Criar o gosto pela modalidade
 
Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC TREINADORES ENTREVISTAS Criar o gosto pela modalidade

Criar o gosto pela modalidade

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 25
FracoBom 

altA dois de Fevereiro deste ano na entrevista, “Minis minis rivalidades à parte” demos a conhecer ao basquetebol nacional, quem agora vai presidir aos destinos do Comité Nacional de Minibásquete.

Depois de nas últimas semanas termos apresentado os outros elementos da estrutura do minibásquete, vimos apresentar quem em breve vai assumir as  funções de Presidente do CNMB. Chegou o momento de conhecermos melhor, quem é o sucessor desse homem excepcional, que foi o General Hugo dos Santos. Venha saber quais são os seus projectos, venha saber o que Mário Batista pensa sobre o desenvolvimento do minibásquete em Portugal.

Mário vou começar pelas tuas palavras na última entrevista: “O mais importante é conseguir que as crianças aprendam a gostar da modalidade e com empenho se divirtam. Na tua perspectiva porque é importante que as crianças se divirtam.”
É importante, porque em primeiro lugar temos que cativar as crianças. Temos que lhes fazer crescer o gosto, e quando elas gostarem estarão predispostas a trabalhar e a empenharem-se a fundo na modalidade. De outro modo abandonam a modalidade e vão procurar outras actividades e o basquetebol necessita de crescer e como tal necessita de todas as crianças.

Aceitar o cargo de Presidente do CNMB função não remunerada e que dá muito trabalho e preocupações, que retira horas à família não é uma decisão fácil, o que é que te fez aceitar este desafio?
O que me levou a aceitar este desafio foi o facto de reconhecer a importância social e desportiva do minibásquete. Ao entrar neste universo também senti, que havia um conjunto de pessoas empenhadas, que poderiam fazer um grupo coeso de trabalho. Finalmente considerar que podem estar reunidas condições para desenvolver ainda mais o minibásquete.

O que é que tu pensas da nova equipa do CNMB e quais são os vossos projectos a curto e a médio prazo?
Como já trabalhámos todos juntos, nomeadamente em jamborees, sei que é um grupo fantástico empenhado e com uma grande vontade desenvolver o minibásquete. Os nossos projectos são consolidar o caminho percorrido e trazer novos eventos para o minibásquete, como a Festa do Minibásquete, um torneio interassociações para Minis-12 misto, em moldes a definir, e a decorrer no Verão em Paços de Ferreira.

Que meios são necessários para por esses projectos de pé e como será possível obtê-los?
Para tal é necessário conseguirmos a envolvência das diversas estruturas do basquetebol. Teremos de ir à procura de parcerias que nos possibilitem pôr as diversas actividades de pé, pois em termos humanos o minibásquete revela um grande potencial de trabalho e empenhamento.

Agora uma pergunta mais pessoal e mais difícil em termos de basquetebol quais são os teus objectivos?
Os meus objectivos a nível pessoal, embora não pense abandonar o minibásquete, são enriquecer os meus conhecimentos da modalidade, avançando para o curso de treinador nível III. A nível do CNMB tenho o sonho de se conseguir conciliar a actividade escolar com a actividade do minibásquete, de forma a que, em todos os concelhos do país houvesse a prática regular do minibásquete.

Uma pergunta que certamente te farão muitos treinadores, nomeadamente, os da Associação de Basquetebol de Braga com o é que concilias a tua função de treinador e coordenador de minibásquete do Sp. Braga com as tuas novas funções de dirigente numa estrutura federativa?
Esta é uma resposta fácil de dar, na medida em que, como o minibásquete não tem competição federativa organizada a nível de clubes, considero não haver incompatibilidade nenhuma.

Como de costume gostaríamos de saber a tua opinião da importância do Palneta Basket no desenvolvimento do minibásquete?
Necessitamos de amplificadores do que vamos fazendo e o Planeta Basket, a par de outros meios de divulgação, pelo papel que têm vindo a desempenhar no universo do basquetebol, é de enorme importância.

Num contexto diferente, à entrevista de 2 de Fevereiro, qual era a pergunta que gostarias que te fizessem e que resposta darias?
Pergunta: Qual é o teu sonho? Resposta: O meu sonho é viver muitos anos e ter tempo disponível para fazer uma das coisas que mais gosto que é treinar minibásquete.

 

Comentários 

 
0 #25 Manuel Sousa 01-12-2010 00:00
Parabéns prof. Mario tu mereçes ...o Hugo Sousa 10 meses atrás não entendia nada basket agora eu como pai acho que ele sabes dar uns toques ..mas o que eu queria ele pratica-se desporto mas sinto um miudo bem melhor ..obrigado prof. Mariooooo
Citar
 
 
0 #24 Teresa Marques 30-10-2010 20:35
Parabens profº Mário
É muito importante haver pessoas que ajudam os nossos filhos a crescer, e começando pelo desporto ainda melhor......
Parabens
Teresa(Mãe do Jorge) :-)
Citar
 
 
0 #23 Ana Freixo 30-10-2010 10:30
Parabéns Mário,
penso que escolheram a pessoa certa para o cargo. Sempre discreto, mas com um percurso em termos de trabalho fantástico. Desde o momento que descobriu o Minibásquete, o Mário ficou maravilhado com esse mundo. Acredito que irás desenvolver um bom projecto por que já demonstraste as tuas competências ao nível organizativo e humano.
Até sempre. :-)
Citar
 
 
0 #22 Ana Freire 24-10-2010 14:38
E como os ultimos nao são os primeiros,també m desejo que esta nova fase do mini venha trazer a todos os intervenientes muitas alegrais. "Somos os primeiros!!!", onde é que eu ouvi isto?
Sejas bem vindo e cá estaremos para o que der e vier!
Um abraço
Tia Ana
Citar
 
 
0 #21 Mário Batista 18-10-2010 20:59
Agradeço a todos por estas maravilhosas palavras,
que além de me sentir lisonjeado, também me trazem um acréscimo de responsabilidad e nesta nova Tarefa,mas como diz Um Grande AMIGO Meu ,tenho os pés bem assentes no chão e com a Ajuda de todos, que fazem parte desta Grande Familia do Minibasquete, levaremos a Bom Porto esta Tarefa,Fazer crescer o Mini (Criar o Gosto pela Modalidade)

Beijinhos e Abraços para Todos
Citar
 
 
0 #20 San Payo Araújo 18-10-2010 17:13
Os elogios surgem de diversos quadrantes e diversas zonas do país desde Viana ao Pombal muita gente reconhece as tuas capacidades e empenho. As ideias que sei que fervilham na tua cabeça aliadas a seres alguém que apesar dos sonhos não deixa de ter os pés bem assentes no chão fazem-me também sonhar que o mini não deixará de se desenvolver.

Um abraço
Citar
 
 
0 #19 Jorge Martins 18-10-2010 10:41
Amigo Mário:

Qualquer grande lider precisa de ter às suas costas uma grande equipa! Se assim o entenderes, conta com a minha colaboração nas diversas tarefas que tens pela frente!

A tua forma de estar, a tua humildade e o teu trabalho são os atributos que te caracterizam! Para teres sucesso basta seres igual a ti próprio!

Parabéns pela excelente entrevista e Felicidades!

Grande Abraço.

Jorge Martins - B. C. Pombal
Citar
 
 
0 #18 Elsa Basto 16-10-2010 10:46
Já o poeta dizia "quando o homem sonha o mundo pula e avança"... E se são várias pessoas a sonhar e lutar pelo mesmo, a hipótese dos sonhos se realizarem é exponencial. Sinto que o minibásquete vai evoluir ainda mais e as crianças vão ficar a ganhar.

Admiro o Mário pela sua honestidade dedicação e empenho e por ser amigo do seu amigo.

Desejo as maiores felicidades e na retaguarda podes contar com o apoio de vários amigos nos quais me incluo.

Beijos e tudo de bom!
Citar
 
 
0 #17 Carlos Gonçalves 15-10-2010 08:42
Parabéns Mário.

Admirável empenho, dedicação e espírito de sacrifício.
Força para os próximas projectos.

Um abraço.
Citar
 
 
0 #16 M.André 14-10-2010 23:39
Realmente é de louvar o trabalho realizado pelo grande Sr Mário ! Não apenas o trabalho desenvolvido no MiniBasket mas sim o trabalho que fez (e continua a fazer) pelo todo Basket na cidade de Braga, acredito que a próxima meta vai ser mudar esta modalidade a nivel nacional :lol:

Este Amor ao Basquetebol é incrivel a unica pessoa que conheço com mais amor a este desporto só pode ser o teu filho que não faço ideia quem esse rapazinho seja :-* mas deve ser cheio de sorte :P

O Basquetebol agradece ter uma pessoa assim com quem contar .

Abraço !
Citar
 
 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

Artigos Relacionados

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária