Ninguém fica a ganhar…
 
Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC DIRIGENTES ARTIGOS DIVERSOS Ninguém fica a ganhar…

Ninguém fica a ganhar…

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 15
FracoBom 

San Payo AraújoA natureza ensina-nos que há situações de simbiose ou mutualismo em que ambas as partes tiram proveito da relação existente. É uma relação mutuamente vantajosa entre dois organismos vivos como é por exemplo a polinização das flores através das abelhas.

É aquilo que os americanos chamam a “Win and win situation”.

Não sou grande utilizador ou frequentador do facebook, a não ser para dar os parabéns aos meus amigos, mas por mero acaso já lá vai mais de um mês li um comentário do amigo Adelino Rodrigues no facebook, em que referia, que para haver um jogo de basquete, nada mais é necessário, do que haver um campo com cestos, uma bola e jogadores. Nem os treinadores, nem os árbitros, nem os dirigentes são essenciais. Contudo se nos ficássemos por aqui o jogo não teria evoluído da forma que evoluiu, logo os outros intervenientes não são essenciais, mas são inevitavelmente importantes para o crescimento e desenvolvimento do jogo. Não o fiz na altura, pois não quis contribuir para a confusão, que se levantou nesse momento, mas não me passou desapercebido. Vem estas considerações a propósito de torneios organizados na época do Natal sem árbitros. Esta não é seguramente uma situação de simbiose ou mutualismo, esta é uma situação em que todos ficamos a perder.

A Associação promotora dos eventos fica a perder pois organizar torneios sem árbitros não é seguramente bom nem para a sua imagem, nem para a imagem duma modalidade que todos dizemos abertamente gostar. Os treinadores ficam a perder, pois não se podem concentrar do mesmo modo no decorrer do jogo. O jogo fica a perder, pois não terá seguramente a mesma fluência. O publico fica a perder pois o jogo dificilmente terá a mesma qualidade. Os árbitros ficam a perder, porque dão uma imagem, não sei se certa ou errada, mas que estão mais mobilizados noutros interesses, do que propriamente no desenvolvimento da modalidade. Não sei, quais foram os motivos ou culpas das ausências, mas sei que os principais protagonistas, passe a redundância, e razão de ser da modalidade, os praticantes, foram esquecidos e os principais prejudicados. Será que os seres humanos não conseguem aprender com os bons exemplos da natureza?

Felizmente nas fases finais que presenciei, e a dos Sub-14 masculinos teve uma organização fantástica, tenho assistido a bons trabalhos das equipas de arbitragens, todas sem polémicas de maior, está de parabéns o basquetebol e todos ficamos a ganhar.

 

Comentários 

 
+1 #2 Pedro Martins 31-01-2017 14:49
Torneios de Natal sem árbitros? Já só peço jogos oficiais de sub14 com árbitros.
Citar
 
 
+1 #1 João Pires 31-01-2017 14:10
Para pensar:
Desde o início da época só o prazer de ter árbitros num jogo ( estamos em Fevereiro).
Citar
 
 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária