Basquete mata basquete
 
Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC DIRIGENTES ARTIGOS DIVERSOS Basquete mata basquete

Basquete mata basquete

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 18
FracoBom 

San Payo AraújoQuem sabe onde fica Ancêde, quem sabe onde fica Entradas, quem sabe onde fica o Casal da Marra? São aldeias do nosso país, uma a norte, outra a sul e outra ao centro, onde já existiram clubes com equipas de minibásquete.

Nas funções que exerci na federação percorri o país inteiro de norte a sul e ilhas e estive nessas aldeias a promover o minibásquete e posso informar onde ficam. Ancêde fica no concelho de Baião no distrito do Porto, Casal do Marra fica no concelho da Batalha no distrito de Leiria e Entradas fica no concelho de Castro Verde no distrito de Beja.

Outras aldeias e mesmo sedes de concelho poderia eu aqui evocar, que nos 16 anos como director técnico e de esforço de divulgação da modalidade, chegaram a ter minibásquete. Nesses lugares o minibásquete surgiu e nalguns casos ainda teve alguns anos de duração, mas depois extinguiu-se. Conforme prometido no artigo a “Comparação impossível”, volto ao desafio que me foi lançado pelo amigo Jorge Adelino de estimular o surgimento de um núcleo de minibásquete por cada concelho do país.

Perceber as causas deste fenómeno ajuda, caso haja vontade política, a solucionar esta situação. A pergunta que fica no ar é: Porque é que depois de lançada a semente e surgimento da planta ,esta morre? Múltiplas são as causas deste fenómeno, mas há uma delas que a meu ver tem de ser imputada à própria modalidade. É por assim dizer o próprio basquetebol a matar o basquetebol.

Explicito a minha afirmação com um exemplo de muitos outros que poderia apresentar. Conheço de perto o entusiamo que amigos como o Rangel ou o Timóteo Pfumo e outros fazem para manter vivo o basquetebol na região de Grândola, Santiago do Cacém ou mesmo Sines. Contudo este esforço quase épico tem de resistir a duas lógicas de clubes completamente diferentes.

É natural que, por exemplo o CAB de Grândola, pertencendo à Associação de Basquetebol de Setúbal queira jogar com os clubes da sua Associação. Contudo como estes estão centrados na península de Setúbal, representa para estes um esforço financeiro e organizativo ir jogar a mais de 100 km de distância, pelo que de uma forma mais ou menos disfarçada vão ostracizando o CAB de Grândola e outros clubes que vão surgindo nesta região. O argumento de um lado é, necessitamos de jogar para evoluir, o argumento do lado oposto é porque é que vamos fazer uma distância tão grande para ir, como já ouvi dizer, “bater em mortos”.

E assim muitos destes clubes se ainda não estão mortos, acabam mesmo por morrer.

 

Comentários 

 
+1 #3 San Payo Araújo 21-11-2016 19:31
Caro Pedro Figueiredo

Venho por este meio agradecer o seu comentário e aproveito para relembrar que o PB tenta sempre divulgar os bons exemplos e o exemplo do Cerca não nos é desconhecido. Se procurar nos 50 anos do minibásquete encontra um artigo intitulado Ilha de nobreza com um depoimento do Paulo Matos. a falar sobre o Cerca. Contudo ainda bem que relembrou este exemplo porque relembrar os bons exemplos nunca é demais.
Citar
 
 
+2 #2 Pedro Figueiredo 18-11-2016 15:49
Em concelhos e distritos fortes do basquetebol, como são Anadia/Aveiro, existe um pequeno milagre numa aldeia "serrana" que nem sequer é sede de freguesia... Chama-se "Cerca", pertence à freguesia de Avelãs de Cima e têm uma escolinha de minibasquete... Fazem um grande trabalho social, que muitas vezes é desvalorizado, e têm fornecido atletas nos escalões de formação ao Anadia e ao Sangalhos... Ah... e não têm pavilhão, treinam ao ar livre.
Citar
 
 
+4 #1 Humberto Gomes 15-11-2016 14:08
Companheiro San Payo.
Vezes quantas, perante não poucas infelizmências que têm, como dizes, contribuído - é a nossa opinião ! - para que o basquete mate o basquete, não te terá já apetecido dizer : adeus, até um dia destes...
Mas não fizeste, San Payo ! E não farás, porque és um lutador, um homem de convicções na defesa de uma causa. Coisa rara nos nossos dias, em que o que mais se vê é andar-se ao sabor das conveniências...
Quem se lembra de há um bom par de anos, na presidência da FPB, ter estado um Senhor que dava pelo nome de Albano Fernandes - Paz à sua alma ! - que semanalmente desenvolvia, aos microfones da Antena 1, uma crónica : "Vamos todos praticar basquetebol" ? Com assinaláveis resultados práticos !
Porque, a propósito, que será feito das conclusões extraídas do Forum "Basquetebol Primeiro" - Coimbra, Julho/2015?
É que não planear ou planear mal, corresponderá irremediávelmen te a planear o ...fracasso !
Temos o que merecemos?!
Citar
 
 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária