2012 - Sporting regressa
 
Localização: HOME

2012 - Sporting regressa

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 5
FracoBom 

altAlgés é terra com grandes tradições no basquetebol e este foi mais um ano dourado para o seu clube mais representativo o Sport Algés e Dafundo. Curiosamente, para além dos diversos títulos que o Algés conquistou em 2012,

foi também nesta localidade que em Abril  no restaurante "Caravela d'Ouro" o Sporting deu conhecimento público do renascimento da secção de basquetebol. “Edgar Vital, que era o director-desportivo do basquetebol do Sporting, aquando da extinção da secção em 1995, foi o responsável do novo projecto, juntamente com o Dr. Jaime Brito da Torre, juntando-se-lhes então Juvenal Carvalho. O plano de foi de arrancar com escalões de formação, de forma a sustentar o crescimento do projecto, com o escalão sénior masculino adiado para quando houvesse condições desportivas e financeiras”.

Mas para alem da boa notícia do regresso do Sporting ao basquetebol, como referimos este foi um ano altamente positivo para o Algés, que 24 anos após a conquista do mais importante título das competições do feminino, vencia com o comando do José Araújo a Liga feminina sucedendo à Quinta dos Lombos. Lisboa estava de novo na ribalta do basquetebol feminino. A luta protagonizada entre o CIF e o Algés na década de 80 era agora entre o Algés e a Quinta dos Lombos.

Não ficaram por aqui os êxitos do Algés neste ano. Pela mão de Mário Silva o Algés vencia o campeonato do Proliga e voltando aos femininos o Algés venceu também a Supertaça e o Campeonato Nacional da 2ª Divisão.

Contudo este não foi apenas um ano de ouro para o Algés. Este foi um ano em que os clubes de Lisboa dominaram o panorama nacional. Assim sendo nos femininos a SIMECQ foi campeã nacional no escalão dos Sub-16 femininos e no sector masculino o domínio dos clubes da ABL foi avassalador. Nos masculinos as únicas competições que escaparam aos clubes de Lisboa foram a Taça de Portugal, vencida pelo Porto e o CNB1 título conquistado pelo Imortal. Todos os outros títulos vieram para Lisboa.

Quadro dos vencedores de 2012 no sector masculino:

  • Liga: Benfica (AB Lisboa)
  • Proliga: Algés (AB Lisboa)
  • CNB1: Imortal (AB Algarve)
  • CNB2: SIMECQ (AB Lisboa)
  • Taça de Portugal: Porto (AB Porto)
  • Supertaça: Benfica (AB Lisboa)
  • Taça Hugo Santos: Benfica (AB Lisboa)
  • Sub-20: Benfica (AB Lisboa)
  • Sub-18: Benfica (AB Lisboa)
  • Sub-16: Benfica (AB Lisboa)
  • Sub- 14: NB Queluz (AB Lisboa)

Grande parte do mérito da hegemonia de Lisboa neste ano passou pelo Benfica com os seniores a serem treinados pelo Carlos Lisboa, e o sector da formação coordenado pelo Goran Nogic. Nos seniores só lhe escapou a Taça de Portugal e na formação apenas não venceu os Sub-14. Se a estes títulos juntarmos os títulos alcançados nos femininos pelo Algés e pela Simecq compreendemos que este foi um ano de grande domínio dos clubes da ABL no panorama nacional.

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária