Decisões na Euroliga
 
Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC JOGADORES ARTIGOS DIVERSOS Decisões na Euroliga

Decisões na Euroliga

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 4
FracoBom 

altComeça hoje a segunda fase da Euroliga, com as melhores equipas da Europa a disputarem um lugar que as ponha mais perto da desejada Final Four de Barcelona.

Fazemos uma apreciação das qualidades de cada uma das equipas presentes nesta fase, antecipando os espectáculos que nos serão oferecidos nas próximas seis semanas.


Grupo E

Neste grupo,  o Panathinaikos apresenta-se como principal candidato a garantir um lugar nos quartos-de-final. A dupla Diamantidis (12.8 pontos e 5.6 assistências por jogo) e Mike Baptiste (12 pontos e 6 ressaltos) foi dominadora na primeira fase e terá condições para manter o elevado nível de jogo proposto pelo treinador Obradovic.

O Caja Laboral apresentar-se-á como principal opositor, com Fernando San Emeterio (13.7 pontos), Marcelinho Huertas (7.8 pontos e 5.8 assistências) e Mirza Teletovic (16.8 pontos e 5.7 ressaltos)  a ganharem a companhia do uruguaio Esteban Batista para que, com Stanko Barac (14.1 pontos e 6.7 ressaltos) possam superiorizar-se fisicamente a qualquer adversário.

O Unicaja acaba de mudar de treinador, contratando Chus Mateo, cujo objectivo primordial é recuperar a confiança de uma equipa que tem estado de rastos. Em campo, Joel Freeland (13.7 pontos e 6.7 ressaltos) é a principal referência de uma equipa que andou perdida na primeira metade da temporada.

O Lietuvos Rytas não quererá ser o bombo da festa neste grupo, continuando a potenciar os seus jovens valores. Martynas Gecevicius (12.8 pontos e 2.3 assistências) e Jonas Valanciunas (8 pontos e 5 ressaltos) perderam a companhia do experiente Sarunas Jasikevicius e terão em D.J. Strawberry o seu novo director de jogo.

Grupo F

Todos nos perguntamos se o Maccabi Tel Aviv poderá continuar o que prometeu na primeira fase. Schortsanidis (13.6 pontos e 4.8 ressaltos) enfrentará as dúvidas que se levantam sobre a sua condição física, tentando provar as suas reconhecidas qualidades. Chuck Eidson (10.7 pontos e 4.6 assistências) e Jeremy Pargo (10.4 pontos e 3.4 assistências) terão que se superiorizar a defesas ainda mais implacáveis, para garantir um lugar nas oito melhores equipas.

O Regal Barcelona será um adversário de peso, mesmo que tenha ficado em terceiro lugar do seu grupo, na fase anterior. Juan Carlos Navarro (10.5 pontos e 2.2 assistências) provou recentemente estar recuperado da lesão que o afectou, Ricky Rubio (7.4 pontos e 3.7 assistências) está cada vez mais perto da NBA e Erazem Lorbek (11 pontos e 3.7 ressaltos) atravessa um grande momento de forma. Com a adição de Alan Anderson, o Barcelona apresenta muitos argumentos para garantir o apuramento.

O Union Olimpija terá também uma palavra a dizer. O líder da Liga Adriática tem em Kevin Pinkney ( 14.4 pontos e 4.5 ressaltos) e Kenny Gregory (13.5 pontos e 5.4 ressaltos) as suas principais figuras, superiormente alimentadas pelo base Vlado Ilievski (11.3 pontos e 4.1 assistências).

O Virtus Roma será a equipa mais fraca deste grupo e perder pontos com os italianos accionará, de imediato, o alarme da eliminação. Ainda assim, Darius Washington (14.1 pontos e 3.1 ressaltos) e, sobretudo, o jovem Nihad Dedovic (9.3 pontos e 2 assistências) são jogadores que podem decidir partidas.

Grupo G

O grupo da incerteza. O Montepaschi Siena foi surpreendentemente dominador na primeira fase, mas acaba de perder Bo McCalleb (15.5 pontos e 2.7 assistências) por lesão. O experiente Marko Jaric chega para o seu lugar, mas a capacidade mágica do norte-americano vai fazer muita falta e alterar o jogo da equipa de Siena. Dois lituanos, Ksistof Lavrinovic (12.8 pontos e 6 ressaltos) e Rimantas Kaukenas (12.9 pontos e 2.2 assistências) ficam com a responsabilidade de assegurar os números da equipa.

O Efes Pilsen fica assim mais perto do primeiro lugar. Igor Rakocevic (15.8 pontos e 2 assistências) foi a figura da equipa na primeira fase, contando também com excelentes prestações de Bostjan Nachbar (10.8 pontos e 3.6 ressaltos) e dos turcos Kerem Tunceri (10.3 pontos e 3.8 assistências) e Kerem Gonlum (9.1 pontos e 6 ressaltos).

O Real Madrid poderá vir a ser o grande beneficiado com a lesão de McCalleb. Sérgio Llul (12.1 pontos e 3.2 assistências) tem estado muito bem, assistindo-se ainda ao aparecimento em cena do jovem Nikola Mirotic (5.4 pontos e 2 ressaltos) nos últimos encontros da ACB. Sérgio Rodriguez (3.6 assistências) no exterior e Felipe Reyes (9.9 pontos e 5.1 ressaltos) e o reforço Mirza Begic (poste de 2.16m do Zalgiris) nas tabelas, terão a responsabilidade de levar o conjunto liderado por Ettore Messina o mais longe possível.

O Partizan Belgrado não poderá ser ignorado na luta pela qualificação. A equipa sérvia conta com três americanos que asseguram a sua espinha dorsal. Curtis Jerrels (8.3 pontos e 3 assistências), James Gist (12.9 pontos e 7.3 ressaltos) e Nathan Jawai (12.2 pontos e 5.7 ressaltos). No entanto, todas as atenções se centram em Jan Vesely (7.3 pontos e 2.9 ressaltos), que trabalha na sua candidatura ao draft da NBA.

Grupo H

Turcos ou gregos, no topo deste grupo? O Fenerbahce conta com Roko-Leni Ukic (13.3 pontos e 3.6 assistências) em boa forma, para além de Darjus Lavrinovic (9.5 pontos e 3.8 ressaltos) e Mirsad Turcan (6.8 pontos e 6.7 ressaltos) como gigantes do jogo interior. A chegada do lituano Jasikevicius tornará ainda mais forte o jogo desta equipa.

Por seu lado, o Olympiakos, que se apresenta como forte candidato a quebrar a hegemonia dos Panathinaikos na Liga Grega, tem um plantel quase sem fundo. Spanoulis (15.4 pontos e 4.9 assistências), Teodosic (13.8 pontos e 4.6 assistências), Bouroussis (11.5 pontos e 7.1 ressaltos), mas também Nesterovic, Papaloukas, Matt Nielsen, Zoran Erceg. Muitos jogadores para fazer a diferença, seja qual for o adversário.

Poucas esperanças para o Power Electronics Valência. Nando de Colo (10.9 pontos e 3.3 ressaltos) apresenta-se como o seu jogador mais concretizador, mesmo sem ser titular. Rafael Martín (10.5 pontos), Dusko Savanovic (10.1 pontos e 4.6 ressaltos) e Victor Claver (9.7 pontos e 4.6 ressaltos) completam um cinco alimentado por Omar Cook (4.2 assistências), mas que terá que se superar para conseguir continuar em prova.

O mesmo se aplicará aos lituanos do Zalgiris, que tem em Martynas Pocius (11.6 pontos e 2 ressaltos) e Paulius Jankunas (10.2 pontos e 7.8 ressaltos) os seus jogadores mais fortes, agora que perderam Mirza Begic. Para o seu lugar chega o gigante Boban Marjanovic, que competiu na primeira fase com a camisola do CSKA Moscovo sem grande relevo.

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária