O treinador e as suas circunstâncias
 
Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC TREINADORES CANTO DO TREINADOR ARTIGOS DE OPINIÃO O treinador e as suas circunstâncias

O treinador e as suas circunstâncias

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 22
FracoBom 

Jose Ortega y GassetPassada a euforia duma vitória é momento de reflectir sobre o que esteve a montante desse êxito, que condições proporcionaram esse sucesso.

Certamente que haverá mais razões directas e indirectas para além das que irei mencionar, quer hoje quer no próximo artigo, e que poderão enriquecer a minha reflexão.

Para quem está atento ao que se passa no minibásquete, não fica assim tão surpreendido pela vitória do Algarve nas últimas Festas do Basquetebol Juvenil em Albufeira. Sei bem do empenho que o João Lima, ex-director técnico da AB Algarve teve para conseguir levar a selecção do Algarve às Festas do Minibásquete em Paços de Ferreira. O Algarve não aderiu de início a este evento, mas assim que passou a participar nas Festas do Minibásquete, verificou-se uma melhoria das suas prestações ano após ano e vários dos jovens que este ano representaram a selecção do Algarve de Sub-14 passaram por Paços de Ferreira.

Por detrás dessa melhoria estão certamente os treinadores de minibásquete. Como já várias vezes referi, atrás do sucesso duma equipa de Sub-14, estão treinadores que a montante fizeram um bom trabalho. Contudo por razões culturais este trabalho raramente é reconhecido, porque embora seja o mais difícil, cativar, captar e fidelizar crianças à modalidade, o que socialmente é reconhecido é vencer uma competição, nem que seja o ridículo campeonato das traseiras da nossa casa e o mimetismo bacoco de se poder levantar um “caneco”.

Parafraseando Ortega y Gasset, “o treinador é o treinador e as suas circunstâncias” e no Algarve houve circunstâncias directas e indirectas que certamente contribuíram para o este êxito digno de realce e que para a semana irei enumerar.

 

Comentários 

 
+4 #2 João Lima 23-05-2018 12:17
No que se refere ao tema, tenho a certeza e convicção que o momento de viragem do Minibasquete no Algarve foi a partir do momento em que a AB Algarve começou a participar nas Festas do Minibasquete. É com muita satisfação que neste momento verifico que o Algarve têm uma das melhores (senão a melhor) e maiores dinâmicas de Minibasquete em Portugal (participação em convívios e torneios dos clubes da região fora da mesma e no estrangeiro, o Clinic de Minibasquete do Imortal BC, a organização de diversos torneios de âmbito nacional e internacional).
Agora, resta aproveitar esta dinâmica e orientar para escalões superiores, demonstrando que o investimento no Minibasquete é o caminho a seguir por todos, sem exceção.
Citar
 
 
+3 #1 João Lima 23-05-2018 12:03
Caro San Payo.
Antes de mais queria agradecer a referência à minha pessoa relativamente ao empenho para que mais uma associação pudesse participar pela primeira vez nas Festas do Minibasquete. No entanto quero referir que apenas foi possível essa participação com o empenho e disponibilidade dos jovens, dos seus pais e encarregados de educação, treinadores e à direção da AB Algarve, nomeadamente a sua presidente.
Citar
 
 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária