Na sequência do exercício e das suas variantes apresentadas no exercício no artigo desmarcação (2) a progressão que se segue implica não apenas a desmarcação do portador da bola, mas desta vez já com a opção de uma linha de passe e
assim sendo o exercício vai aumentando aos poucos a sua complexidade. Em todos este processo e aprendizagem os treinadores devem informar os objectivos e deixarem que sejam os jogadores a encontrarem as soluções.
Número de participantes
Podem ser até 16 jogadores mais do que estes já implicam longas filas de espera.
Material: 2 bolas
Preparação
Colocar os participantes em 3 colunas duas na linha final uma de cada lado da tabela e uma na linha lateral junto à linha de meio campo conforme a figura.
Objectivo do jogo
Ao apito do treinador o jogador que está na linha final deve driblar o mais rápido possível até ultrapassar a linha de meio campo sem que o jogador que está na linha de meio campo lhe toque. O outro jogador que está também na linha final também corre em frente criando uma linha de passe. Assim sendo o jogador em drible antes de ser tocado tem de avaliar se consegue driblar até à linha de meio campo sem ser tocado ou se deve passar a bola ao seu companheiro.
Regras
Se os dois jogadores que estão a atacar conseguirem passar a linha de meio campo sem serem tocados estando de posse da bola jogam 2 contra um. Se estando de posse da bola se deixarem tocar termina o exercício.