Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC JOGADORES ARTIGOS DIVERSOS Nunca te arrependas

Nunca te arrependas

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 36
FracoBom 

altNão conheço o Afonso Candeias pessoalmente. Contudo, já o vi jogar diversas vezes, nomeadamente quando ainda era Mini-12 nas Festas do Minibásquete em 2014. Não pude estar presente em Albufeira,

mas de tudo o que ouvi e me relataram, há um facto que pela sua elevação e dignidade, me motivou a escrever este artigo. Pelo que me foi relatado por mais do que uma pessoa, já no prolongamento da final de Sub-16 entre Lisboa e Porto, ainda com tudo por decidir, perante uma indecisão dos árbitros a quem pertencia uma bola fora, o Candeias prontamente deu a conhecer que tinha sido o último a tocar na bola e que esta pertencia à selecção do Porto.

Agora que por necessidade dos tempos em que vivemos, tanto se fala em “fair-play” o Afonso Candeias deu uma enorme lição de ética a todos presentes no pavilhão. Ao contrário de outros, que consideram que tudo podem fazer para vencer jogos, como pressionar árbitros a tomarem decisões erradas, simular que foi sem querer, a água derramada para dentro do campo para interromper jogos, apagar luzes do pavilhão, criar climas de intimidação, o que não faltam são histórias destas na modalidade, o jovem Candeias foi um verdadeiro senhor. Os que criticaram a atitude do Candeias, se tiverem um mínimo de coerência nunca poderão, quando perdem, queixar-se dos erros da arbitragem, pois o que queriam era que o árbitro errasse.

alt

O Candeias nunca se deu por vencido, deu dentro do campo, deu verdadeiramente tudo de si para vencer, mas nunca o quis fazer com vantagens ilícitas. São para Candeias as minhas palavras finais: Outros até poderão ter dado tanto como tu, mas certamente ninguém se pode gabar ter dado mais ou ter sofrido mais com a derrota. Nunca te arrependas do que fizeste. As lágrimas amargas, que choraste no final do jogo; tenho a certeza, que rapidamente se transformaram em lágrimas de um imenso orgulho, que toda a tua família e teus amigos têm por seres quem és. Quem como tu pratica com tanta ética, a modalidade da sua paixão, pelo exemplo que deste, ganha mesmo quando perde.

 

Comentários 

 
+3 #2 Luis Morais 19-04-2018 10:52
São estes valores que tento incutir no meu filho!
Citar
 
 
+6 #1 Humberto Gomes 17-04-2018 12:36
Meu caro SanPayo. Felicitar-te por, na oportunidade e em função de um atitude nobre, trazeres ao nosso conhecimento, o gesto do Afonso Candeias. Na prática desportiva, como na vida, corporizar valores éticos fundamentais como : justiça, liberdade, responsabilidad e, definem a nobreza do carácter dos seus autores de que, como muito bem referes, se poderão orgulhar a família e os seus amigos. E ele próprio, porque mesmo perdendo o jogo, ganhou na admiração de quantos consideram que é-se ídolo, quando se ensina sendo. Como tu, campeão, Afonso Candeias !!!
Citar
 
 


Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária