Acreditar em pessoas
 
Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC DIRIGENTES ARTIGOS DIVERSOS Acreditar em pessoas

Acreditar em pessoas

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 12
FracoBom 

Acreditar em pessoasO projecto do MCBA é inspirado na iniciativa que a Federação Espanhola de Basquetebol está a realizar em parceria com a NBA em cidades como Madrid,

Barcelona ou Saragoça movimentando milhares de crianças, com a finalidade de num país com fortes tradições e grande expressão social fortalecer ainda mais a modalidade.

A ideia é organizar uma competição entre todas as escolas do 1º ciclo de escolaridade das respectivas cidades. A iniciativa destina-se a todas as crianças dos terceiros e quartos anos de escolaridade, correspondendo ao nosso escalão de Minis-10. Toda a prática treinos e jogos são fomentados nas escolas nos horários das actividades extracurriculares.

Já lá vão muitos anos, quando o amigo Jorge Faustino, excelente treinador de formação e com forte contributo na formação de jogadores como o Sérgio Ramos, Carlos Andrade e João Santos entre outros, me disse uma frase, que não mais esqueci: “Oh San Payo mais do que acreditar em projectos eu acredito em pessoas.” Na realidade os projectos podem ser bons, mas se não existirem as pessoas certas para os executar acabam de morrer de per si.

Hoje vou falar nalgumas pessoas que pensaram e que levaram este projecto nesta sua primeira época a bom termo. Tanto quanto me foi dado a perceber, neste projecto foram decisivos o Rui Dias, mentor deste projecto, que mobilizou o Mário Henriques e o António Alves da Associação Highplay a tornarem-se os grande impulsionadores deste projecto, ficando a coordenação no terreno a cabo do Nuno Sousa. Foram eles que pensaram, executaram e articularam com a câmara municipal e com os clubes de Gaia todo o processo deste projecto. Para eles os meus sinceros parabéns e que esta iniciativa singre, perdure e se expanda por muitos concelhos, seria a sorte grande do basquetebol.

No entanto não deixa no mínimo ser curioso, ou talvez não face às suspeições que existem de parte a parte, que seja uma entidade fora dos sistemas desportivos federado e escolar, que surja uma iniciativa que consegue minimamente articular os dois universos, o educativo e o federado.

 

Comentários 

 
+2 #1 Mário Henriques 11-05-2016 15:07
Obrigado San Payo pela referência ao MCBA, mais do que nós como pessoas que organizamos o que verdadeiramente interessa salvaguardar são as crianças e a oportunidade de criarmos experiências positivas onde o desporto e o basket estejam presentes. Estamos gratos por termos essa possibilidade, de podermos tocar um pouco em cada uma delas e quem sabe ajudá-las a crescer para além da necessidade de saberem fazer contas, conhecerem os verbos ou as estações do ano. Um forte abraço! Mário
Citar
 
 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária