Estruturação do Minibasket – parte 1
 
Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC TREINADORES CANTO DO TREINADOR MINIBASKET-ARTIGOS Estruturação do Minibasket – parte 1

Estruturação do Minibasket – parte 1

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 5
FracoBom 

MinibasqueteO Minibasket em Itália é uma das prioridades da Federação Italiana de Basquetebol, com um trajeto que já começou há mais de 30 anos e que faz com que, neste momento, já existam, registrados,

mais de 200 mil praticantes neste escalão.

Claramente que o basquetebol em Itália faz parte da cultura desportiva deste povo, durante anos e anos tiveram equipas que na Europa chegaram sempre a finais de Euroliga, ganhando-as, muitas vezes.

Para chegar a este patamar, o basquetebol, em geral, tem que atingir um nível de excelência. Tudo começa pela base, o minibasket.

Uma das coisas que mais me motiva e fascina em trabalhar fora do pais é poder absorver uma série de informação, à qual sou exposto, partilhá-la e retirar daí as minhas próprias conclusões.

Não só através do clube mas também através de diferentes contactos que vou construindo, tenho acesso a documentos importantes da estruturação da modalidade e, através dos artigos do Planeta Basket, tenho sempre partilhado estas minhas experiências.

O minibasket, em Itália, é organizado por uma comissão nacional que divide tarefas entre os clubes federados e a atividade nas escolas (sim nas escolas a federação faz um trabalho a fundo, o que seria uma excelente ideia para o nosso país), que, por sua vez, delega às diferentes províncias italianas.

Sendo assim, hoje irei apresentar os conteúdos técnicos e a estruturação do minibasket em Itália, para as diferentes idades e o que eles denominam como as normas gerais para cada categoria:

Atletas nascidos em 2010/2011/2012

Para esta categoria, a atividade proposta é organizada pelo delegado de cada província, de acordo com o Staff Técnico Regional e Comissário Regional de Minibasket e das Escolas. Os atletas deverão participar nas festas do minibasket da federação que são agendadas durante o ano desportivo.

Nestas atividades, os atletas deverão começar a ser introduzidos nas noções de jogo, jogos em diferentes estações técnicas, jogos de tiro e drible e jogos de 2x2 aplicando o regulamento denominado de “easybasket”, sem nenhuma forma de competição. As equipas podem ser masculinas, femininas ou mistas e não se deverá fazer classificação final.

NÃO SÃO AUTORIZADAS OUTRAS FORMAS DE ACTIVIDADE PELOS CLUBES SEM SER AS ACIMA DESCRITAS. Caso aconteça, os clubes serão penalizados.

Atletas nascidos em 2009/2010/2011

Para esta categoria está prevista a organização de um Troféu Provincial de Minibasket Não competitivo e NÃO TEM CLASSIFICAÇÃO FINAL.

A atividade feita deverá ser a seguinte:

Jogos de 3x3 sprint (explicarei noutro artigo semanal em que consistem)

a) Todo o campo com as dimensões reduzidas (máxima dimensão 22 m);
b) Todo o campo com as dimensões reduzidas (máxima dimensão 22 m) com jogos de lançamento, drible e passes.

Atividade alternativa mas para ser menos utilizada (utilizar apenas caso não esteja disponível um campo com as dimensões acima descritas ou se não houver cestos amovíveis) - Jogos de 4x4.

a) Todo o campo, em campos de dimensões normais;
b) Todo o campo, em campos de dimensões normais com jogos dentro do modelo proposto (explicarei noutro artigo semanal) e com pontuação registada.

Caso exista apenas campos com menos de 22 metros, obrigatório apenas fazer partidas e jogos de 3x3.

Para registo de toda a atividade, o centro provincial deverá usar o modelo informático dado pela federação.

Atletas nascidos em 2007/2008/2009

Para esta categoria, está prevista a organização de um Troféu Provincial de Minibasket Competivivo e Não competitivo.

Atividade prevista:

Jogos e Torneios de 3x3 sprint (quando começa a época desportiva)

a) Todo o campo com as dimensões reduzidas (máxima dimensão 22 m);
b) Todo o campo com as dimensões reduzidas (máxima dimensão 22 m) com jogos de lançamento, drible e passes.

Jogos e Torneios de 4x4

a) Todo o campo, em campos de dimensões normais;
b) Todo o campo, em campos de dimensões normais com jogos dentro do modelo proposto (explicarei noutro artigo semanal) e com pontuação registrada.

Obrigatório que o 3x3 sprint seja praticado num campo com comprimento inferior a 24 metros.

A atividade proposta será organizada pelo Delegado Provincial de Minibasket, de acordo com o Staff Técnico Regional e a Comissão Regional de Minibasket e Escolas, de modo a que possam chegar a um acordo de jogar 1 volta ou 2 voltas, adicionando 3 a 4 torneios gerais de minibasket na província.

Para o Troféu Provincial de Minibasket Competitivo e Não competitivo NÃO SE PODEM FAZER FINAIS DA PROVINCIA.

As partidas deverão ter presença obrigatória de árbitros de Minibasket.

Atividade Não Competitiva

A atividade não competitiva do Troféu de Minibasket deverá ter jogos de 3x3 e 4x4, sem classificação final e dentro do regulamento definido. Esta atividade deverá obedecer a uma divisão de qualidade dos jogadores de cada equipa, de modo a que seja heterogénea.

Atividade Competitiva

A atividade competitiva do Troféu de Minibasket deve realizar-se com partidas de 4x4 (ou 3x3 sprint), com a supervisão do centro nacional de minibasket (representado), com uma qualificação final, obedecendo ao critério proposto para o desenvolvimento deste escalão, de modo a que exista uma evolução clara dos atletas e não um grande desequilíbrio. É importante que a supervisão do centro nacional atue de modo a que as equipas apresentem o maior equilíbrio possível para estas idades.

É feita uma primeira fase de classificação só com 1 volta, e uma segunda fase, agrupando as equipas em relação à classificação da primeira fase.

Importante que a fase final competitiva deva obedecer à classificação da primeira fase, de modo a que as melhores equipas possam competir entre si. Esta segunda fase terá 2 voltas.

Na parte 2 do próximo artigo de minibasket, irei apresentar as atividades propostas para as restantes idades (nascidos em 2006/2007 tanto masculinos como femininos).

No entanto, quero deixar algumas observações sobre esta primeira parte:

  • O facto interessante de que existe, no seio da federação não só uma parte para o minibasket federado como uma outra exclusiva ao trabalho direto com as escolas primárias;
  • Existe um plano de atividades para todos os clubes e competições com supervisão das diferentes comissões regionais;
  • Que se divide as atividades em atividades competitivas e não competitivas.

Nuno Tavares
+351 968 341 414
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar
M&M
 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária