Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC DIRIGENTES ARTIGOS DIVERSOS Um time out mudou tudo

Um time out mudou tudo

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 4
FracoBom 

Humberto GomesÉ verdade! Havíamos anunciado para hoje: "Um não determinado aos "fora da lei", mas um comentário/conselho de Carlos Bio, mudou tudo.

"Humberto, estou 100% de acordo. Admiro a tua continuidade de alertas, mas fico com a dúvida sobre se os mais novos e alguns responsáveis de coordenação, te irão ouvir".

Assim se expressou o Bio, comentando o anterior artigo, publicado a 10 do corrente mês: "A competência, as decisões e a política". Pela consideração e amizade que nutro pelo meu companheiro - sempre são mais de quatro dezenas de ano a lutarmos por uma causa, mais concretamente desde que em 1999 foi criada e integrámos a RNCZFormação, na dependência da FPB/ENB -;  respirámos fundo, refletimos e solicitámos um time out, que determinou, por ora, a mudança de estratégia.

Iremos deixar espaço à "Roda Livre", até porque ninguém fará mudar ninguém. Só mudará quem o desejar ou, no mínimo, o aceitar!

E neste ciclo de "ensaios", cerca de duas dezenas, em que temos estado envolvidos, produzindo muita recolha de dados e alguma investigação, face à realidade que nos cerca, com maior empenhamento a partir do convite que a FPB nos endereçou para apresentarmos uma comunicação, em Coimbra - Julho/2015 -, no Forum "Basquetebol Primeiro", a que viríamos intitular de: "Valorizar o jogador e o nível da prática do jogo".

Somos, agora, levados a concluir que se será sempre bom não perdermos tempo, não menos o será, face às circunstâncias, não termos pressa.

A "roda livre", que se vai observando sem rumo e mediação à vista - os tais constrangimentos... a que nos temos vindo a referir -, trilhará o caminho que achar conveniente. Pena se acabar por influenciar negativamente o elemento fundamental do jogo: o atleta.

Afinal, de todo inquestionável, ganhar ou perder é o simples resultado de um jogo, de uma competição, enquanto sucesso e fracasso não dependem disso.
Resta-nos, como preito de profunda gratidão, a que se deverá sempre associar um vínculo de grande compromisso, continuarmos "alinharmos" a dois mestres - porque sábios!

Um, Manuel Sérgio, quando nos transmite: "Não é possível pensar o desporto sem um quadro de valores. Ser pessoa e agir como tal implica as referências a valores, incluindo os valores morais".

O outro, Jorge Araújo, quando nos responsabiliza: "...Não há pensamento do desporto, fora e independentemente da realidade humana que o faz e que o envolve. Antes da técnica e da tática, do treino e da competição, exige-se um saber que não seja apenas um saber físico-técnico-tático do desporto..."

Continuaremos atentos à realidade. Quanto a nós, "Roda Livre" terá oportunidade de "prestar contas" na próxima Festa do Basquetebol - Páscoa de 2017.

Até lá cumpriremos o "trabalho de casa" - no terreno -, na incessante procura de mais e melhor conhecimento, alicerçado em mais esta sublime mensagem de mestre - porque sábio! - Manuel Sérgio : "Hoje, conhecimento e informação com eficácia, é teoria que a prática confirma a sua utilidade".

Regressaremos, continuando a "ir a jogo" - o chefe Ivan bem o merece! -, a 8 de Dezembro, não com "Roda"..., mas com "Tema Livre".

Até lá, e bom Basket!

 

 


Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária