Afinal há mais diários do Jamboree
 
Faixa publicitária
Localização: HOME FUTURO JAMBORES SANTA MARIA 2009 Afinal há mais diários do Jamboree

Afinal há mais diários do Jamboree

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 0
FracoBom 

altParece que afinal não foi só no PlanetaBasket que se escreveu sobre o dia-a-dia do Jamboree de Santa Maria.

E para o provar, aqui vai a primeira parte do diário escrito por dois participantes no Jamboree, Carlos Pfumo e Gonçalo Naves. Não perca amanhã a segunda parte.
 
Dia 3.04

Chegada a hora marcada ao aeroporto, a maior parte dos participantes do jamboree que estava prestes a começar, já lá se encontrava ansioso. Os grupos foram-se organizando aos poucos, com alguma confusão à mistura.

Fomos fazendo o “check-in” que demorou algum tempo, mas até foi bom porque fomo-nos conhecendo uns aos outros e conhecendo as suas origens. Neste caso, quando nos tivemos de separar dos pais não houve problema para nós, pois queríamos o mais depressa possível chegar a Santa Maria, mas deu uma ligeira sensação de que os pais ainda tinham algum receio e foi difícil  despedirem-se dos filhos. Na sala de embarque já se podia dizer quem vinha de fora, parecíamos um grupo de miúdos que já se conhecia há bastante tempo, pois já estávamos completamente integrados. Chegou a hora de embarcar no avião, a primeira vez para alguns, talvez a menor parte uma vez que bastantes já tinham andado de avião. Deu-se a descolagem e passado pouco tempo da 1:30 já estávamos em São Miguel, seguiam-se as chamadas para os pais depois de sairmos do avião. Aguardámos talvez 2h no aeroporto de São Miguel, onde, para nos entretermos, fizemos alguns jogos. Levantámos voo, que não demorou mais de uns 20 minutos.

Por fim, chegámos a Santa Maria, houve alguns percalços com as malas de alguns atletas e monitores que tinham ficado em Ponta Delgada. Então, mesmo com o problema por resolver, saímos do aeroporto e, para espanto de todos, tivemos uma excelente recepção em Santa Maria, jovens tocando tambores à nossa chegada, uma grande previsão futura para o jamboree passou por todos…

Seguiram-se algumas fotos e fomos para os autocarros e carrinhas que nos esperavam, pela viagem até ao hotel observavam-se as magníficas paisagens de primeira vista de Santa Maria. Chegámos então ao hotel e pela segunda vez fomos surpreendidos por outra recepção às portas do hotel. Fomos ter à sala das actividades lúdicas e deixamos lá as malas, logo de seguida, fomos jantar, fomos marcando os nossos lugares na mesa por equipas, o jantar foi longo, muita conversa, depois, chegou o momento da diversão, fomos para a sala das actividades e deu-se início à festa quebra-gelo, que servia para nos apresentarmos mais indirectamente por jogos que fizemos, por exemplo: por equipas, nos organizarmos do maior para o mais pequeno, ordem alfabética de nomes, entre outros jogos. O San Payo pela segunda vez disse em qual dos quartos iríamos ficar. Eram quartos triplos. Tomamos o nosso reforço nocturno e fomos cada um para o seu respectivo quarto, alguns, não tardaram a adormecer após um longo dia de grande cansaço, mas outros com grande entusiasmo ainda ficaram acordados até mais tarde.
 
Dia 4.04

O dia começou cedo, às 8:30 da manhã, as equipas já se encontravam na sala principal à espera da sua vez para tomar o pequeno-almoço. Fomos entrando na sala, e aos poucos, cada um de nós ía acabando de tomar a primeira refeição do dia. Estávamos bastante ansiosos, pois era o primeiro dia de treinos!

Fomo-nos equipar, e entrámos no recinto de jogo, estivemos cerca de 5, 10 minutos para nos adaptarmos ao campo, lançarmos livremente, até que: “ 1, 2, 3,...” era o San Payo a contar, para nós nos dirigirmos ao centro do campo.

Aí, o San Payo disse algumas palavras em relação à nossa estadia em Santa Maria, e pouco depois passou o treino para o Sérgio, o monitor que organizava os treinos. Neste primeiro dia começámos por fazer o básico: entradas para o cesto do lado esquerdo e do lado direito, seguiram-se uns concursos de lançamentos, e finalmente chegou uma das alturas de que nós mais gostávamos, o jogo!
 
Dia 5.04

Como rotina diária tomámos o pequeno-almoço e fomos para o pavilhão. Continuámos com o trabalho de pés durante esse treino, fizemos alguns concursos e circuitos. O treino passou rápido e às 11:00 estávamos a sair do treino para irmos de novo à piscina, passou rápido como no dia anterior. Almoçámos na escola, onde fomos sempre bem servidos, depois do almoço já algumas equipas estavam a treinar o seu grito. Domingo à tarde houve uma ligeira mudança no horário, pois a seguir ao treino fomos à praia. Estava bom tempo com algumas nuvens no céu. Entrámos no autocarro que nos ia levar para a praia. Descemos várias colinas, estávamos finalmente na praia. Uma vista magnífica para o horizonte. Os monitores deram-nos o lanche antes de entrarmos na areia, comemos rapidamente, passados uns 15m já estávamos na praia. Alguns de nós não quiseram ir à água mas a maior parte chegou a ir, os monitores estavam entretidos a tirar fotografias e a fazer torres humanas…alguns estavam a brincar com a areia e outros apenas estavam a falar ou sentados nas suas toalhas. No final da tarde de praia voltámos para o hotel. Tomámos banho e então fomos jantar. Muita conversa…seguida do jantar, vieram as actividades lúdicas (…) Tomámos o nosso reforço nocturno e fomos dormir.
 
Dia 6.04

E começa mais um dia deste jamboree, estamos a meio! Fomos tomar o pequeno-almoço mais ou menos à mesma hora de sempre, 8h:30. Quando acabámos fomos para autocarro, para termos o habitual treino da manhã no Complexo desportivo Santa Maria.

No treino, fizemos alguns exercícios de trabalho de pés, e depois a parte final, jogo!

Depois da piscina diária, fomos almoçar à cantina escolar, em que mais uma vez, as refeições estavam óptimas! Almoçámos com calma, ainda brincámos um bocadinho no átrio da escola.

Até chegarmos ao nosso destino, uma espécie de praia-piscina, tivemos que descer muitos, bastantes quilómetros, mas sempre com a visão das belas paisagens verdes e deslumbrantes de Santa Maria.  Chegámos ao nosso primeiro destino! Como já referi, uma praia-piscina, bastante bonita. Tirámos bastantes fotos, e divertimo-nos bastante a brincar! Fomos para as carrinhas. Desta vez não foram quilómetros a descer, mas sim quilómetros a subir e bastantes! Mas valeu a pena a viagem. Um miradouro bastante bonito com vista para o mar e para as colinas de Santa Maria, (que vista magnífica), aí ficámos imenso tempo. Depois, fomos a uma igreja, e cá fora, nas escadas, todos os atletas e monitores tiraram uma foto de grupo.

Terminada a visita, fomos para o hotel tomar banho porque o jantar estava à nossa espera. Antes do jantar, ainda tivemos algum tempo para telefonarmos aos nossos pais, sempre muito preocupados com os seus filhos.

Após do jantar, dirigimo-nos à habitual sala, onde fizemos mais alguns jogos, actividades lúdicas, ensaiámos para a gala, sempre com a companhia do músico Roberto Freitas. Como não podia deixar de ser, tivemos ainda o momento cabeça-de-alho-chocho e os momentos altos do dia.
 
 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária