Basket na Rede: Seis25
 
Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC DIRIGENTES ENTREVISTAS Basket na Rede: Seis25

Basket na Rede: Seis25

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 0
FracoBom 

altConhece o Blog seis25? Este espaço na Net é da responsabilidade de dois jovens amantes de basket, João Cruz e Miguel Tavares que em muito contribuem para a sua divulgação.
 
Se gostam de ter notícias sobre o que se passa no basquetebol em Portugal, em Espanha, na NBA, no basquetebol universitário norte-americano e não só. Se gostam de ter uma posição e uma opinião sobre o basquetebol português, este blog deve constar dos seus favoritos.
 
De que forma está ligado à modalidade?
Ambos nascemos e crescemos para o basquetebol no Clube do Povo de Esgueira. Foi ali que, desde cedo, começámos a dar os primeiros passos enquanto “aprendizes de jogadores”, e foi no Esgueira que aprendemos a gostar do jogo. Largos anos mais tarde, o João acabou por conhecer outra realidade enquanto jogador, tendo aprendido e apreendido a cultura “vascaína” ao longo dos 4 anos que esteve no Sporting Clube Vasco da Gama.
 
Neste momento, o João tem a visão do adepto e ex-praticante, enquanto que o Miguel está como treinador em Esgueira e também na Selecção de Aveiro de Sub14 Femininos.
 
Que motivos estiveram na origem da criação deste espaço na NET?
Quando criámos o Seis25 pretendíamos, basicamente, escrever sobre algo que adoramos, ao mesmo tempo que criávamos um espaço onde falávamos de basquetebol sem tentar criar polémicas, sem ofender. Queríamos ter um espaço que agradasse a quem gosta de basquetebol, e que conseguisse ter alguns artigos técnicos, e outros mais virados para o entretenimento.
 
Quais são os objectivos do seu Blogue?
Inicialmente o objectivo era, simplesmente, falar de basquetebol, dar a nossa visão do jogo e de muitas das coisas que o rodeiam.
 
Dar a conhecer realidades que se calhar passavam ao lado da maioria dos portugueses passou a ser uma das finalidades que surgiu já após a criação do Seis25 – tentamos alargar os horizontes basquetebolísticos de quem nos lê, e não falar, somente, das competições que sempre foram seguidas pela grande maioria.
 
Sem nos considerarmos nenhuns especialistas do jogo – longe disso, quanto mais não seja por sermos uns ‘novatos’ nestas andanças do basquetebol – também temos o objectivo de que as nossas palavras e ideias possam ajudar os que vão tendo o gosto ou a curiosidade de ler o que escrevemos.
 
Quantas pessoas colaboram com este projecto?
Duas pessoas – João Cruz e Miguel Tavares.
 
Quantas visitas mensais tem?
Entre 6500 e 7000 visitas mensais.
 
O que podem os internautas encontrar no seu Blogue?
Tentamos dar informação sobre tudo o que esteja relacionado com o jogo. Por semana publicamos, aproximadamente, 4 textos sobre as mais variadas competições e sobre acontecimentos que achamos merecerem destaque. Acompanhamos todas as semanas o que se passa nas principais competições masculinas portuguesas, com especial incidência na Proliga. Assumimos que falhamos na atenção que damos ao basquetebol feminino, e isso é algo que gostaríamos de alterar.
 
Também tentamos dar alguma atenção ao basquetebol universitário norte-americano, pois consideramos que é um dos mais entusiasmantes campeonatos de basquetebol e continua a ser pouco divulgado e conhecido em Portugal. É também uma maneira de se ficar a conhecer melhor algumas das futuras estrelas da NBA!
 
A formação e o basquetebol espanhol são outras das nossas paixões, daí a atenção dada a clubes como o Joventut e à classe de Ricky Rubio e Rudy Fernandez por exemplo. Apostamos muito no formato vídeo – uma imagem vale quase sempre mais que muitas palavras.
 
