Quase 10 anos depois
 
Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC TREINADORES ENTREVISTAS Quase 10 anos depois

Quase 10 anos depois

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 17
FracoBom 

Quase 10 anos depoisPor todo o seu trabalho em prol do minibásquete, nomeadamente na organização do Clinic Internacional de Minibásquete, o Amândio Amorim do Imortal foi muito justificadamente convidado a estar presente em Matosinhos na Convenção Europeia do Minibásquete.

Já a pensar na quarta edição do Clinic de Minibáquete do próximo ano o Amândio pediu-me para eu lhe apresentar o esloveno Mirko Jurjavic. Esta é uma das razões do sucesso do Clinic de Minibásquete de Albufeira, não fazer eventos casuísticos, e planear as coisas a tempo e horas.

Palavra puxa palavra o Amândio chamou-me a atenção, que nos artigos que eu tinha escrito sobre os antecedentes do sucesso da selecção de Sub-14 do Algarve faltava mencionar o projecto Minis em Movimento levado a cabo pelo Imortal entre 2009 e 2014, projecto que nas suas palavras tinha lançado as sementes de muito do que se está a colher actualmente. De imediato dei a mão à palmatória e aqui estou a escrever mais um artigo sobre o tema dos antecedentes dos sucessos.

Por informação do Amândio “O projecto teve financiamento do município nos 3 primeiros anos, mas a troika estragou tudo, o Imortal tentou manter o projceto mais 2 anos, mas financeiramente foi difícil.”

Neste caso foram os cortes financeiros que terminaram o projecto, mas conheço outras situações em que foi a falta de perspectiva, a falta de paciência, o pensar que os resultados têm de ser imediatos, ou seja que se começa a trabalhar no minibásquete num ano e que no ano seguinte surgem resultados, ou que estes aparecem antes do final duma legislatura, seja autárquica, associativa ou federativa. Esta é umadas grandes dificuldades na consolidação destes projectos.

Nos 16 anos que estive na federação, vi nascer e morrer muitos destes projectos. Para além do projecto do Imortal, lembro-me do projecto liderado pelo Hélder e pela Teresa Barata em Oliveira de Azeméis, o protocolo estabelecido pela mão do Marco Oliveira entre a Associação e a Câmara Municipal de Vila Real e de outros poderia falar. Tanto quanto ainda vou tendo conhecimento, neste âmbito estão a funcionar um projecto destes em Ponte de Lima promovido pelo Basket Clube Limiense e outro em Beja pelo Beja Basket Clube e existem grandes esforços para montar um projecto destes em Paços de Ferreira.

O projecto do Imortal chegava a diversas freguesias e locais do concelho, Olhos de Água, Paderne, Ferreiras, Vale Pedras, Guia e naturalmente Albufeira. Alguns dos jovens que agora dão nas vistas nas categorias de formação do basquetebol nacional como por exemplo o Ruben Ferreira Campeão Nacional 1X1 de época de 2016/17 e o João Assis, jogador já sob o radar dos seleccionadores nacionais, começaram no núcleo dos Olhos de Água o Ruben e no núcleo da Guia, o João. Muito provavelmente sem a existência deste projecto não estariam hoje a jogar basquetebol.

Obrigado Amândio pela tua chamada de atenção e por nos teres enviado informação sobre o projecto Minis em Movimento que publicamos em anexo. Finalmente, termino com uma palavra de apreço ao Emanuel Silva, coordenador pedagógico do projecto, (fazia a ligação dos atletas e os pais e as escolas e fazia a ligação com os professores de 1º ciclo), mais um “obreiro” que na penumbra fez o seu trabalho, que só começou a ser visível quase 10 anos depois.


Projecto para Desenvolvimento do Minibasquete no Concelho de Albufeira
Minis em Movimento
Apontamentos do Projecto Minis em Movimento

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária