No segundo jogo de preparação em terras da Macedónia frente à congénere local, a selecção nacional de Sub 20 femininos voltou a vencer, desta feita por números mais expressivos (60-53).
A partida ainda que pautada pelo equilíbrio, esteve quase sempre controlada pelas nossas representantes, que alcançaram as maiores vantagens de 9 pontos na 1ª parte e 13 pontos na 2ª metade. Ganhando as tabelas sem margem para dúvidas (40-27ressaltos), as comandadas de Eugénio Rodrigues alternaram a defesa individual até ao descanso com a zonal após o intervalo e, embora não conseguissem impor o mesmo ritmo e a mesma intensidade da véspera, mantiveram um elevado índice de rotação, já que foram utilizadas 9 jogadoras na 1ª parte e 10 na etapa complementar.
Por seu turno as anfitriãs tiveram 4 jogadoras com mais de 30 minutos de utilização, tentando apagar a imagem deixada no dia anterior.
Na ponta final a selecção da Macedónia encostou o resultado, tendo chegado mesmo ao empate ao beneficiar de alguns erros não forçados da equipa lusa, mas rapidamente as portuguesas reagiram, voltando a ser eficazes no tiro exterior e não cometendo erros na defesa, aumentando a vantagem para 7 pontos no minuto final.
Destaque na equipa da Macedónia para a nossa conhecida Jelena Antic, MVP do encontro, com 35 pontos, 10 ressaltos e 4 roubos, em 40 minutos de utilização, na verdade uma jogadora de eleição. Conhecemo-la em 2008, no Europeu de Sub 18, em Skopje e um mês depois já alinhava pela equipa senior contra Portugal, também em Skopje.
No colectivo de Eugénio Rodrigues, saliência para as prestações de Joana Bernardeco (18 pontos), Sofia Carolina (14 pontos e 7 ressaltos) e Michelle Brandão (9 pontos e 7 ressaltos).
Para o seleccionador nacional foi um bom teste que permite encarar com confiança os próximos confrontos, estes já a doer, com a estreia a acontecer amanhã (dia 16), ante a Eslováquia, com início às 14h15, jogo da 1º jornada do Campeonato da Europa, Divisão B, Grupo A, em Kavadarci.
Comentários