Quais são os seus artigos mais lidos? Porquê (na sua opinião)?
O artigo mais lido é a entrevista à Cátia Lírio. Talvez por ser uma das jovens que mais destaque tem merecido no basquetebol feminino português, por ser um exemplo para as mais novas, e talvez pela curiosidade que o seu sucesso vai despertando. No entanto, acreditamos que outro dos grandes ‘factores de sucesso’ dessa entrevista é a forma simples, adulta e coerente com que a Cátia Lírio se exprime.
 
Também na lista dos artigos mais lidos está um texto sobre o ‘basquetebol espectáculo’, onde destacamos dois jogadores de gerações distintas – Pete Maravich e Jason Williams. A justificação? O espectáculo continua a ser um dos chamarizes do basquetebol.
 
Há ainda outros artigos de opinião como ‘Depressa e bem há alguém?’ e ‘O amor nasce na rua’ que são dos mais lidos no Seis25.
 
Quais são as dificuldades que encontra no seu trabalho diário?
Por vezes, a dificuldade maior é encontrar motivação para escrever, pois este ‘hobby’ torna-se um pouco cansativo. Além da motivação, também a procura de informação condiciona a quantidade e qualidade dos textos escritos. Achamos que quando não há assunto para escrever, mais vale não escrever nada. Este espaço continua a ter na sua génese a vontade e a paixão pelo jogo dos seus criadores, não somos, nem queremos ser, órgão de comunicação social.
 
Quais são os pequenos momentos de prazer que o seu blogue lhe dá?
Saber que há gente que lê e gosta do que escrevemos é, porventura a maior satisfação que o Seis25 nos dá. Como gostamos de escrever, há alguns textos que dão um certo gozo a escrever, e por si só esse já é um dos tais momentos de prazer.
 
Acha que o espaço na NET escrito em Português está bem preenchido com sites e blogues dedicados ao basket?
Não! Parece haver muito espaço para se crescer, até porque há tanta gente com opinião e que gosta tanto de falar e dar palpites sobre isto e aquilo, que parece claro que são poucos os sites e blogues dedicados a esta modalidade. Compreendo que a motivação seja um forte impeditivo, tal como os reduzidos retornos compensatórios, no entanto, parece haver espaço para haver mais sites e blogues de qualidade.
 
O seu Blogue consegue pagar as suas despesas de manutenção?
Não temos tido despesas de manutenção com o Seis25 – não temos de pagar nenhuma taxa para manter o espaço online, não tentamos retirar contrapartidas financeiras do Seis25, e raras são as deslocações que fazemos para procurar informação. E das raras vezes que isso acontece, as portagens e o combustível lá têm de ser pagos do nosso bolso...Com todo o gosto, leia-se :)
 
Como “colega” de site Planeta Basket, o que acha deste e o que pode e deve ser melhorado?
O Planeta Basket veio preencher uma grande lacuna no basquetebol português! Rapidamente se tornou num sítio de referencia da modalidade, e na nossa opinião, além da elevada qualidade e variedade da informação disponível, também a imagem simples mas bastante apelativa contribui para o sucesso do Planeta Basket.
 
Fazia falta uma fonte de comunicação que desse destaque aos jogadores, treinadores e respectivas equipas, e penso que o Planeta Basket tem conseguido melhorar esse aspecto.
 
A parte mais técnica também é de grande qualidade, e pensamos que o site tem sido uma boa ajuda para alguns treinadores e jogadores, pois têm conseguido disponibilizar um interessante leque de soluções para quem realmente tem vontade de aprender e tornar-se melhor.
 
Melhorar? Talvez as galerias de imagens, e quem sabe tentar apostar um pouco mais em entrevistas e ‘reportagens’ feitas por vídeo.
 
Assim, é sem dúvida um privilégio poder colaborar com o Planeta Basket e a sua equipa!
 
Deixe aqui a sua mensagem para os leitores do Planeta Basket:
O Planeta Basket é o espaço por excelência da pluralidade. Do masculino ao feminino, da formação à competição, da NBA à ACB, da Liga às Cadeiras de Rodas, dos treinadores aos jogadores, passando pelos comentadores. Uma autêntica Babel. Nada mais poderia ser tão adequado na homenagem e na divulgação deste jogo colectivo que é o Basquetebol.
 
Vamos continuar a fazer a festa da linha dos Seis25.
 
Aquele abraço

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária