Final empolgante no 2º triunfo consecutivo
 
Faixa publicitária
Localização: HOME SUB-18 MASCULINOS Sub18 Masculinos: Noticias Final empolgante no 2º triunfo consecutivo

Final empolgante no 2º triunfo consecutivo

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 16
FracoBom 

altA selecção nacional de sub-18 masculina venceu a Geórgia por 60-58, com um último período de grande nível a garantir o triunfo. Portugal entrou melhor no jogo mas esteve em desvantagem durante praticamente todo a partida.

O conjunto liderado por Ivan Kostourkov comandou o marcador durante os 7 primeiros minutos, altura em que Sérgio Santos, o jogador português mais utilizado neste europeu se lesionou, contraindo um entorse num pé.

A equipa ressentiu-se da saída do jovem estorilista e os georgianos passaram para a frente do marcador, liderança essa que só viria a ser perdida à entrada do último minuto do encontro.

O conjunto georgiano composto por postes fortes e extremos altos, bons lançadores e com boa capacidade de penetração, utilizou várias alternâncias defensivas, com predominância para a zona 1x2x2. Alternâncias essas que complicaram a vida ao conjunto português, que evidenciou algum nervosismo, sobretudo na hora de lançar ao cesto. Além de algumas bandejas falhadas, os triplos também não entravam, pelo que o apelo vindo do banco foi de jogar para dentro, para as zonas próximas do cesto. Kostourkov colocou em campo Artur Castela (2.02) e Rafael Wildner (2.05) que fizeram mossa na defesa georgiana, não só através dos pontos importantes que marcaram dentro de área pintada, como ainda das faltas que provocaram.

A fase final do jogo foi simplesmente emocionante. Com 1.06 minutos para jogar, Portugal chega finalmente à liderança (57-56) depois de Rafael Wildner converter um de dois lances-livres. Portugal tinha ainda duas faltas por fazer e gastou-as nos 20 segundos seguintes. O treinador georgiano pediu um desconto de tempo para repor a bola a meio-campo. Bola essa que foi para as mãos do melhor jogador georgiano e um dos melhores marcadores do torneio, Duda Sanadze, que castigou a defesa portuguesa com 2 pontos, colocando a Geórgia novamente na frente (57-58). Foi a vez de Portugal pedir um desconto de tempo. Bola em Eduardo Guimarães que sofre falta e vai para a linha. O jovem luso não tremeu e colocou Portugal novamente a vencer (59-58). Seguiu-se um ataque sem sucesso de Duda Sanadze e logo de seguida uma última falta em desespero sobre Miguel Cardoso, que marcou o primeiro e falhou o segundo com apenas 2 segundos para jogar. Os Georgianos não tinham já tempo para chegar ao outro lado e o jogo acabou 60-58 para Portugal.

O destaque português nesta partida vai para Artur Castela com 14 pts e 13 ress, apesar de ter estado desastrado nos lances livres (2/8), bem acompanhado por Eduardo Guimarães 11 pts, 7 ressaltos e 4 ass, Miguel Maria Cardoso com 14 pts e 7 ress e Daniel Coelho com 8 pts e 3 ress.

Amanhã é dia de folga e simultaneamente dia de festa na comitiva para celebrar o aniversário de Artur Castela.

No sábado, Portugal defronta a Eslováquia à mesma hora 12H00 (10H00 Portugal), em jogo que vai definir o 17º e 18º classificados do torneio.

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária