O Unics Kazan derrotou no passado domingo o Cajasol Sevilla por 92-77, sagrando-se vencedor da edição 2010/11 da Eurocup.
Com este triunfo, o conjunto russo assegura desde já a participação na Euoliga, na próxima temporada.
O poste polaco Maciej Lampe (26 pts e 11 res) e o base croata Marko Popovic foram as grandes figuras do conjunto russo no jogo da final, diante do Cajasol. Popovic, que já havia sido decisivo na meia-final disputada na véspera, acabou ainda por levar para casa o prémio de MVP da Final Four, que decorreu em Treviso.
O Unics começou a construir a vitória desde o início do encontro, arrancando para uma vantagem de 16 pontos, no final do primeiro período (32-16).
O conjunto espanhol, liderado por Joan Plaza ainda reduziu a diferença para 7 pontos, a meio do 3º período, no entanto, os russos não vacilaram e voltaram a disparar no marcador no derradeiro quarto, período que venceram por 21-15.
"Percorremos um longo caminho até chegar a este momento, com muitos altos e baixos ao longo do ano, mas temos grandes profissionais nesta equipa. Somos unidos, trabalhamos juntos todos os dias e sabemos o que é preciso para vencer", afirmou Lampe no final do encontro.
Popovic estava tambem muito entusiasmado no final da partida: "Fui pai há pouco tempo. E esse foi o melhor momento da minha vida, mas este é provavelmente o segundo melhor"
Do outro lado, o treinador do Cajasol estava conformado: "Eles foram a melhor equipa e nós não temos de arranjar desculpas. Era uma montanha muito difícil de ultrapassar e eu não responsabilizo os jogadores pela derrota"
Kelly McCarty contribuiu ainda com 18 pontos e Terrell Lyday com 15 para o sucesso do Unics, enquanto Louis Bullock e Txemi Urtasun marcaram 15 cada um, pelo conjunto espanhol.
Na atribuição do 3º lugar, o Cedevita recuperou melhor da derrota da véspera e venceu o Benetton Treviso (59-57), que a jogar em casa e apesar do apoio do seu público, acabou por ficar no último lugar.