2000 – Ano de intensa actividade
 
Localização: HOME

2000 – Ano de intensa actividade

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 2
FracoBom 

2000 – Ano de intensa actividadeA entrada no século XXI trouxe para o basquetebol o reaparecimento do minibásquete, caído no esquecimento durante a década de 90. Para presidir à reactivação do Comité Nacional de Minibásquete

foi convidado o antigo presidente da Federação e “Homem grande do basquetebol”, o General Hugo dos Santos. Hugo dos Santos foi acompanhado na direcção do Comité Nacional de Minibásquete pelos seguintes: Vice presidentes: Isabel Ferreira, Pires Antunes, António Carlos e Virgílio Paula.

A euforia  Expo 98 e o entusiasmo da final do Mundial de Juniores no Pavilhão Atlântico em Lisboa, ainda estavam muito presentes na memória das pessoas. Foi neste ambiente, que para dar de novo impulso ao minibásquete, que se realizou no pavilhão da Ajuda, que tinha sido o espaço privilegiado do minibásquete na década de 70, o 1º Memorial Prof. Mário Lemos.

Quinhentos Minis oriundos de todas as Associações do país, incluindo as Associações insulares vieram a Lisboa, para jogarem minibásquete no pavilhão da Ajuda, visitarem o Oceanário e almoçarem no Colégio Militar, primeiro local da cidade de Lisboa onde foi praticado o minibásquete. Presente no Colégio Militar esteve o Prof. Carlos Gonçalves, tendo evocado a figura do Prof. Mário Lemos. Lisboa marcou através deste primeiro evento realizado pelo Comité Nacional de Minibásquete o ressurgimento do minibásquete.

Contudo Lisboa não foi apenas palco do reaparecimento do minibásquete. No ano de 2000 a região de Lisboa, foi palco de inúmeros jogos internacionais das diversas selecções nacionais: Em termos dos seniores masculinos, a cidade de Lisboa acolheu, nos dias 17, 18, 19 de Novembro o penúltimo Troféu RTP com os seguintes resultados:

  • Portugal 83 x 82 Benfica
  • Portugal 105 x 97 Inglaterra

Três dia depois Portugal jogou em Lisboa para o apuramento da fase final do 32º Campeonato da Europa com a Eslovénia tendo perdido por 104 – 82. Nesta selecção treinada por Valentim Melnichuk, tendo com adjunto José Salgueiro os jogadores utilizados no jogo com a Eslovénia foram os seguintes:

António Tavares; Paulo Sousa; Nuno Marçal; Luis Silva; Sérgio Ramos;Paulo Pinto; Luis Campos; Nuno Perdigão; Paulo Simão e Elvis Évora.

A selecção nacional de Sub-20 participou no Xira Basket e no Torneio Internacional da Amadora e a selecção de Sub-16 participou igualmente no Torneio Internacional da Amadora.

Nos femininos a selecção nacional sénior, treinada por José Leite tendo como adjunta a Isabel Ribeiro dos Santos, jogou um particular a 28 de Dezembro na Povoa de Santo Adrião com a Bélgica tendo vencido por 63-48. Alinharam pela selecção portuguesa as seguintes jogadoras: Vera Jardim; Sandra Duarte; Susana Soares; Cecilia Shinn; Ana Sousa;Sofia Ramalho; Joana Ribeiro; Fátima Freitas; Mónica Duarte, Ana Santos;Isabel Sebastião e Ana Teixeira.

Ainda em 2000 a selecção nacional feminina de SUB-16 treinada por Isabel Ribeiro dos Santos tendo com adjunto Rui Gomes perdia três jogos particulares realizados na Cruz-Quebrada com a Turquia.

Neste ano apenas as selecções nacionais de Sub-18, masculina e feminina não realizaram jogos na região de Lisboa. No entanto uma selecção de Sub-18 de Lisboa, treinada por Carlos Gonçalves e Angelo Santos esteve presente num Torneio Internacional em Roma com os seguintes resultados:

Roma 73 x 65 Lisboa
Lisboa 44 x 80 Mosca
Lisboa 68 x 79 Vilnius
Zagabria 75 x 76 Lisboa
Vilnius 78 x 82 Lisboa

Alinharam por Lisboa os seguintes jogadores: Carlos Miguel Barroca; Nelson Costa; José Pinho; Helder Carvalho; Alexandre Martins; Nuno Sousa, Ricardo Gomes; Nuno Rodrigues; Daniel Mouro; Pedro Magalhães.

Este foi indubitavelmente um ano de intensa actividade.

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária