Prémios da LF 2009/2010
 
Faixa publicitária
Localização: HOME LIGA FEMININA Liga Feminina: Noticias Prémios da LF 2009/2010

Prémios da LF 2009/2010

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 3
FracoBom 

altPor proposta dos clubes a cerimónia de distribuição dos prémios da Liga Feminina referentes à época de 2009/10 ficou agendada para o período em que decorre a 2ª edição da Taça Federação, ou seja entre os dias 28 e 30 de Janeiro.

Tal como no ano da estreia, a cerimónia terá lugar em Vagos, no seu Pavilhão Municipal e será realizada depois de amanhã (sábado), entre os dois jogos das meias finais, cerca das 16h45.

No ano em que pela primeira vez foram instituídos os prémios (2008/09), a internacional Carla Nascimento, na altura em representação da AD Vagos, foi quem arrecadou maior número de galardões (4), sendo 3 estatísticos (melhor triplista, melhor % de lances livres e melhor marcadora nacional) e um não estatístico (melhor defensora).

Desta feita num total de 19 prémios (registou-se um acréscimo de 4), o destaque vai para a internacional portuguesa Paula Muxiri (Quinta dos Lombos) que conquistou 3, todos eles estatísticos: um absoluto (melhor marcadora com 23,4 pontos de média) e dois nacionais (MVP com 26,1 de valorização e melhor ressaltadora com 9,0 ressaltos por jogo).          

Todavia também estiveram em evidência a poste internacional brasileira Clarissa Santos (AD Vagos) que repetiu os prémios absolutos ganhos em 2008/09 (MVP e melhor ressaltadora) e ainda as internacionais lusas Joana Fogaça (Algés), melhor nas assistências (5,7 por jogo) e nos roubos de bola (média de 3,1), ambos absolutos e Joana Lopes (AD Vagos), melhor triplista (40,8%) e melhor % de lançamentos de campo (48,5%), sendo o primeiro absoluto e o segundo nacional.

No âmbito dos prémios não estatísticos (votação feita por treinadores, jogadoras e dirigentes), referência ainda para o Olivais Coimbra que voltou a ganhar o troféu Clube do Ano e o Planeta Basket, de novo vencedor do prémio Órgão de Comunicação Social do Ano.
 
O Prémio Carreira foi conquistado por Mónica Duarte que abandonou a actividade aos 34 anos em 2005/06, ao serviço do GDESSA, após um percurso recheado de êxitos. Iniciou-se na Associação Recreativa Quinta do Amparo na sua terra natal (Portimão) em 1988/89, como junior e representou também o Sporting Farense já como senior (91/92), Sporting Olhanense (duas épocas), Nacional da Madeira (5 temporadas) e CAB Madeira (outras 5 épocas até 2003/04), último clube antes de ter ingressado no emblema escolar da Margem Sul (2004/05).

Durante a sua carreira de 18 anos somou 101 internacionalizações, a esmagadora maioria (98) na selecção senior, pertencendo ao reduzido naipe de basquetebolistas portuguesas que são centenárias (mais de 100 internacionalizações), grupo esse ainda liderado por Susana Soares, que vestiu o jersey luso 174 vezes. Capitaneou a selecção nacional senior pela última vez em Maribor, a 23 de Setembro de 2005,  num jogo memorável do Europeu de Seniores de 2005, Divisão B, em que Portugal, sob o comando de José Leite, impôs a única derrota à Eslovénia (vitória lusa por 64-61), que mesmo assim subiu à Divisão A, a par da Suécia e Bielorússia, vencedoras dos outros grupos. Foi campeã nacional por duas vezes, ao serviço do CAB (2000/01 e 2002/03), tendo ainda ganho uma Taça de Portugal (1999/2000) e duas Supertaça (na mesma época e em 2003/04), também em representação das amigas.        
    
Listagem dos vencedores de 2009/2010:

Prémios estatísticos

Absolutos

MVP - Clarissa Santos (AD Vagos) (29,3 de valorização)
Pontos - Paula Muxiri (Quinta dos Lombos) (23,4 pontos por jogo)
Ressaltos - Clarissa Santos (AD Vagos) (média de 13,0 ressaltos)
Assistências - Joana Fogaça (Algés) (média de 5,7)
% Triplos - Joana Lopes (AD Vagos) (40,8%)
Roubos - Joana Fogaça (Algés) (3,1 roubos por jogo)
% Lançamentos de campo - Kaitlin Sowinski (CAB Madeira) (57,2%) 
% Lances livres - Maria João Correia (CAB Madeira) (90,3%)

Ranking Nacional

MVP - Paula Muxiri (Quinta dos Lombos) (26,1 de valorização)
Ressaltos - Paula Muxiri (Quinta dos Lombos) (9,0 ressaltos por jogo)
% Lançamentos de campo - Joana Lopes (AD Vagos) (48,5%)
   
Ranking Jovem

MVP - Daniela Domingues (Basket Barcelos) (11,1 de valorização)   

Prémios não estatísticos

Melhor Defensora - Ana Fonseca (Olivais)
Jogadora Revelação - Sofia Carolina (Olivais)
Técnico do Ano - Nuno Ferreira (AD Vagos)
Dirigente do Ano - Pedro Faria (Basket Barcelos)
Clube do Ano - Olivais Coimbra
Órgão de Comunicação Social do Ano - Planeta Basket
Prémio Carreira - Mónica Duarte (ex-capitã da Selecção Nacional)

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária