No arranque da 2ª volta do Campeonato Nacional da 1ª Divisão o Lousada A.C. recebeu e venceu a A.D. Ovarense por 57-38.
Com ambas as equipas desfalcadas (no Lousada por lesão e na Ovarense sem algumas juniores que disputavam a Fase Final Distrital), o jogo iniciou-se de forma apática, com um ritmo lento e com reduzida eficácia ofensiva (final do 1º período Lousada 11 – Ovarense 8). No 2º período o Lousada apresentou algumas melhorias ofensivas, mas foi na defesa que conseguiu aumentar a distância no marcador, com apenas 5 pontos sofridos e 13 marcados (ao intervalo o resultado era de 24-13). No 3º período o Lousada "deu o salto" que permitiu encarar o resto do jogo com tranquilidade, à custa, principalmente, de uma melhor selecção dos lançamentos e do domínio do ressalto ofensivo (parcial de 23-13 e resultado de 47-26). Com o vencedor encontrado, no último período, o ritmo abrandou e registou-se um parcial de 10-12, que fixou o resultado final em 57-38.
Na Gafanha da Nazaré, a equipa local recebeu a Escola Maria Alberta Meneres, registando-se uma vitória das forasteira por 54-71. No inicio do 1º período o Gafanha adiantou-se no marcador, fruto de um ritmo de jogo de elevada intensidade. A equipa de Sintra reagiu e manteve-se próxima no marcador. Nos últimos segundos, o Gafanha concretizou um cesto que deu a vantagem no final do 1º Período (17-15). No 2º Período a boa defesa da equipa visitante levou a alguns turn-overs das visitadas, aproveitadas pela equipa de Sintra para chegar ao intervalo na liderança (28-34). No 3º Período a equipa da casa corrigiu alguns erros da 1ª parte, mas as visitantes conseguiram controlar o jogo e distanciar-se mais um pouco no marcador (final do 3º período 43-50). No último período, a E.M.A. Meneres aumentou a pressão defensiva e conseguiu novo parcial favorável (11-21), que dilatou a vantagem no resultado final (54-71).
Em Gaia, o S.C. Coimbrões recebeu e venceu o Santarém Basket por 60-52. Esta vitória valeu a subida ao 9º lugar da classificação (em igualdade com o Gafanha) e mantém a equipa próxima do Play-off. O jogo foi bastante equilibrado, com as locais a apresentarem uma defesa forte, com o objectivo de anular as melhores jogadoras do Santarém, em especial a sua estrangeira, que converteu 27 pontos. A incerteza no vencedor manteve-se até final, mas o Coimbrões acabou por ser mais consistente e garantiu o triunfo, à imagem do que sucedeu no jogo da 1ª volta (aí a vitória foi pela diferença mínima).
Na deslocação à Quarteira, a equipa de Calvão venceu por uma boa diferença (31-74). Logo nos primeiros 5 minutos as visitantes cavaram uma diferença que permitiu a gestão da partida até final. A maior estatura e capacidade física foram obstáculos que o Quarteira teve dificuldades em superar. Com esta vitória, o Calvão mantém-se na 3ª posição e na discussão com a E.M. Alberta Menéres pelo 2º posto.
O Estoril recebeu e venceu a jovem equipa do C.S. Marítimo por 63-46. Num jogo de elevada intensidade, as locais conseguiram contrariar o elevado ritmo de jogo das madeirenses. O jogo decorreu com alguma polémica, envolvendo os vários intervenientes na partida. Com esta vitória o Estoril subiu ao 7º lugar, por troca com o C.P.N., que tem menos 1 jogo.
Resultados da 12ª Jornada
Estoril Basket 63-46 C.S.M. / C.S.CAB
Lousada A.C. 57-38 Ovarense/HELLO KITTY
QuarteiraTubarões31-74 ColCalvao/MarisCªNova
Gafanha Esporgel 54-71 Esc.M.Alberta Menéres
S.C. Coimbrões 60-52 Santarém Basket
O jogo entre o Montijo e o C.P.N. desta 12ª jornada foi adiado.
Próxima jornada – 29 de Janeiro
Esc.M.Alberta Menéres - MONTIJOBANDABASKET
Santarém Basket - Estoril Basket
Ovarense/HELLO KITTY - Gafanha Esporgel
ColCalvao/MarisCªNova - S.C. Coimbrões
C.S.M. / C.S.CAB - Lousada A.C.
CPN - QuarteiraTubarões