Reagimos bem mas não fomos consistentes
 
Faixa publicitária
Localização: HOME SUB-18 FEMININOS Sub18 Femininos: Noticias Reagimos bem mas não fomos consistentes

Reagimos bem mas não fomos consistentes

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 0
FracoBom 

altTimisoara (Roménia) - Não foi uma estreia positiva no Campeonato da Europa de Sub 18 Femininos, porque começar com uma derrota (58-64) nunca é bom.

Todavia é preciso não esquecer que baqueámos perante a equipa da casa, que investiu na subida à Divisão A. É evidente que nada está perdido em relação ao primeiro objectivo do seleccionado luso (ficar nos 8 primeiros), mas para isso ser uma realidade é imprescindível que se ganhe à Grécia, amanhã.

Após uns 3 minutos de equilíbrio (8-8) Portugal consentiu um parcial de 0-7 (8-15 no minuto 5), obrigando Kostourkova a pedir o seu primeiro desconto de tempo. Feitas as necessárias rectificações, as nossas representantes acertaram o passo respondendo com um parcial de 8-0 (16-15 no minuto 8), mas novas desconcentrações colocaram de novo a Roménia na frente, no final dos 10 minutos iniciais (16-19).

No 2º período (15-22), pese embora Kostourkova tenha feito várias substituições, o sinal mais continuou a pertencer à Roménia, que tinha na poste Craciun um elemento altamente desequilibrador nas áreas próximas do cesto. A perder por 5 (31-36) praticamente à entrada do minuto 20, a nossa equipa acabou por sofrer mais 5 pontos nos últimos 40 segundos antes do descanso (31-41).

O desânimo começava a apoderar-se das portuguesas, com novo arranque das romenas que aumentaram a vantagem para 14 pontos (31-45), à entrada do minuto 23. Acto contínuo a seleccionadora nacional parou o jogo e mercê de uma atitude agressiva na defesa e mais esclarecida no ataque (melhoria no tiro exterior), conseguimos parar o ataque adversário (só marcaram mais um cesto), encostando o resultado (46-47), no final do 3º período, o único que vencemos (15-6).

Daniela Domingues, seguramente a nossa melhor jogadora neste jogo, carregava com a equipa às costas, acertando o seu 3º triplo no início do derradeiro quarto (49-47), mas foi sol de pouca dura, porque num ápice e num período de muitas asneiras, inteligentemente aproveitadas pelas romenas, Portugal consentiu de novo um parcial de 0-12 (49-59), com a nº 9, Cristina Bigica a provocar faltas e a não falhar da linha de lance livre (7/7). Mesmo a perder por 10, as comandadas de Kostourkova ainda tiveram alento para reduzir o prejuízo até 3 pontos (58-61), após um triplo de Luzia Lampreia, com 2.04 minutos para jogar. A 5ª falta de Vitória Pacheco (58-63), a 1.12 minutos do termo da partida, acabou por condicionar as hipóteses de recuperação.

Nas vencedoras, destaque para a MVP do encontro, a poste Arina Craciun que fez um duplo-duplo (16 pontos, 8/10 nos duplos, 14 ressaltos sendo 2 ofensivos e 2 desarmes de lançamento), bem acompanhada pela extremo Cristina Bigica (17 pontos, 4 ressaltos sendo 2 ofensivos, uma asistência, 1 roubo e 5 faltas provocadas, com 7/7 nos lances livres) e ainda por Iulia Olaru (11 pontos,1 triplo, 4 ressaltos, duas assistências, 1 roubo e 3 faltas provocadas, com 4/4 nos lances livres).

No seleccionado luso, a mais valiosa, que discutiu o galardão de MVP com a poste romena, foi a extremo Daniela Domingues (19 pontos, 3/6 nos triplos e 50% nos lançamentos de campo, 7 ressaltos sendo 2 ofensivos, 6 assistências, 4 roubos e 3 faltas provocadas, com 2/2 nos lances livres), seguida por Maria João Andrade, ainda que muito discreta na 1ª parte (11 pontos, 2/5 nos triplos, 6 ressaltos sendo metade ofensivos, uma assistência e 2 roubos), Vitória Pacheco, também com um duplo-duplo (12 pontos, 13 ressaltos sendo 3 ofensivos, uma assistência e 2 faltas provocadas) e Luzia Lampreia (11 pontos, 2/3 nos triplos e 50% nos lançamentos de campo, 1 ressalto ofensivo e uma falta provocada).

No final registámos a opinião da seleccionadora Mariyana Kostourkova, que fez a análise da partida:

«Aquilo que pensávamos ser um factor desequilibrador a nosso favor, face ao que víramos no jogo Roménia-Suiça, acabou por funcionar ao contrário, porque apareceu a nº 14, Craciun, uma poste muito forte e alta (mais de 1,90m), que dificultou a nossa movimentação nas áreas próximas do cesto e também no aspecto ofensivo criou-nos bastantes problemas, pois teve uma eficácia muito elevada (80%), sem esquecer os 14 ressaltos conquistados. Além disso, da nossa parte, houve duas ou três jogadoras que não renderam o habitual, disso se ressentindo a manobra global da equipa. Não conseguimos impôr o nosso ritmo de jogo, pois tivemos dificuldades no primeiro passe, inviabilizando na maioria das vezes a possibilidade de contra-ataque ou de transições mais rápidas.
Em relação ao encontro com a Grécia, temos de o ganhar. Para isso teremos que entrar forte e fazer o nosso jogo. É preciso melhorar a percentagem de lançamento, nomeadamente nos duplos e temos de jogar mais com a cabeça e menos com o coração».

Em termos globais a superioridade da Roménia assentou basicamente na luta das tabelas (43-48 ressaltos), mormente na tabela defensiva em que ganhou mais 6 ressaltos que nós e no maior número de faltas provocadas (17-19), com reflexos no número de lances livres de que dispôs (21 contra apenas 13 de Portugal), já que ambos falharam o mesmo número de tentativas (6), mas as romenas converteram 15 contra 7 das portuguesas. As romenas também foram mais eficazes nos duplos (33%-44%).

Portugal acabou por ser mais colectivo (13-10 assistências), mais eficaz nos tiros do perímetro (32%-19%) convertendo 7 triplos contra 3 das adversárias e cometeu menos erros (13-15 turnovers), enquanto nos roubos a luta foi equilibrada (8-9 roubos).

Resultados do Grupo A (2ª jornada):

Portugal 58-64 Roménia
Suiça 41-82 Grécia

Folgou o Luxemburgo.
Grécia e Roménia comandam com duas vitórias cada.

Calendário da 3ª jornada (dia 31/07)

Grécia-Portugal (15H45)
Luxemburgo-Suiça (18H00)

Folga a Roménia.

 

 

Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária