1996 – Troféu RTP
 
Faixa publicitária
Localização: HOME LENDAS ABL 90 ANOS 1996 – Troféu RTP

1996 – Troféu RTP

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 1
FracoBom 

1996 – Troféu RTPHoje em dia, desde o surgimento da FIBA Europa, o contacto internacional a nível das selecções jovens aumentou substancialmente. Na década de noventa muito do contacto internacional para os mais jovens

era assegurado por torneios, realizados na região de Lisboa, nos concelhos da Amadora e de Vila Franca de Xira. A nível sénior, nesta década, tiveram grande prestígio os torneios RTP. Realizado sempre no final do ano, perto do Natal, o Torneio RTP teve o seu início em Braga em 1988 e a sua última edição decorreu em Paços de Ferreira em 2001. Entre 1988 e 2001 este torneio teve quatro edições, que foram organizadas na área de jurisdição da Associação de Basquetebol de Lisboa: Em 1993 em Queluz, em 1996 em Loures, em 1998 no Estoril e em 2000 na cidade de Lisboa.

Em 1993 em Queluz a selecção ficou em segundo lugar logo a seguir à selecção de Angola. Em 1996 participar a selecção nacional treinada por Alfredo Almeida, tendo como adjuntos José Salgueiro e Artur Lima venceu a 9ª edição do Troféu RTP. A selecção nacional era composta pelos seguintes jogadores:  Luis Silva, Paulo Pinto, Pedro Miguel, Nuno Marçal, Rui Santos, Carlos Seixas, José Costa, Raúl Santos, Paulo Simão, Anastácio Sami, Steve Rocha e Luis Machado. Os resultados foram os seguintes:

  • Portugal 92 x 67 Sparta de Praga
  • Portugal 97 x 92 Portugal Telecom
  • Portugal 105 x 85 Playboy Leopards

Neste ano se não fosse o Benfica vencer a Taça de Portugal e a Supertaça a Associação de Basquetebol de Lisboa não teria nenhum clube com títulos nacionais.

Supertaça, pois em Setembro de 1998 o Estrelas foi derrotado pelo Benfica no Pavilhão dos Salesianos do Estoril por 72 -64. Neste ano os clubes da ABL não obtiveram nenhum título nos escalões de formação masculino e feminino. E longe do domínio no feminino na década de 80 o único título dos clubes de Lisboa foi a vitória do Algés no campeonato nacional da 2ª Divisão feminina.

 

 


Facebook Fronte Page

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária