 100 jogadores (rapazes e raparigas) que são divididos em 4 selecções de proximidade geográfica. Estes jogadores têm 7 treinos e realizamos 5 torneios com estas selecções. No final da época seleccionamos, do grupo que esteve a trabalhar 36 jogadores (24 rapazes e 12 raparigas) com os quais realizamos um estágio de 7 dias. Com estes jovens fazemos duas selecções masculinas (24 rapazes e uma selecção feminina (12 raparigas). Estas selecções participam no Torneio para selecções nacionais de Sub-14, o SLOVNIA BALL em Gradec. Quem estiver interessado pode aceder a mais informação na nossa página.

A Eslovénia realiza um dos melhores torneios de Sub-14 na Europa , quem organiza este torneio e qual é o envolvimento da Federação Eslovena neste evento.
 Federação de Basquetebol da Eslovénia organiza este torneio com o apoio da Fiba Europa. Em  2014 vamos organizar a 10ª edição deste torneio. Em cada ano hospedamos pelo menos 6 rapazes e 6 raparigas de selecções nacionais. Estamos muito orgulhosos de contarmos com a participação de equipas de países como a Espanha, Croácia, Itália, Rússia, Hungria, Israel. Etc. Podem encontrar mais informação sobre o ESLOVÉNIA BALL no site já mencionado.

Para terminar o que você sabe de Portugal e do basquete português?
Até agora, e Infelizmente, apenas estive uma vez em Portugal, mas gostei muito do vosso país . Vocês tem excelente comida. O meu companheiro da Federação Eslovena Rado Trifunović jogou uma época em Portugal ( Leiria). Ele deu-me a conhecer esse bolo óptimo, que é o pastel de nata. Sobre o basquetebol português sei que nós jogamos alguns jogos entre as nossas selecções seniores femininas e que este ano Portugal organizou um excelente Campeonato da Europa de Sub-16 feminino.

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária