Entrevista com Ricardo Vasconcelos
 
Localização: HOME

Entrevista com Ricardo Vasconcelos

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 0
FracoBom 

"O caracter! É um conjunto com uma identidade muito propria. Quem teve a oportunidade de nos ver treinar ou jogar, sabe que este colectivo possui uma capacidade de luta e sacrificio muito acima da média."

 

Quais são os objectivos da sua selecção para o Campeonato da Europa?

Temos como objectivo ficar entre os 8 primeiros da competição, o que nos obrigar a estar nos dois primeiros lugares na fase inicial de grupos, mesmo conscientes de que o grupo é constituido por Grecia (desceu do nivel A), Israel (4º Class), Inglaterra (7º Class) e Dinamarca (não participou).

No final desta primeira fase, tentaremos redefenir mais concretamente os objectivos, até porque sendo esta uma prova de sub16, as gerações ainda não estão completamente identificadas,visto ser a primeira vez que a grande maioria das atletas vai participar numa prova internacional.

 

 

O grupo de trabalho é equilibrado ou não?  

O grupo de trabalho é muito equilibrado. Temos a eterna lacuna da "falta de centimetros", mas procuramos trazer ao jogo outro tipo de vantagens com uma forma de jogar baseada na estrutura comum do atleta português.

 

 

Em termos globais acha que temos atletas que podem ombrear com os melhores?

Acreditamos que podemos ombrear com praticamente todas as equipa que possam aparecer neste Europeu. O conjunto equilibrado de atletas que estão prontas para representar o país, fazem um colectivo bem mais forte que qualquer individualidade.

 

 

O plano de preparação para a equipa tem lacunas ou acha que as condições proporcionadas pela FPB são boas?

Classificamos como positiva as condições em que este escalão se preparou para este Europeu. Mais do que em qualquer outra idade, nesta, a inexperiencia de jogar a nivel internacional com a responsabilidade de defender as cores de uma bandeira é gritante. Então proporcionar jogos e competições a estas jovens antes do momento chave, é sem duvida, factor determinante. Assim, conseguimos 8 jogos de preparação, sendo que 4 deles foram em ambiente de pressão (CPLP), onde o podium e o hino conseguiram colocar as atletas em stress competitivo, mesmo sabendo que jogar com nações Africanas é completamente diferente do basquetebol europeu.

Sendo que as outras 4 partidas foram com equipas de selecção autonomicas de espanha, podemos dizer que a futuro teremos de conseguir meios para defrontar mais selecções europeias, no sentido de proporcionar jogos de caracteristicas mais proximas às que nos esperam no Europeu.

 

 

Temos pontos fortes? Quais são na sua opinião?

O caracter! É um conjunto com uma identidade muito propria. Quem teve a oportunidade de nos ver treinar ou jogar, sabe que este colectivo possui uma capacidade de luta e sacrificio muito acima da média.

Quando conseguimos jogar ao nosso ritmo, baseando o nosso trabalho nas questões defensivas, somos, com toda a certeza, uma equipa dura e dificil de derrotar.

 

Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária