A importância da vitória
 
Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC TREINADORES CANTO DO TREINADOR ARTIGOS DE OPINIÃO A importância da vitória

A importância da vitória

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 9
FracoBom 

A importância da vitóriaA semana passada mencionei que iria narrar uma estória passada no Belenenses. Há cinco anos atrás, quando em Setembro fui convidado a coordenar o minibásquete, o número de minis no clube era muito reduzido. Eram apenas 12 minis dos quais 6 eram rapazes,

6 eram meninas e outra particularidade 6 eram Mini-12 e 6 eram Minis-10 ou Minis-8. Foi com esta dúzia de crianças que decidi participar em Dezembro no bem organizado convívio de minibásquete dos Salesianos de Évora. Por serem crianças, sempre que possível, tenho nestas deslocações a preocupação de lhes proporcionar outras actividades para além dos jogos de basquete.

E assim foi, como o evento era apenas à tarde chegámos cedo a Évora, e fomos visitar a capela dos ossos na igreja de São Francisco e o templo de Diana. O almoço foi um piquenique num jardim junto às muralhas da cidade e lá fomos para o pavilhão para jogar. Como tivemos que jogar no escalão de mini-12 os jogos saldaram-se em 4 jogos e 4 derrotas.

No ano seguinte o minibásquete do Belenenses já tinha crescido e conseguimos ir ao mesmo evento com duas equipas de Minis-12 uma masculina e outra feminina. Na viagem, no autocarro, perguntei quem se lembrava de ter vindo no ano anterior a Évora. Nove crianças, que estavam a repetir o evento levantaram o braço e então perguntei quem se lembrava do que tínhamos feito. Todos os que tinham participado no ano anterior, lembravam-se da capela dos ossos, do tempo de Diana e de terem brincado no jardim junto às muralhas, onde havia um slide e tabelas de basquete. Seguidamente, perguntei quantos se lembravam dos resultados do ano anterior. Nenhuma das crianças tinha na memória, que tínhamos perdido todos os jogos. O único que se lembrava de termos perdido todos os jogos era eu.

A criança sente a satisfação no momento da vitória e fica aborrecida quando perde, mas passado poucos momentos ou mesmo instantes já está como eles dizem “noutra”. A mente da criança não funciona como a mente do adulto, repito o único que se lembrava que tínhamos perdido todos os jogos era eu.

Regresso ao meu último artigo, Ser feliz, e a uma das compreensões e sínteses mais perfeitas que alguma vez li sobre os meus artigos. Como escreveu Ricardo Encarnação num comentário ao meu anterior artigo: “Verdade. O prazer de jogar é o mais importante.”

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária