Ouvir o Jorge Adelino
 
Faixa publicitária

Ouvir o Jorge Adelino

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 14
FracoBom 

Ouvir o Jorge AdelinoHá pessoas, que pela sua competência e sabedoria nos transmitem conhecimento e muito mais importante do que isso com quem aprendemos valores. Uma dessas raras pessoas, com quem tive o privilégio de privar, desde a minha adolescência é o Jorge Adelino.

Foi com enorme satisfação, que preocupado com a melhoria dos treinadores da Madeira, soube que o João Freitas tomou a iniciativa de organizar um Clinic em que para além dos companheiros José Ricardo e André Martins, pediu ao amigo Jorge Adelino para regressar às lides da formação e para intervir no próximo dia sábado dia 26 de Janeiro no Pavilhão da Escola Francisco Franco.

Quando queremos, aprendemos em todas as circunstâncias, com algumas pessoas como não nos devemos comportar, e com outras pela sua postura e exemplo o que devemos fazer. Há muitos anos, que considero que o amigo Jorge é um exemplo, que deveria no mínimo, fazer pensar muitos treinadores, nomeadamente os da formação.

Para além de ser o autor de um dos mais importantes e significativos livros da modalidade, uma verdadeira bíblia para qualquer treinador de formação: “As coisas simples do basquetebol”, o Jorge muito me ensinou também a pensar e reflectir. Para exemplificar o que acabei de escrever vou narrar duas pequenas estórias.

No início dos anos 70 do século passado, ao fim de muitos anos em que os treinadores de natação do Sport Algés e Dafundo eram um Patroni e o Yokochi, o clube contratou um treinador inglês o Lord. Curioso com a mudança perguntei-lhe como era o novo treinador do Algés, ao qual ele me respondeu: É um treinador muito competente, tem apenas um pequeno defeito, ainda não percebeu que está a treinar em Portugal.

Já nos anos 90 ouvi o Jorge dizer que há pequenos clubes que fazem grandes coisas, e grandes clubes que fazem coisas pequenas. Estas duas breves estórias obrigam-nos a pensar e parafraseando Ortega e Gasset um treinador é sempre um treinador e as suas circunstâncias.

Para a semana que vem vou contar mais um breve estória, desta vez mais pessoal, que revela a simplicidade e o grande sentido humano e pedagógico do Jorge Adelino. Esta é uma oportunidade única para todos os interessados, treinadores e pais, ouvirem falar uma pessoa excepcional. Acreditem que é um privilégio poder ouvir falar o Jorge Adelino.

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária