Onze foi a regra
 
Localização: HOME

Onze foi a regra

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 9
FracoBom 

Hugo SousaO fim de semana das decisões não teve nenhum final “à NBA”. Não houve prolongamentos, nem cestos a virar o resultado no último segundo, e os dois jogos decisivos terminaram ambos com o marcador a assinalar 11 pontos de diferença.

Significa esta introdução que as vitórias do Imortal e do Atlético foram mais claras do que o carácter decisivo dos encontros podia fazer prever, isto apesar de Belenenses e Física se terem entregue à luta com todo o empenho e sem regatearem esforços. O que aconteceu, tanto no Restelo como na Tapadinha foi muito simplesmente a supremacia natural da equipa que conseguiu ultrapassar de uma forma mais eficaz os problemas que o adversário lhe criou.

No Belenenses-Imortal, os donos da casa até conseguiram tirar partido da velocidade dos seus jogadores para levarem vantagem na luta pela posse da bola. Mais ressaltos ofensivos e menos turnover’s proporcionaram aos azuis do Restelo um número de situações de lançamento superior ao dos visitantes. O problema que o Belenenses não conseguiu resolver foi o da eficiência do lançamento. A percentagem de lançamentos de campo concretizados pelos azuis foi muito baixa, principalmente nos triplos, onde só 2 das suas 22 tentativas tiveram sucesso. Claro que a este facto não foram alheias a compleição atlética e a concentração defensiva dos visitantes, que perturbaram o tiro exterior e intimidaram as penetrações dos belenenses. No ataque o Imortal insistiu durante todo o encontro no aproveitamento do seu forte jogo interior fazendo sistematicamente a bola entrar na posição de poste baixo, e essa opção veio a dar frutos principalmente quando permitiu abrir espaços para situações favoráveis de lançamento de fora. No 3º período o jogo pendeu definitivamente para o lado do Imortal com um parcial de (9-23) que colocou o resultado à entrada do último quarto em (32-51). A diferença de eficiência nos triplos nestes 10 minutos contribuiu decisivamente para o alargar da diferença, com os visitantes a concretizarem 5 das suas 8 tentativas enquanto os donos da casa falharam as 6 que tentaram. No último período o Belenenses não deixou de tentar a reviravolta, mas realmente não era dia azul. O Imortal geriu até ao final a vantagem amealhada, que no final se fixou em (52-63).

O Atlético-Física jogou-se mais depressa, com mais alternância de posses de bola e menor tempo médio de ataque. Os visitantes procuraram criar desequilíbrios na defesa adversária à custa da capacidade de iniciativa e da velocidade dos seus jogadores, mas foi o jogo mais colectivo dos donos da casa que levou a melhor. À vantagem do Atlético no 1º período (26-18) a Física respondeu no 2º terminando a 1ª parte na frente (43-44), mas a meio do 3º quarto a equipa da casa marcou em 4 posses de bola consecutivas somando 9 pontos, ao mesmo tempo que os visitantes, também em 4 posses de bola, ficavam em branco e ainda somavam 4 faltas. Estes curtos minutos de desequilíbrio trouxeram ao Atlético uma vantagem no final do 3º período (61-56) que os visitantes não mais conseguiram reverter. A equipa de Torres Vedras tem um problema de profundidade do banco que, em conjunto com o acumular de faltas, limitou muito as suas tentativas de recuperação no 4º período. Os alcantarenses mantiveram o controlo do jogo e terminaram com o resultado em (92-81).

Com estas vitórias Atlético e Imortal conquistaram o direito a disputarem entre si a final da Zona Sul e, ao mesmo tempo, o direito desportivo à participação na Proliga na próxima época.

O grupo A completou-se com a vitória em casa do Algés “B” face ao Ferragudo (78-52) e fora, do Moscavide sobre o Barreirense (58-70). No grupo B o Estoril Basket bateu o Ginásio Olhanense (76-50), e o Seixal levou a melhor sobre o Reguengos de Monsaraz (81-85) na diferença mínima da jornada.

O campeonato irá prosseguir com as finais Sul e Norte e com a final Nacional, todas num único encontro, mas até ao momento não há datas publicadas para estes jogos.

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária