A divisão dos clubes em duas zonas, zona norte e zona sul é e continua a ser uma discussão recorrente na organização das divisões principais do basquetebol nacional. Com mais ou menos variantes na forma competitiva
muitos foram já os modelos testados. Em 1975 sob proposta de uma comissão de clubes o campeonato nacional da 1ª divisão voltou a uma fórmula anterior com o alargamento para 16 clubes e a constituição de duas séries de 8 clubes. Os dois primeiros classificados de cada série efectuariam uma fase final a duas voltas para apuramento do campeão.
O campeonato teve início no dia 10 de Janeiro e terminou em 21 de Julho, mas esta alteração, demonstrou, segundo um relatório da direcção da Federação, não ser benéfica para a modalidade. Embora os clubes sejam os principais obreiros do basquetebol, pelos vistos, nem sempre as suas propostas, representam o melhor para a modalidade.
Esta foi uma época em que o Sporting dominou o basquetebol sénior tendo alcançado a dobradinha em duas finais, uma para o campeonato nacional, com repetição do jogo, com muita polémica à mistura, resultante de o jogador Bill, jogador do Sangalhos ter partido uma das tabelas de fibra de vidro, e com vitória do Sporting sobre o Sangalhos por 92-82 e outra para a taça com vitória expressiva do Sporting sobre o Porto por 104 – 64.
A equipa do Sporting era constituída pelos seguintes jogadores: Nelson Serra, José Roque, Quim Neves, Carlos Sousa, António Manuel Alves, Manuel Sobreiro, Rui Pinheiro, Mário Albuquerque, José Carlos Gomes e Ventura.
Nesta época os outros títulos nacionais alcançados pelos clubes de Lisboa foram os seguintes:
Campeonato Nacional da 3ª Divisão
Sport Lisboa e Oriental: João Donato, Paulo, Rendas, Pinto, José Santos, Catoja, Candeias, Trindade e José Cardoso.
Campeonato Nacional de Juniores
Atlético Clube de Portugal: Francisco Carvalho, José Carlos Mota, Artur Leiria, António Saraiva, José Pedro Malcata, Jorge Romão, João Baltazar, Eduardo Amaral, Benjamim Pinto e Francisco Fróis.
Campeonato Nacional da 2ª Divisão Feminina
Desportivo Alberto Coronel
Taça de Portugal femininos
Clube Internacional de Futebol: Margarida Nortadas, Isabel Paz, Maria Manuela Santos, Teresa Ribeiro dos Santos, Irene de Jesus, Sílvia Lima, Bernardett Mac Donald, Gabriela Amaral e Dulce Mendonça Pinheiro.