Regresso aos exercícios
 
Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC TREINADORES CANTO DO TREINADOR MINIBASKET-EXERCICIOS Regresso aos exercícios

Regresso aos exercícios

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 21
FracoBom 

San Payo AraújoA AB de Braga convidou-me para falar sobre a transição da defesa do minibásquete, (escalão de Mini-12) para o escalão de Sub-14.

Este facto aliado ao artigo do companheiro Mário Barros e ao facto de ter visto no treino do seniores do Belenenses o amigo Nuno Tavares ter posto em prática um exercício extremamente simples mas útil para todos os escalões levou-me a regressar aos artigos com exercícios.

Quando estamos a ensinar a defesa no minibásquete temos de compreender que o grau de evolução dos minis passa por várias fases como por exemplo:

  • Compreensão para onde atacamos e para onde defendemos;
  • Aquisição da noção da responsabilidade individual;
  • Na responsabilidade individual aquisição da noção de interposição entre o atacante e o cesto;
  • Distinção entre o roubo da bola e a ocupação do espaço de forma a dificultar ao máximo a progressão do atacante.

Embora seja muito simples, o exercício que seguidamente apresentamos, para além de desenvolver as capacidades coordenativas e de corrida, nomeadamente para quem está a correr de costas, é útil para a compreensão das fases mencionadas.


Defesa: Correr de costas

Número de participantes: 10 a 20.

Material: Uma bola para cada dois jogadores

Campo: Campo inteiro que em função do número de jogadores e do estímulo pretendido pode ser utilizado no seu comprimento ou largura.play

Preparação: Colocar os jogadores em grupos de dois na linha final (ou lateral). Um jogador com bola fora de campo e o outro à sua frente mais ou menos a 4 a 5 metros.

Objectivo do exercício: Recuperação defensiva. Ao sinal do treinador, os jogadores com bola tem de driblar o mais rápido possível para chegarem ao outro lado do campo. O defensor tem de conseguir correr de costas até ao outro lado do campo sem ser ultrapassado pelo atacante à sua frente. Se não conseguir manter este equilíbrio e for ultrapassado tem de se voltar e “sprintar” de frente até conseguir de novo colocar-se entre o atacante e a linha final. Quando chegam ao outro lado do campo trocam de funções.

Variantes

  • Executar do drible com a mão esquerda
  • Executar o drible alternadamente com a mão direita e a esquerda
  • Quando o defensor a correr de costas perde o equilibro o atacante é obrigado a passar nas suas costas.

 

Comentários 

 
+7 #2 San Payo 13-02-2014 10:39
Caro Júlio

Agradeço o teu comentário, que obriga a clarificar os objectivos do exercício. Como tu sabes os exercícios não são bons nem maus de per si. Eles são bons ou maus se cumprem o objectivo pretendido. Como tu referes correr de costas é um bom exercício de coordenação, equilíbrio. agilidade...e este desenvolvimento das capacidades coordenativas é para mim o aspecto mais importante no minibásquete.

Para além das capacidades coordenativas exploro neste exercício outros estímulos como a competição entre quem dribla e corre de costas, a reacção do atacante ao defesa quando este é batido a reacção do defesa quando perde a vantagem, etc...

Contudo em termos de jogo e não de exercício estou completamente de acordo contigo que o enquadramento defensivo ao atacante com bola não deve ser realizado em corrida de costas, Mas para essa finalidade utilizo um conjunto de exercícios que ainda há pouco tempo apresentei em Braga.

Um abraço
Citar
 
 
+1 #1 Júlio Silva 12-02-2014 15:13
Caro Sampayo; discordo da recuperação defensiva feita em corrida de costas (paddle back)... gosto de correr de costas como exercício de coordenação, equilíbrio, agilidade... mas não ensino jogadores a correrem de costas na recuperação defensiva (claro que estou a referir-me a acompanhar um jogador com bola)
Citar
 
 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária