AB Leiria Fases Finais
 
Faixa publicitária
Localização: HOME ENTRETENIMENTO FRASES CÉLEBRES Futuro: Artigos diversos AB Leiria Fases Finais

AB Leiria Fases Finais

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 0
FracoBom 

altNo próximo mês de Janeiro iniciar-se-ão as Fases Finais dos Campeonatos Distritais das diferentes associações. Em Aveiro, Porto ou Lisboa estão em disputa as vagas para os Campeonatos Nacionais,

pelo que se esperam grandes jogos e muita emoção.

À semelhança de muitas associações distritais também a AB Leiria de há 7 anos a esta parte integrou nos modelos competitivos dos escalões de sub-16, sub-18 e sub-19 as Fases Finais. Inicialmente jogadas em Pavilhões neutros (creio que o Pavilhão da Nazaré terá acolhido o maior número de fases finais nas últimas 7 épocas) na presente época as fases finais serão jogadas, na maioria das situações no recinto do clube melhor classificado na primeira fase. Momento de emoção atendendo que a maioria dos clubes foi tratando de garantir, atempadamente, viabilidade e direito desportivo para acolher a fase final em sua casa, tornando-a uma festa.

Assim, teremos já nos próximos dias 3 e 4 de Janeiro a Fase Final do Campeonato Distrital de Sub-16 Masculinos. A realizar-se no pavilhão da Escola Rafael Bordalo Pinheiro nas Caldas da Rainha, esta prova tem como grande favorito a equipa dos Pimpões. Com grandes aspirações a conquistar o título distrital e a vaga para uma prova nacional, a equipa Caldense terá como oponente na meia-final o Sporting Clube Marinhense. Na outra meia-final o IEJ Basket irá tentar alcançar a final e tentar contrariar o favoritismo da equipa da casa. Para tal jogará contra o Basket Clube do Lis.

Mas se o ano se inicia com uma fase final, logo no fim-de-semana seguinte (10 e 11 de Janeiro) realizar-se-ão duas fases finais em simultâneo, a norte e a sul do distrito. Em Pombal, para o escalão de Sub-19 femininos, o NDAP tentará contrariar o favoritismo da equipa do Soutocico, que embora não tendo possibilidade logistica de receber a Fase Final em sua casa, está motivadíssima para alcançar o título distrital, na medida em que na fase regular se superiorizou à equipa de Pombal. Assim, para que tudo isto se concretize o Soutocico terá de vencer a meia-final com os Pimpões e o NDAP terá e ultrapassar a equipa do Basket Clube do Lis. Deixemos que a incerteza motive o público a deslocar-se ao Pavilhão Eduardo Gomes em Pombal para assistir a esta prova.

A sul do distrito, para a atribuição do título de campeão distrital de sub-18 masculinos e mais propriamente no Pavilhão Rainha Dona Leonor nas Caldas da Rainha, os Pimpões acolhem a sua segunda fase final. Aspirando a vencer esta prova, terão a sua primeira prova de fogo na  meia-final com o Sporting Clube Marinhense. Do outro lado o Clube Basquetebol de Leiria e o IEJ Basket tentam igualmente alcançar a outra vaga de finalista.

Com o interregno de um fim-de-semana realizar-se-á a Fase Final de Sub 16 Femininos. Ainda a decorrer a fase regular grande incerteza se gera sobre se o NDAP conseguirá carimbar a vaga para o campeonato nacional, resultado de ter alcançado o título nacional na época transacta, ou, se a jovem equipa do Clube Stella Maris conseguira fazer história, derrotando o Clube Campeão Nacional e participando pela primeira vez na sua história num campeonato nacional feminino deste escalão. Soutocico e o vencedor da Fase Distrital serão os outros finalistas que, embora com tarefa difícil terão certamente uma palavra a dizer.

Muito embora os prognósticos que se possam fazer, certo é que todos aspiram que qualquer fase final de norte a sul do país possa ser o primeiro passo para despertar a modalidade para mais um passo a caminho de uma “nova vida”, com um novo alento e com toda a gente ciente da enorme paciência que todos deveremos ter para que possamos conduzir o Basquetebol a um patamar de excelência no panorama desportivo nacional.

Termina o ano de 2014 com a certeza de que continuarão a ser os clubes, com o seu bairrismo, dinamismo, o motor de desenvolvimento da modalidade em Portugal. Para todos os clubes nacionais endereço os votos de que continuem a haver forças e cabeças pensantes para dignificar o desporto nacional, garantir a vitalidade do desporto e, particularmente do Basquetebol.

Aos que preparam participações em Fases Finais, aos que visam alcançar mais vitórias para além daquelas que dão Taça ou Troféu, aqui vão os votos de que 2015 traga mais e melhores clubes, atletas, treinadores e árbitros.

Bem Haja a todos!

 

Comentários 

 
0 #1 filipe alves 07-01-2015 18:26
bom artigo e bom ano
Citar
 
 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária