Jorge Fernandes, ENB e mais alguma coisa
 
Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC DIRIGENTES ENTREVISTAS Jorge Fernandes, ENB e mais alguma coisa

Jorge Fernandes, ENB e mais alguma coisa

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 0
FracoBom 

altA Escola Nacional de Basquetebol tem um novo líder, o professor Jorge Fernandes. O homem que durante vários anos foi treinador adjunto de Alberto Babo e de André Martins no Queluz e que conta no seu currículo com passagem pelos escalões de formação do Benfica, enfrenta agora um novo desafio: ser director da ENB.
 
Está  a exercer um novo cargo no seio da FPB. Porque decidiu aceitar este desafio?
Este convite foi uma surpresa e quando o recebi da parte do DTN Prof. Manuel Fernandes questionei as razões porque nunca tinha pertencido ou colaborado DIRECTAMENTE com a ENB. Conhecia a visibilidade e o prestígio da Escola, conheço muitas das pessoas que colaboraram ao longo destes anos e sabia do enorme trabalho, competente, efectuado pelo Prof. Eliseu Beja como Director da ENB.
Decidi aceitar porque entendi ter condições suficientes para desenvolver o meu trabalho, ter o apoio da FPB e fundamentalmente o facto do Prof. Eliseu Beja continuar como meu assessor.
 
Qual é a sua equipa? Quem constitui o seu grupo de trabalho na liderança da "Escola de Basquetebol" da FPB?
A equipa da ENB é  composta pelo director Jorge Fernandes, o Prof. Eliseu Beja assessor do director e a Paula Isabel como secretaria Administrativa.
Fazem parte da estrutura da ENB, o Conselho Nacional Formação de Treinadores, Rede  Coordenadores Zonais de Formação responsável pelos estágios do curso de nível I, o Corpo nacional de Directores de Curso nível I, as equipas de formadores dos Cursos de Nível II e III e Corpo de Formadores dos juízes.
 
Que medidas pensa implementar a curto prazo na “Escola de Basquetebol. E quais são os seus objectivos a longo prazo?
A minha entrada na ENB como foi público atrasou-se devido a factores administrativos e só iniciei funções em meados do mês de Maio. Este facto criou no funcionamento da ENB perturbações que não foram maiores porque a organização implementada era tão forte que suportou este impacto.
Os objectivos passam por dar continuidade a um trabalho que estava a ser bem feito e com repercussões no nosso basquetebol e no desporto nacional.
No curto prazo, realizamos diversas acções para satisfazer e fazer cumprir os diferentes  compromissos expressos no vasto plano de actividades da ENB. Os dois Clinics o de Formação realizado em Cantanhede com um vasto leque de prelectores e o do Campeonato de Europa de Sub -16 em Paços de Brandão, com 3 treinadores portugueses como conferencistas (António Paulo Ferreira, Carlos Cabral e Norberto Alves). Realizámos a acção de formação de formadores de nível I com treinadores de todo o País em Coimbra e o curso de treinadores de Nível II em Ílhavo com 26 candidatos.
Reformulação das equipas de formação dos cursos de Nível II e III.
A médio prazo e caso não surja legislação que o impeça realizar o curso de nível III no final da época que se avizinha.
A longo/curto prazo estar preparado para a nova legislação Europeia de Formação de treinadores, que produzirá profundas alterações, na organização curricular, no funcionamento dos cursos ou seja uma grande reforma em perspectiva para a qual a ENB tem de responder.
 
Eliseu Beja foi um dos impulsionadores deste projecto. Agora faz parte de sua equipa. Qual é o seu papel na sua organização?
O professor Eliseu Beja construiu uma ESCOLA a ENB, com umas estruturas e alicerces tão profundos, que deve encher de orgulho todos aqueles que estão ligados ao basquetebol português e atrevo-me mesmo a dizer ao Desporto Nacional. A forma como a ENB está estruturada deve ser modelar para todas as federações.
Felizmente para mim e para o basquetebol que vai continuar a  dar o seu contributo agora como assessor do Director da ENB e espero aproveitar todo o seu conhecimento e experiência para continuar a desenvolver a ENB.
 
Que retirou do Clinic realizado em Cantanhede? O número de visitas esteve próximo do previsto ou superou as suas expectativas?
O Clinic Internacional de Formação Cantanhede 2009 foi novamente um êxito. Para isto contribuiu o apoio da Câmara Municipal de Cantanhede e a forma simpática como a cidade de Cantanhede recebeu todos os visitantes. A grande adesão dos treinadores portugueses, apesar da tardia divulgação, (presentes 180 treinadores).
Os treinadores/prelectores presentes foram na minha óptima uma mais-valia e todos os presentes poderão de futuro aplicar os pequenos detalhes ou ideias transmitidas, por estes mestres.
Pela primeira vez conseguimos gravar o Clinic em DVD, acabámos de realizar a edição e neste momento já se encontra na fase de duplicação. Vão ser distribuídos 3 DVDs aos participantes no Clinic. A ENB no final de Setembro pretende começar a sua distribuição.
 
O site Planeta Basket deseja-lhe boa sorte para este desafio que se lhe depara! Que mensagem gostaria de deixar a todos os treinadores portugueses:
A mensagem aos treinadores, enquanto Director da ENB, é simples: espero continuar a contribuir para manter a ENB como uma estrutura de prestígio na formação dos treinadores e estou ao dispor de todos naquilo que possa ajudá-los.
Enquanto treinador não posso de deixar de pensar que os treinadores na sua função têm que ser o motor do desenvolvimento da sua modalidade e têm todos os dias de o mostrar/ provar aos seus jogadores, dirigentes, árbitros, meios de comunicação, pais e todo o público que gosta de desporto. Para isso é preciso paixão, competência e desejo de continuar a aprender.
Por fim, obrigado ao Planeta Basket por esta oportunidade e estarei ao vosso dispor.

 

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária