A estrutura do campeonato
 
Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC TREINADORES CANTO DO TREINADOR ARTIGOS DE OPINIÃO A estrutura do campeonato

A estrutura do campeonato

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 4
FracoBom 

Nuno TavaresO modo como os campeonatos de formação devem estar construídos, deverão servir para conciliar a vida do jovem atleta nas diferentes vertentes da sua vida:

família, escola, vida social e desporto. Já tinha passado por esta experiência nos Estados Unidos e volto a passar pela mesma em Itália, ou seja, os jogos de formação realizarem-se durante a semana e não ao fim de semana.

Só vejo benefícios com esta medida, no sentido que serve o interesse de todos os intervenientes, mas vamos por partes.

Para a entidade gere os campeonatos, FPB/associações, facilita no sentido que terá mais dias para distribuir os jogos, passando de 3 dias (sexta, sábado e domingo) para os 7 dias da semana. Com isto, a FPB/Associações conseguem conjugar os calendário de uma forma mais uniforme e, caso seja necessário, realizar mais que um jogo por semana.

Para os clubes iria facilitar, especialmente, a distribuição dos seus jogos em casa, dos diferentes escalões, sendo que cada jogo dura, mais ou menos, o mesmo tempo de um treino, em termos de horário semanal não iria fazer uma grande diferença. Mas poderia surgir uma pergunta: os clubes passariam, em algumas vezes, passar de 3 treinos por semana e 1 jogo, para 2 treinos por semana e 1 jogo? Possivelmente poderia acontecer mas muitas vezes, em vez de treinar mais é preferível treinar melhor.

Para os árbitros seria uma medida bastante positiva pois, tal como para a FPB/associação, teriam um maior número de dias para distribuir os jogos, logo mais jogos com árbitros.

Para os atletas, a principal figura do jogo, iria ter um impacto grande na sua vida. No seu horário nada mudaria, pois a hora do jogo será na mesma hora do treino, logo não iria mudar a sua agenda semanal. Ficaria com o fim de semana livre (ou mais livre) para dedicar-se à família ou outras actividades. Para os pais também iria ajudar a facilitar a sua agenda semanal, não sobrecarregando o fim de semana com viagens e jogos.

Parece uma medida radical mas, se pensarmos bem, não mudaria muito a vida de um clube pois este já tem os horário definido no inicio da época. O importante será sempre pensar no jogador como a figura principal do jogo, fazendo tudo à sua volta mais “confortável” de modo a que este possa evoluir.

Pensar no jogador como a figura central, seria um passo bastante importante para a evolução do jogo, em Portugal. Com isto, não digo que não se pensa, mas muitas das medidas levam-me a crer o contrário.

Horários, presença de árbitros em todos os jogos de formação, melhor formação para os treinadores, mais investimento nas estruturas desportivas, são algumas, das muitas medidas que ajudariam a que o atleta pudesse sair mais valorizado.

Nuno Tavares
+39 347 339 8969
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar
ISY

 

Comentários 

 
0 #2 Nuno Tavares 05-12-2016 12:02
Pedro Martins,

Obrigado pelo comentário e realmente o jogo demora um pouco mais que um treino, mas como todos os escalões teriam que abdicar de um pouco de um dos seus treinos para um jogo de outro escalão, penso que a medida iria compensar em muito a modalidade.
Até porque em Itália (tal como em Portugal) estão definidos os dias para os diferentes escalões a diferença é que falamos de 7 dias da semana, aqui, em confronto com 3 dias, em Portugal.
Pessoalmente penso que iria resolver numa percentagem enorme o problema de falta de árbitros pois, pela experiência que tive de 3 anos em Lisboa, aos dias de semana os jogos tinham sempre arbitragem.
Abraço
Citar
 
 
+1 #1 Pedro Martins 05-12-2016 09:49
Um jogo demora muito mais que um treino. Entre palestra, aquecimento e jogo, estamos a falar de 2h30 no minimo. Os treinos demoram 1h30, 2h no máximo.
Mas era uma excelente ideia se houvesse espaço para jogos e treinos das restantes equipas
Citar
 
 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária