Os melhores trios da história da NBA
 
Faixa publicitária
Localização: HOME LENDAS ARTIGOS DIVERSOS Os melhores trios da história da NBA

Os melhores trios da história da NBA

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 29
FracoBom 

altA manchete incontornável desta nova época é a junção de Lebron James, Dwayne Wade e Chris Bosh em Miami.

Com três jogadores que são dos melhores nas suas posições (o melhor extremo, o segundo melhor shooting guard e um power forward no top 5 da posição) e no auge das suas carreiras (Lebron tem 25 anos, Bosh, 26 e Wade, 28), os Heat transformaram-se instantaneamente em candidatos ao título.

Reunir três jogadores deste calibre numa equipa é um feito impressionante (Pat Riley leva o prémio de melhor executivo desta offseason), mas esta não é a primeira vez que três jogadores All Star se juntam na mesma equipa.

Nas ocasiões do passado em que tal aconteceu, foi geralmente sinónimo de conquista de vários campeonatos e domínio da liga durante esses anos. Por isso, quando decidiram juntar-se na mesma equipa, os Três Super-Amigos de Miami deixaram de ter apenas as outras 29 equipas como concorrência para se juntarem a uma outra competição: a corrida pelo título de melhor trio de sempre da NBA.

E a concorrência é forte nesse campeonato. Vejamos alguns dos melhores trios que já pisaram um campo da NBA envergando o mesmo equipamento:

Ray Allen, Kevin Garnett e Paul Pierce (Boston Celtics)

altO Big Three dos Celtics do século XXI recuperou a tradição vencedora da equipa. Nas três épocas juntos, foram a duas Finais e ganharam o título em 2008. Quando se reuniram eram já veteranos e o legado poderia ser maior se tivessem sido companheiros de equipa no auge das suas carreiras. No entanto, são três jogadores destinados ao Hall of Fame e um trio de que nos vamos recordar sempre.

 

Tony Parker, Manu Ginobili e Tim Duncan (San Antonio Spurs)

altConquistaram três títulos juntos (2003, 2005 e 2007) e foram a equipa mais sólida da última década, sempre no topo da liga e sempre candidatos ao título. Duncan é um dos melhores power forwards de sempre, Parker e Ginobili foram All Stars e Parker foi o primeiro europeu a ganhar o prémio de MVP das Finais. Apesar disso, não são (ainda?) considerados dos melhores jogadores de sempre, pelo que os resultados conseguidos ainda têm mais mérito.

Michael Jordan, Scottie Pippen e Dennis Rodman (Chicago Bulls)

altOs Bulls de Michael Jordan dominaram a década de 90 e conquistaram três títulos entre 91 e 93, mas com a entrada de Rodman em 95, tornaram-se uma das melhores equipas de sempre (para alguns, foi mesmo a melhor de sempre). Conseguiram o melhor record da temporada regular da história da NBA (72-10, em 96-96), ganharam mais três campeonatos e pareciam imbatíveis nesses três anos que jogaram juntos. Jordan e Pippen estão já no Hall of Fame e Rodman, para além de ser um fantástico defensor e ressaltador (2 vezes Melhor Defensor, 7 vezes na All Defensive Team e 7 vezes Melhor Ressaltador), foi uma das personagens mais excêntricas que a liga conheceu.

À semelhança do Big Three de Boston, quando se juntaram já tinham mais de 30 anos e só podemos imaginar o que poderiam ter acontecido se jogassem juntos quando tinham a idade dos Três Super-Amigos de Miami.

Magic Johnson, James Worthy e Kareem Abdul-Jabbar (Los Angeles Lakers)

altPat Riley já tem alguma experiência em trios fantásticos, pois era o treinador deste. Os Showtime Lakers foram uma das equipas que dominaram a NBA nos anos 80 e este foi um dos trios mais espectaculares de sempre. Tinham um dos melhores bases e um dos melhores postes de sempre, que já tinham ganho dois títulos antes de Worthy se juntar a eles. Ganharam mais três campeonatos juntos. Os seus contra-ataques e jogo rápido, a visão de jogo e assistências fantásticas de Magic e o indefensável sky hook de Kareem foram responsáveis pelo sucesso da NBA em todo o mundo e tornaram-se uma das imagens de marca da liga.

Larry Bird, Robert Parish e Kevin McHale (Boston Celtics)

altO Big Three dos Celtics original e a espinha dorsal da equipa que protagonizou uma memorável rivalidade com os Showtime Lakers. As Finais entre as duas equipas estão entre as melhores de sempre e a NBA não seria a mesma sem Magic e Bird (um duelo que já vinha do campeonato universitário). Bird, Parish e McHale foram All Stars, estão no Hall of Fame, entraram na lista dos 50 melhores de sempre, levaram os Celtics a cinco Finais e ganharam três títulos. Foi, provavelmente, o melhor frontcourt de todos os tempos e trabalhadores incansáveis que faziam tudo o que fosse preciso para ganhar.

Wilt Chamberlain, Jerry West e Gail Goodrich (Los Angeles Lakers)

altUm dos melhores e mais dominadores postes da história (o melhor, para muitos), o Mr. Logo e um extremo All Star. Nos três anos que jogaram juntos, no início dos nos 70, foram sempre às Finais e ganharam o título em 72, naquela que foi uma das mais memoráveis épocas de sempre: ganharam 69 jogos (69-13, um record que demorou 24 anos a cair e se pensou inalcançável até aquela época extradordinária dos Bulls), 33 deles consecutivos (um record que ainda se mantém).

Bill Russel, Bob Cousy e Tommy Heinsohn / Bill Russel, Sam Jones e John Havlicek (Boston Celtics)

altOs Celtics dos anos 60 foram a equipa mais dominadora de toda a história da NBA. Ganharam 11 campeonatos, 8 deles consecutivos, e a sua maior estrela, Bill Russell, revolucionou a posição de poste e o jogo de basquetebol. Foi o melhor defensor interior de sempre e um dos dois ou três melhores jogadores da história. Ao longo de 13 épocas, teve a seu lado vários All Stars e vários jogadores que estão no Hall of Fame.

Entre 56 e 63, fazia um trio imparável com Bob Cousy e Tommy Heinsohn. Um poste único, o melhor base da sua geração (liderou a NBA em assistências nove épocas) e um extremo com médias de 20 pts e 10 rss. Três Hall of Famers. Ganharam seis títulos juntos.

Na segunda metade da dinastia de Russell (Cousy retirou-se e Heinsohn entrava na fase descendente da carreira), fez tripla com Sam Jones e John Havlicek (que já estavam na equipa em anos anteriores, mas entravam agora no auge das suas carreiras). Ganharam mais cinco campeonatos. Havlicek, Jones e Russel estiveram em sete dos oito títulos consecutivos.

Onze campeonatos, oito consecutivos. Se querem ser o melhor trio de sempre, é este o record a bater. É esta a concorrência dos Três Super-Amigos.

 

Comentários 

 
0 #3 Bruno Ramos 12-10-2010 17:39
Bom artigo :-)
sem dúvida um excelente tema para reflectir, comentar, debater. Com efeito este tema foi altamente enfatisado pela imprensa mundial, em particular a Americana, pelas "personagens" envolvidas, mas esqueceram-se que, realmente, a NBA está cheia de história e estórias sobre grandes trios.
Muito bom levantamento efectuado mas deixo aqui mais um, que embora nunca tenha ganho qualquer titulo, foi um dos melhores e pós os números bem altos, falo de Julius Erving, Charles Barkley, Moses Malone em 1984-85 Philadelphia 76ers, com grandes estatisticas 58.6 pontos, 27.2 ressaltos, 6.5 assistencias, 4 abafos.
Abraços..
Citar
 
 
0 #2 André Fula 11-10-2010 16:18
antes de mais os meus parabens por toda a informação desta matéria. sem duvida que este trio cria mtas expectativas em seu redor num momento em q os L. A. Lakers dominam claramente a Nba será bom ver o resultado deste trio bem como o embate contra os lakers, boston e os Spurs.

um forte abraço para todo o mundo do basquetebol
Citar
 
 
+3 #1 Miguel Sousa 11-10-2010 14:16
Claramente o trio dos Bulls formado por Michael Jordan, Scottie Pippen e Dennis Rodman marca de forma indelével o jogo. Três grandes jogadores mas sobretudo três enormes defensores. Depois deles, a NBA, mas sobretudo, o basquetebol, nunca mais foi o mesmo.
Citar
 
 


Facebook Fronte Page

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária