Campeões do Mundo?
 
Localização: HOME

Campeões do Mundo?

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 8
FracoBom 

altO título de campeão da NBA sempre teve nos Estados Unidos uma designação mais vasta: quem ganha o campeonato da liga profissional norte-americana é coroado World Champion.

Num confronto, que decorreu no Palau Sant Jordi no dia 7 de Outubro, entre o campeão da NBA e o campeão da Euroliga, os Lakers perderam com o Barcelona no último jogo da sua tournée europeia (92-88).

A vitória foi rotulada de "espectacular" por alguns orgãos de comunicação (europeus) e as questões não demoraram a ser levantadas: É o Barcelona o verdadeiro campeão do mundo? Poderia a equipa do Barcelona ser uma equipa de topo na NBA?

Para Phil Jackson, não: "Eles jogaram bem, mas não estão à altura da competição que enfrentamos dia sim, dia não. Não lhes estou a retirar mérito. A fisicalidade do nosso jogo, o tamanho dos nossos jogadores, são coisas que são muitos dificeis de contrariar dia sim, dia não."

Kobe Bryant discordou: "Eu às vezes não sei porque ele diz essas coisas. Eu acho que eles executaram extremamente bem, conhecem-se muito bem, movimentaram a bola muito bem e é isso que se procura. Na NBA, são poucas as equipas que fazem isso, equipas que jogam em conjunto como uma unidade. Vemos muitas jogadas de isolamento, vemos muito um contra um. Eles fazem um excelente trabalho a rodar a bola, a ajudarem-se uns aos outros defensivamente, por isso, discordo, mas que sei eu?"

Qual deles tem razão? Ambos.

Sim, o Barcelona pratica um estilo de basquetebol mais colectivo, como aliás todas as equipas europeias. Sim, o Barcelona faz algo que escasseia na NBA: trabalho de equipa.

Mas não, o Barcelona não conseguiria competir com as melhores equipas da NBA, nem lutar pelos primeiros lugares da liga, porque não tem tanto talento individual nem o mesmo poder físico que estas.

Ganharia muitos jogos? Mais do que Phil Jackson acredita, pois competir diariamente contra equipas mais fortes também subiria o seu nível. Mas a longo prazo as diferenças viriam ao de cima.

Quantos jogos ganhariam? Era possível que entre 30 e 40. O que não chegaria para ir aos playoffs.

Porque afinal há uma coisa que não podemos esquecer: era apenas um jogo de treino, com uma equipa dos Lakers que está na pre-época. Alguém acredita que os Lakers perderiam aquele jogo se estivesse em causa um título?

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária