Join the Game 2017
 
Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC DIRIGENTES ARTIGOS DIVERSOS Join the Game 2017

Join the Game 2017

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 2
FracoBom 

altJOIN THE GAME, o torneio nacional de 3x3 sempre muito esperado pelos jovens praticantes italiano, organizado pela federação italiana de basquetebol, em colaboração com vários patrocinadores nacionais, conta já com 15 edições.

Começou o JOIN THE GAME por toda a Itália e, colaborando com o sector juvenil, marquei presença para perceber melhor que torneio é este que desde Setembro oiço falar.

A federação italiana de basquetebol tem os seus objectivos muito bem definidos, aumentar cada vez mais a sua base, ou seja, os escalões de formação. Num artigo passado sobre o minibasquete, já tinha dado conta que em Itália, existem cerca de 200 mil praticantes entre o 8 e os 12 anos. Iniciativas, em parceria com a Disney, através da agenda anual para a escola, são algumas importantes neste escalão.

Chegamos assim ao JOIN THE GAME. Este torneio nacional de 3x3, de total responsabilidade da federação italiana de basquetebol, destina-se apenas aos escalões de sub13 e sub14, masculino e feminino. Com isto, a federação italiana continua muito activamente a proporcionar  experiências que vinculam os jovens destas idades à modalidade.

O torneio joga-se em 3 fases, providencial, regional e nacional. Na primeira fase, as regiões são divididas pelas várias províncias, sendo que os clubes de cada província podem inscrever o número de equipas que desejarem, dentro de cada escalão, em equipas de 3 ou 4 jogadores. As várias equipas concentram-se num pavilhão durante uma manhã toda, divididas em grupos de 4 ou 5, jogam todas contra todas. Os vencedores passam para a fase regional e posteriormente para a nacional.

Na região de Marche existem mais de 200 equipas de sub13 e sub14, o que faz com que este torneio seja um dos eventos mais esperados pelos jovem.

O que mais me deixou interessado foram pequenos pormenores deste torneio, começando logo pelo facto que é proibido pais, treinadores ou acompanhantes adultos dentro do terreno de jogo. Os atletas são totalmente livres para jogarem como decidirem, dando-se completa liberdade ao jogo informal, ao erro sem que seja corrigido por um adulto, à interacção livre entre os jovens.

Outros dos pontos interessantes é o facto deste torneio ter num dos seus patrocinadores, a academia americana IMG. Este academia oferece, ao MVP do torneio masculino e feminino, a presença na sua academia totalmente gratuita. Este pequena motivação faz com que os jovens tenham outro tipo de ambição, fazendo que encarem o torneio de uma maneira muito mais focada e atenta.

Estes tipos de iniciativas fazem com que os jovens se fixem mais à modalidade, interagindo com vários jovens da sua idade.

Em Portugal tempo algo parecido, através das escolas/federação, no entanto penso que este formato abrange mais os atletas da modalidade, integrando mais o clubes e fazendo com que a federação tenha um contacto mais com os jovens atletas.

Nuno Tavares
+39 347 339 8969
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar
ISY

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária