O futuro poderá passar por aqui…
 
Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC DIRIGENTES ARTIGOS DIVERSOS O futuro poderá passar por aqui…

O futuro poderá passar por aqui…

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 16
FracoBom 

MCBA“Ça va seul” é uma expressão que muito me agrada e que se poderá traduzir “as coisas andam por si”. A maior prova de vitalidade do minibásquete, no panorama do basquetebol nacional,

é o surgimento de diversos projectos, actividades e eventos que surgem, não por iniciativa federativa ou mesmo associativa, mas por iniciativa de outras entidades. O interesse que entidades fora do universo do minibásquete, como por exemplo a Associação Highplay, tenham pelo minibásquete é a maior prova da sua importância e vitalidade. Nesta perspectiva, e continuando a falar das coisas boas do universo do minibásquete, como me foi sugerido pelo Pedro Martins num dos seus comentários, o projecto do MCBA Mini Campeonato de Basquetebol, promovido pela Highplay, com o apoio da Câmara Municipal de Gaia, é um dos melhores exemplos do que acabo de dizer.

Estive no sábado passado em Gaia no “All Star Game” deste projecto que está no seu primeiro ano, e espero que seja o primeiro de muitos. Por solicitação da organização deste projecto dei, no início desta época duas acções de formação aos professores que estiveram ligados a esta iniciativa e logo nessa altura tive a oportunidade de dizer que estávamos perante um projecto único e um dos caminhos que o minibásquete deveria trilhar. Quem lê os meus artigos, sabe que defendo, que antes de qualquer outro problema, o maior inimigo da formação desportiva dá pelo nome de horários escolares. Os horários escolares são por um conjunto alargado de razões o maior óbice  à iniciação e formação desportiva neste país. Muitos dos outros problemas da formação desportiva resultam deste problema estrutural.

Neste projecto, e à semelhança do que se passa na vizinha Espanha, o minibásquete é fomentado e praticado no meio escolar. Desta forma, os pais, não tem que sair dos seus trabalhos irem a correr às escolas buscar os seus filhos para em horas tardias levarem-nos ao treino, num enorme dispêndio financeiro e de energias. Não tem que tratar das declarações médicas e existe toda uma racionalização dos recursos e meios.

Dar a conhecer o projecto do MCBA é um dos principais objectivos desta minha próxima série de artigos. Face à importância que esta iniciativa poderá assumir no panorama do desporto nacional, nos meus próximos artigos continuarei a falar deste projecto, com a certeza, que se este modelo singrar como diz um amigo da minha irmã: Nada será como dantes nem o futuro…

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária