Por detrás da ação
 
Faixa publicitária

Por detrás da ação

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 4
FracoBom 

altCada vez mais, o jogo evolui ao mesmo tempo que os processos de treino, as qualidades físicas. Toda a envolvência à volta evolui também, logo, encontrar soluções táticas diferentes é essencial.

Com o passar dos anos, dou por mim a estudar o jogo em situações que nunca pensei e acho que isso se deve à intensa exposição a que sou sujeito aqui. Essa exposição dá-me duas alternativas: ou não acompanho o ritmo e a intensidade e fico cada vez mais “perdido” ou, todos os dias, sou “obrigado” a dedicar horas a estudar o jogo de modo a tentar estar sempre o mais preparado possível.

Sendo assim, um dos conceitos que tenho andado a estudar com mais atenção é a “ação por detrás da ação principal”. Tal como num jogo de snooker, quando jogamos diretamente a uma bola estamos sempre a pensar onde colocar a bola branca na próxima jogada, ou seja, embora estejamos a centrar a nossa ação no objetivo imediatamente à nossa frente, estamos também a pensar numa segunda ação (onde é que a bola branca irá ficar melhor colocada para a próxima tacada).

O conceito para o basket é o mesmo, mas com uma pequena diferença. No basket, a ação principal é apenas um “disfarce” para o principal objetivo: a ação que está a decorrer por detrás daquela que a bola está envolvida.

O exemplo que irei dar a seguir tem como objetivo colocar a bola no jogador 5, numa posição o mais próxima possível do cesto. Iremos então “disfarçar” este objetivo com uma primeira ação e a meio desta primeira ação começamos a trabalhar o nosso verdadeiro objetivo, aplicando o conceito “ a ação por detrás da ação”.


Pode ver o artigo "Por detrás da ação" em pdf, aqui.
Para ler o artigo precisa de Adobe Reader.
Pode fazer o download de programa aqui.

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária