Conheça o ICoachKids
 
Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC ÁRBITROS ARTIGOS DIVERSOS Conheça o ICoachKids

Conheça o ICoachKids

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 13
FracoBom 

Sérgio Lara-BercialConheci Sérgio Lara-Bercial na última Convenção Europeia de Minibásquete da FIBA em Matosinhos. Devido à sua maneira simples de estar e transmitir as suas ideias e convicções, foi fácil estabelecer entre nós um diálogo. A natureza humana tem destas coisas,

existem pessoas com quem facilmente, estabelecemos empatia, e o Sérgio é uma dessas pessoas. Naquele primeiro contacto, combinamos esta entrevista, que visa, dar a conhecer o Sérgio e divulgar a iniciativa da Icoach Kid, um excelente site para todos os que se preocupam com a formação desportiva dos jovens.


Em primeiro lugar fala-nos um pouco sobre o teu percurso no basquete, há quanto tempo estás a viver em Inglaterra e o que fazes actualmente no basquetebol e profissionalmente?
Obrigado por me convidares para esta entrevista no Planeta Basket! Como qualquer criança, eu comecei a jogar na escola, e a partir daí no clube da minha aldeia. Depois tive a sorte de aos 13 anos ser convidado para jogar no Real Canoe, uma das melhores equipas de Madrid onde passei todos os meus anos da formação até ao escalão de júnior. Depois, já como sénior, joguei em vários clubes, tendo jogado na liga EBA, então a terceira categoria nacional. Estou a falar dos anos 90. Depois disso decidi ir para a Inglaterra em 1999, onde joguei uma temporada no Liverpool e quatro épocas no Manchester Magic, onde permaneci como director técnico da formação dos escalões femininos e treinador. Fiz este o trabalho até 2008. Em simultâneo treinei diversas selecções britânicas tendo estado em 5 campeonatos europeus.

Nos últimos 10 anos tenho estado a trabalhar na formação de treinadores. Primeiro no UK Coaching, o organismo nacional de formação de treinadores e, desde 2011, na Leeds Beckett University. Lá concluí meu doutoramento e colaborei com o Conselho Internacional para Excelência em Coaching, uma organização sem fins lucrativos, que quer melhorar globalmente a formação de treinadores. Quanto ao basquetebol, eu ainda estou treinar no meu clube, o Manchester Magic. Treino os U14 e sou coordenador dos escalões mais novos.

Um dos principais objectivos desta entrevista é dar a conhecer e divulgar o ICoachKids, o que te motivou a criar este site?
O que me motivou, foi sentir o facto de que não haver uma página na web, que contivesse informações de qualidade sobre o que significa ser um treinador de crianças e jovens. Muitos treinadores treinam crianças como se fossem adultos. Devido à falta de formação ou por hábito, a maioria dos cursos de treinadores estão muito preocupados com técnica e táctica, e pouco interessados em entender a criança, ou como criar um ambiente positivo para a criança aprender a gostar da actividade desportiva, e se desenvolver como pessoa, não apenas como jogador. É nisto que o iCK quer ajudar.

Quais são os objectivos essenciais da ICoachKids?
O iCK é co-financiado pelo Fundo Erasmus da Comissão Europeia e seu principal objectivo é que os treinadores europeus (e mais além!), que trabalham com as crianças recebem formação de qualidade específica, que lhes permita desenvolver o seu trabalho (ou hobby!) da melhor maneira possível. Para isso estamos a desenvolver uma série de 3 cursos “on-line” gratuitos e abertos, para que qualquer treinador que tenha internet possa aceder a uma formação de qualidade. Também gostaríamos de criar uma 'Comunidade de Prática' onde os treinadores compartilhem as suas experiências e aprendem uns com os outros. Finalmente, queremos consciencializar a sociedade sobre a importância dos treinadores jovens, para que se invista mais na sua formação e no seu reconhecimento social.

Actualmente, quais são as actividades que o ICoachKids promove?
Acima de tudo, agimos em quatro níveis:

  • O Site e Twitter onde publicamos artigos de interesse para os treinadores e também para os pais.
  • Os cursos on-line gratuitos que estarão disponíveis a partir de Setembro de 2018
  • Divulgação da mensagem em conferências e congressos em todo o mundo
  • Organização em todos os verões da Conferência Internacional iCK, onde treinadores do mundo inteiro, podem aprender com os maiores especialistas do mundo.

Estás satisfeito com os resultados obtidos pelo ICoachKids?
Ainda é cedo, mas tudo indica que estamos a conseguir passar a mensagem e que o projecto e seus produtos são muito necessários. Deste modo, e d momento, sim estou satisfeito, mas ainda há muito trabalho a fazer!

Em termos de basquetebol, quem estás actualmente a treinar e como consegues conciliar as tuas actividades profissionais e familiares com tua vida como treinador de jovens?
Actualmente estou a treinar o U14 do meu clube, o Manchester Magic. É difícil combinar os treinos com trabalho e família. Para mim, é importante ter um bom equilíbrio, porque, se não, no final, tudo vai por água abaixo. Felizmente. tenho um grupo fantástico de assistentes que me permite continuar a viajar por motivos de trabalho e também tirar algum tempo livre de vez em quando para "recuperar" o tempo com a família. Na próxima temporada vou passar mais tempo com a família, porque vou treinar meu filho nos U14 ...; mas isso trará mais um grande número de desafios! Ou seja ser pai/treinador.

Por último qual é o conhecimento que tens do basquetebol português e qual é a tua opinião sobre a convenção europeia de minibásquete realizada em Matosinhos?
Sendo totalmente sincero, conheço mal o basquetebol português, mas depois de estar em Matosinhos e conhecer muitos treinadores portugueses, impressionou o seu grande nível de conhecimentos e total compromisso com a modalidade e com as crianças. Gostei muito da convenção, aprendi muito com as sessões praticas e tive a confirmação, que todas as federações europeias afrontam desafios semelhantes, e como tal deveriam cooperar com maior frequência.

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária