Kostourkova avalia as possibilidades da nossa equipa
 
Faixa publicitária
Localização: HOME SUB-18 FEMININOS Sub18 Femininos: Noticias Kostourkova avalia as possibilidades da nossa equipa

Kostourkova avalia as possibilidades da nossa equipa

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 7
FracoBom 

altA menos de 24 horas da estreia da selecção portuguesa no Europeu de Sub 18 Femininos, em Timisoara, ante a equipa da casa, quisemos saber a opinião da seleccionadora Mariyana Kostourkova, depois de termos assistido no Olimpia Gym ao primeiro jogo das anfitriãs frente à Suiça.

A Roménia sentiu algumas dificuldades de início, talvez por uma questão de ansiedade, mas depois de embalar expressou a sua superioridade de forma clara (80-38, com 27-11 ao intervalo).
 
(JT) - Como perspectivas as possibilidades da selecção lusa no Europeu e para começar no Grupo A, em que está inserido na 1ª fase?

(MK) - Temos uma equipa bem preparada e bastante equilibrada, com mais soluções nas várias posições. Do que consegui ver da equipa romena, o nosso primeiro adversário, é que tem um jogo exterior bastante forte e conta com duas jogadoras acabadas de chegar do Campeonato de Sub 20, Divisão A, casos da extremo Bigica (1,82m) e da base Ionescu, ambas com muito boas prestações, nomeadamente a primeira. Se conseguirmos criar desequilíbrios no jogo interior, através das nossas postes Maria João Andrade e Vitória Pacheco, que até agora demonstraram estar em bom momento tendo feito bons jogos, porque as postes romenas não mostraram capacidades para actuar nas zonas próximas do cesto, acredito que, em conjugação com as nossas soluções exteriores e alicerçadas num forte colectivo, possamos ganhar o jogo, objectivo fundamental para quem pensa em voos mais altos, que é o nosso caso. Quero com isto dizer que o nosso primeiro objectivo é entrar nos 8 primeiros (são os 2 primeiros de cada Grupo).

(JT) - Vimos também a 1ª parte do Grécia-Luxemburgo (81-38, resultado final), apitado pelo Nuno Monteiro, árbitro internacional acompanhante da nossa selecção neste Campeonato da Europa. Como viste a selecção grega, tendo em atenção que será outro sério concorrente ao grupo dos 8 primeiros?

(MK) - Pareceu-me uma equipa melhor estruturada, que pratica um basquete mais inteligente e mais moderno. Vê-se que tira partido da experiência adquirida com a equipa de Sub 16 que fez 7º lugar na Divisão A em 2009. Possui um lote de 7/8 jogadoras bastante equilibradas que o treinador vai rodando sem grandes quebras de ritmo. Este é o nosso segundo opositor e acho que temos hipóteses de impôr um ritmo mais intenso, que nos permita controlar o jogo em função do maior número de soluções que temos à nossa disposição.

Depreende-se desta análise que a nossa interlocutora considera fundamenteal entrar forte na competição, para que se consiga atingir o apuramento o mais cedo possível. Depois de amanhã é o primeiro dia de descanso para todas as equipas, restando-nos depois defrontar as selecções teoricamente mais fracas (Luxemburgo, no dia 2 e Suiça, no dia 3 de Agosto).

Os dados estão lançados e portanto há que saber aguardar com calma e confiança nos nossos argumentos. Diariamente faremos aqui o ponto de situação, na firme convicção de que temos equipa e valor para representar condignamente a camisola das quinas.

Calendário dos dois primeiros jogos:

Hoje (30/07)

Portugal-Roménia (18H00), no Olimpia Gym

Amanhã (31/07)

Grécia-Portugal (15H45), no C.S.S. Gym

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária