Que diferenças?
 
Faixa publicitária

Que diferenças?

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 9
FracoBom 

Italia BaketballNum pais que acabou nos 10 primeiros lugares nos jogos olímpicos,  não existem coincidências relativamente ao sistema desportivo/escolar e o sucesso atingido no Rio de Janeiro.

Após  o primeiro mês de trabalho em Itália, começo a perceber a razão pelo qual este pais tem sucesso desportivo e acima de tudo uma cultura desportiva.

Sendo um pais do sul da Europa, identifico algumas parecenças com Portugal em alguns dos problemas mas o que é certo é que mesmo havendo parecenças estamos a anos de luz de termos uma cultura desportivo como a que aqui existe.

Tal como em Espanha ou nos Estados Unidos, Itália tem uma sistema escolar parecido em termos de horários (irei dedicar um artigo relativamente a este aspecto) o qual facilita e muito não só a prática desportiva como a qualidade do treino, qualidade da vida do atleta e sucesso académico/familiar/social.

O outro aspecto está relacionado com as infra-estruturas desportivas e a maneira como são usadas. Não existem dúvidas que em Portugal existem mais e melhores pavilhões agora do que à 20 anos atrás, o erro cometido foi o facto de estarem grande percentagem nas escolas e apenas disponíveis quando o agrupamento escolar permitir e/ou após o fecho da escola. Em Itália uma percentagem muito grande dos pavilhões são das “comunas” (câmaras municipais) o que facilita e muito a articulação com os clubes desportivos através de acordos ou cedências gratuitas.

O terceiro aspecto está relacionado com o modo como está construído a pirâmide do basquetebol federado italiano, desde os escalões de formação até aos seniores. Este aspecto é muito interessante e muito bem construído (sendo que terá certamente algumas falhas) e o qual irei dedicar vários artigos. Posso adiantar que ( com parecenças com o sistema norte americano) cada clube define se os seus escalões de formação jogam nos campeonatos regionais ou nacionais logo em Agosto aquando das inscrições, o que permite decidir algo importante para o futuro de um escalão em relação à qualidade dos atletas, ao orçamento do clube/escalão e aos passos a dar no futuro.

Existe uma ligação de gasto de dinheiro vs qualidade que se pretende competir, desde os escalões de formação (com a inscrição de cada escalão) à inscrição de jogadores seniores (em relação à inscrição de jogadores das diferentes divisões e sua formação).

A qualidade da prática desportiva e da sua cultura tem que estar directamente ligado à sociedade que está inserida, ao sistema escolar e aos objectivos que existem a médio longo prazo.

Estas são algumas das muitas diferenças que encontro, sendo que na próxima semana irei começar a desenvolver cada uma delas, começando pelo sistema escolar e a sua ligação directa com o desporto.

Nuno Tavares
+39 347 339 8969
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

Comentários 

 
+2 #1 Humberto Gomes 20-09-2016 19:02
Meu caro Nuno. Que lufada de ar fresco, com essas informações sobre a realidade desportiva, em geral, e basquetebolísti ca, em particular, de um País que não brinca em serviço - leia-se educação -. Porque, como diria Lourenço Filho : "A educação é uma ou não existe"!
Afinal, com inteligência e sensibilidade, os italianos são capazes de ter ideias, que têm feito acontecer projetos e chegar a uma determinada identidade, naturalmente emprestando um notável serviço à sociedade e valorizando o elemento fundamental do jogo : O atleta !
As tais "coisas" da cultura desportiva !
Vai debitando mais e mais informação, porque algum dia os tomates deixarão de ser verdes e, tenhamos fé, passarão a ser vermelhos. Porque, o vermelho da vergonha talvez possibilite operar milagres.
Aquele abraço.
Citar
 
 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária