Defesa 2 x 1
 
Faixa publicitária

Defesa 2 x 1

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 11
FracoBom 

Defesa 2 x 1O basquetebol como qualquer actividade humana também está sujeito a modas. Na minha longa vida na modalidade, já assisti a muitas modas. A título de exemplo, lembro-me que quando tirei o grau 1, à época Curso de Treinadores Estagiários era impensável,

não sabermos em termos de defesa do poste a passagem Sandro Gamba. Muitos outros seriam os exemplos que poderia dar, mas fico-me por aqui. Hoje quero abordar o tema da defesa 2 x 1 no minibásquete, quando e porquê utilizá-la.

Actualmente, tenho verificado que está na moda, no escalão dos Mini-12 a utilização do 2 x 1 em termos defensivos. Até ao momento ainda não vi nenhuma situação, em que o conhecimento dos praticantes duma equipa, os pressupostos e requisitos para utilizar o 2 x 1 estivessem de tal modo consolidados, que justificassem a utilização deste argumento defensivo.

Então o que leva os treinadores de minibásquete a utilizarem o 2 x 1? Não vou responder directamente a esta pergunta, mas o que tenho verificado é que este argumento defensivo é fundamentalmente utilizado em jogos em que uma equipa é francamente superior ao adversário, quer do ponto de vista físico, quer do ponto de vista técnico. Quando o jogo é equilibrado ou a outra equipa é mais forte, normalmente, desaparece a defesa de 2 x 1.

O que tenho observado é a utilização do 2 x 1 duma forma profundamente mecânica e condicionadora das leituras defensivas. Penso que antes de ensinarmos o 2 x1 devemos ensinar os nossos jovens a compreenderem e saberem responder aos desequilíbrios defensivos. O meu último artigo e o próximo que publicarei para a semana que vem vão nesse sentido. O ensino e aprendizagem das leituras defensivas devem ser feitos passo a passo e não em função de conseguirmos esmagar os adversários.

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária